O desenvolvimento no que se tornaria Java começou na Sun Microsystems em 1991. O projeto, inicialmente chamado Oak, foi originalmente projetado para televisão interativa. Quando o Oak foi considerado muito avançado para a tecnologia digital disponível no momento, Gosling e sua equipe mudaram o foco para a criação de uma linguagem de programação e renomeou o projeto Java, após um tipo de café da Indonésia. Gosling viu o Java como uma chance de resolver problemas que ele previu que estavam a caminho para linguagens de programação menos portáteis à medida que mais dispositivos se tornaram em rede.
O Java foi projetado com um estilo de sintaxe semelhante à linguagem de programação C++ para que ele já fosse familiar aos programadores quando eles começassem a usá-lo. Com o slogan "escreva uma vez, execute em qualquer lugar" em seu núcleo, um programador poderia escrever o código Java para uma plataforma que seria executada em qualquer outra plataforma que tenha um interpretador Java (ou seja, máquina virtual Java) instalado. Com o surgimento da Internet e da propagação de novos dispositivos digitais em meados dos anos 90, o Java foi rapidamente acolhido pelos desenvolvedores como uma linguagem de programação de várias plataformas.
A primeira versão pública do Java, Java 1.0, foi lançada em 1996. Em cinco anos, ela já tinha 2,5 milhões de desenvolvedores em todo o mundo. Hoje, o Java proporciona tudo, desde o sistema operacional móvel Android até o software empresarial.
Queres ter um trabalho como programador Java?
Tokio School | 14/09/2021
Se gostas de programação e desejas dedicar-te a ela profissionalmente, provavelmente estás a perguntar-te qual especialidade mais interessante para ti. Uma das opções mais recomendadas para o teu futuro profissional é ser programador Java.
A linguagem de programação Java é uma das que mais influenciou a evolução da programação de computadores nos últimos anos e, ainda hoje, continua a ser de vital importância para o desenvolvimento de todos os tipos de projetos.
Com Java podes criar páginas web, aplicações, videojogos, software para smartphones, televisores e outros setores tecnológicos especializados, além de dispositivos de todo o tipo.
O facto de te tornares programador Java tem uma vantagem adicional, pois é uma especialização muito exigida, mas que muito poucos profissionais estão aptos a oferecer, já que não obtiveram a formação específica correspondente.
Isto apresenta um ambiente de trabalho muito favorável para todos os alunos interessados em tornarem-se programadores Java. A grande procura por profissionais qualificados, com pouquíssima concorrência para conseguir um emprego e uma remuneração salarial reconhecida, faz com que estes profissionais cheguem a um nível acima de outros cargos do setor.
Faz um curso de programação Java
Se desejas dedicar-te a esta profissão no futuro, primeiro deves frequentar um curso de programação Java adequado. Sem essa formação, esta linguagem de programação é muito difícil de enfrentar, até porque também não vais conseguir espremer o grande potencial de desenvolvimento que ela oferece.
Além disso, se fizeres o teu curso de programação Java online num centro de formação especializado como a Tokio School, vais ter um certificado da instituição, que te servirá como um reconhecimento do esforço realizado e, o mais importante de tudo confirmará o conhecimento obtido durante o desenvolvimento do curso, para poderes ocupar um cargo relacionado.
O programa de formação do curso Java da Tokio School está dividido em dois módulos, conseguindo assim uma evolução lógica para o aluno que pretende desenvolver esta especialidade.
O primeiro módulo é iniciação ao Java. Esta linguagem de programação tem as suas peculiaridades e é necessário conhecer toda a sua base, para depois descobrir o seu enorme potencial.
O segundo módulo de estudo do curso programação Java tem como objetivo aprender a linguagem num nível avançado, para que no futuro possas desenvolver qualquer trabalho com esta linguagem de programação, por mais exigente que seja o desafio.
Curso Programação Java: Certificação OCP
Faz um estágio como programador Java
Como qualquer especialidade profissional, o programador Java também requer uma aplicação prática para saber realmente como dominá-lo.
Na Tokio School, uma das principais vantagens deste curso é que, graças aos acordos com empresas do setor, os alunos podem fazer estágios profissionais que podem durar até 300 horas.
Isto representa um dos melhores impulsos para a futura busca de trabalho no setor, que um estudante de programação Java pode aproveitar.
Em primeiro lugar, porque fazer um estágio como programador Java também faz parte da tua formação. Vais aprender a enfrentar os desafios reais que um profissional nesta posição pode enfrentar, aplicarás os conhecimentos adquiridos durante o curso e aprenderás novas facetas da linguagem de programação Java, associadas às necessidades de trabalho do dia-a-dia.
Em segundo lugar, um estágio numa empresa oferece uma experiência imbatível, a qual podes expor no teu currículo.
É verdade que a oferta de mão-de-obra especializada em Java não é a mais competitiva do mercado, mas mesmo assim, qualquer empresa vai preferir sempre um candidato com experiência prática do que um sem nenhuma.
O conjunto de conhecimentos teóricos especializados obtidos com o curso, somado à experiência prática em empresas líderes do setor, consegue tornar-se no maior atrativo possível para quem deseja procurar emprego como programador Java.
Trabalha como programador Java
Se já obtiveste a tua formação especializada na linguagem de programação Java, o próximo objetivo logicamente será encontrar um emprego no setor.
Como mencionámos no início, uma das vantagens mais importantes de aprender a programar Java é que existe uma grande procura por profissionais, mas ainda há pouca oferta para atendê-la bem. Isso motiva as empresas a oferecerem um salário de acordo com a especialização exigida.
Encontrar um emprego como programador Java pode ser mais fácil do que em outros setores profissionais, portanto, é uma formação especializada altamente recomendada. No entanto, qualquer ajuda na procura de emprego é sempre bem-vinda.
A Tokio School facilita esta ajuda ao oferecer a todos os seus alunos acesso a uma Bolsa de Emprego exclusiva, onde as empresas procuram profissionais de acordo com o perfil dos alunos e com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
As oportunidades profissionais mais comuns neste setor são as funções de programador ou arquiteto de software numa empresa especializada. Outros profissionais também se especializam como consultores de informática para todas as empresas que desejam contratar os seus serviços.
Se desejas especializar-te ainda mais neste setor, uma opção que podes aproveitar após fazer o curso de programador Java é fazeres o exame para obter o Oracle Certified Professional: Programmer Certification Overview (OCP).
O curso oferece todo o conteúdo para que tenhas os conhecimentos necessários para realizares o exame oficial com sucesso. Com esta certificação, a par de todo o apoio à formação e práticas profissionais aproveitadas com o curso de programador Java, o seu currículo terá todos os elementos necessários para conseguir o emprego que pretende no setor.Além disso, a programação Java continua a evoluir. Dedicares-te a este setor profissional vai permitir-te estar atualizado sobre os desenvolvimentos tecnológicos baseados em Java. Se queres fazer parte da inovação digital esta é mesmo a tua melhor opção.
O que é Java e quais as suas características?
Para saber como programar com o objetivo de criar sites, aplicativos e processos para diversos dispositivos, é necessário entender e dominar uma linguagem estendida e cada vez mais importante para a comunidade.
Por isso, nesse post, apresentamos o Java.
Continue lendo e entenda:
O que é Java e para que serve?
Java é um tipo de linguagem de programação criada e comercializada pela Sun Microsystems desde 1995. É definida como uma linguagem orientada a objetos.
Sua intenção é permitir que os desenvolvedores escrevam o programa apenas uma vez e o executem por meio de qualquer dispositivo.
Quais são as características do Java?
Para entender o que é Java, é necessário conhecer as características que o diferenciam de outras linguagens de programação.
Simples
O Java oferece a funcionalidade de uma linguagem bastante potente, derivada de C e C ++, porém, sem os recursos confusos e pouco utilizados desses.
Orientado a objetos
O modelo orientado a objetos (também conhecido pela sigla do inglês, POO) é um dos estilos de programação mais populares. Ele permite desenhar o software para que os diferentes tipos de dados utilizados sejam vinculados às suas operações.
Distribuído
Java fornece uma grande biblioteca padrão e ferramentas para que os programas possam ser distribuídos.
Independente da plataforma
Isso significa que os programas escritos na linguagem Java podem ser executados em qualquer tipo de hardware, o que o torna portátil.
Coletor de lixo
Quando não há referências localizadas para um objeto, o coletor de lixo do Java exclui esse objeto, liberando, assim, a memória que ele ocupava. Isso evita possíveis fugas de memória.
Seguro e sólido
Proporciona uma plataforma segura para desenvolver e executar aplicativos que gerenciam automaticamente a memória, fornece canais de comunicação seguros, protegendo a privacidade dos dados e, por ter uma sintaxe rigorosa, evita a quebra de código, ou seja, não permite sua corrupção.
Multi-thread
O Java consegue executar várias tarefas simultaneamente dentro do mesmo programa. Isso permite melhorar o desempenho e a velocidade de execução.
Qual é a importância do Java na programação?
Essa linguagem permite desenhar softwares que podem ser executados e distribuídos em diferentes plataformas (MAC, Linux, Windows etc.), sem a necessidade de modificá-los e, inclusive, sem pensar na arquitetura da máquina.
Tudo isso graças aoJava Virtual Machine, uma máquina virtual que cria uma ponte entre o aplicativo e o hardware do dispositivo.
Quais vantagens o Java oferece para sites e blogs?
Algumas das vantagens oferecidas por essa linguagem de programação são:
se adapta perfeitamente a todos os tipos de dispositivos (tablets, smartphones, computadores, notebooks), permitindo que você visualize qualquer conteúdo do site ou blog;
permite desenhar praticamente qualquer elemento ou aplicativo;
por meio de XML, possibilita criar páginas web dinâmicas e atraentes;
permite incluir objetos de som e multimídia, além de bancos de dados e outras funcionalidades.
Existem muitos aplicativos e páginas que não funcionam ou que possuem itens que não são executados, a menos que o Java esteja instalado.
Atualmente, o Java é uma das linguagens de programação mais usadas para o desenvolvimento de sites em todo o mundo.
Aliás, se você está pensando em criar sua página web, recomendamos que dê uma olhada no nosso checklist de lançamento de sites para que a sua divulgação seja um sucesso!
Leave a comment