Os sistemas embarcados são dispositivos que podem ser encontrados em qualquer lugar, de aplicações residenciais a controladores de processos críticos como aviação ou equipamentos médicos. Aprender a programar estes dispositivos envolve conhecer o hardware, os periféricos e a interação entre eles. Este livro traz os conhecimentos e ferramentas necessárias para que o leitor possa entender estes dispositivos e desenvolver aplicações com segurança e rapidez.
Existe uma carência de livros na área de sistemas embarcados em português. A maioria incorre em dois problemas: ou é extremamente superficial no tema de programação de embarcados ou é focada em um tipo específico de processador, limitando sua utilidade para um fabricante oi item específico. Com relação ao tempo, o momento é bastante propício para este tipo de literatura.
Com a popularidade da plataforma Arduino várias pessoas têm começado seus estudos nesta área. Outro grande motivador é o advento da internet das coisas, plataformas embarcadas que possuem acesso a internet, várias empresas multinacionais vem investindo nesta área (Intel, Oracle, Advantech, Dell) e as universidades começam a perceber a escassez de mão de obra no mercado.
10 melhores IDE e compiladores para desenvolvedores de C / C ++
C e C ++ tornaram-se importantes e básicoslinguagem de programação para aprender outras linguagens avançadas de programação de computadores. A maior parte da linguagem de programação do computador segue os mesmos métodos para escrever instruções. Gostaria de compartilhar alguns dos melhores IDE (Integrated Development Environment) e compiladores para C e C ++. Como todos sabemos, C é uma linguagem de programação estruturada e C ++ é a Linguagem de Programação Orientada a Objetos (OOP). Nós temos um único IDE e compilador que pode executar a maioria das linguagens de programação. Alguns dos IDEs reconhecem o idioma observando seu código, e outros podem reconhecer seu código usando o tipo de arquivo que você salva.
O IDE e os compiladores listados abaixonão suporta apenas C e C ++. Eles suportam outras linguagens de programação de computadores como C # (C Sharp), Java e muito mais. As pessoas usam principalmente IDE como Visual C ++ da Microsoft e TURBOC ++ da Borland International. Portanto, além do Visual C ++ e do TURBOC ++, listei os 10 melhores IDE e compiladores que servem a maioria dos utilitários para desenvolvedores.
Ter um celular ou tablet Android? Em seguida, você pode executar e compilar mais de 40 linguagens de programação de computador no seu dispositivo Android.
# 1 Eclipse
Eclipse é o melhor IDE e compilador para aquelesquem precisa de um melhor. O IDE e o compilador Eclipse é o mais útil para desenvolvedores. A Eclipse Foundation desenvolveu IDE e compiladores separados para diferentes idiomas. Em alguns casos, podemos dizer que eles podem ter se concentrado mais em cada produto deles porque, quando desenvolvemos um programa ou aplicativo exclusivo para realizar apenas uma atividade específica, os trabalhos de codificação ficam mais simples e gastamos mais tempo com eles. Também resultaríamos em uma melhor aplicação. O IDE e os compiladores do Eclipse são suportados no Windows, Mac OS X e Linux. Eclipse é um software de código aberto. Você também pode registrar um erro no site deles, se encontrar algum no IDE e no compilador.
Código # 2 :: Blocos
Eu realmente amo esse IDE porque eles fornecemestender seu software às nossas necessidades. O Code Blocks permite estender o software usando plug-ins disponíveis para os Code Blocks. Existem muitos plugins disponíveis para blocos de código. Como o Code Blocks é um software de código aberto, os desenvolvedores do Code Blocks se tornaram mais. Assim, o número de plugins disponíveis para os blocos de código é maior. O Code Blocks é um IDE e compilador que pode ser executado em várias plataformas. O IDE é voltado exclusivamente para C ++, mas parece que você também pode executar programas em C.
Nº 3 do NetBeans
O NetBeans é um IDE e compilador que pode ser executado emWindows, Mac OS X, Linux e Solaris. É um dos ambientes de desenvolvimento integrado mais usados. Como os Code Blocks, o NetBeans também fornece plugins para estender o software. O NetBeans também é um aplicativo de código aberto. Possui grande número de plugins. O NetBeans pode oferecer suporte completo a C e C ++. Eles também dão suporte ao desenvolvimento de aplicativos da web com Java e PHP.
# 4 Marte digital
Digital Mars é um IDE e compilador gratuitos para C eC ++. Eles também desenvolvem linguagens de programação como os scripts D e DMD. Mas, particularmente, devo dizer que seus compiladores C e C ++ são mais poderosos que outros. Isso pode ser devido ao amplo uso de C e C ++ também. Marte digital pode ter se concentrado mais em seus IDE e compiladores para C e C ++.
# 5 CodeWarrior
Quanto ao nome, eles são mais poderosospara compilar C e C ++. O CodeWarrior é desenvolvido pelo FreeScale e o IDE é executado no sistema operacional Windows e Linux. O aplicativo simplifica a maioria das atividades complexas. A estrutura automatizada tornará o trabalho do desenvolvedor mais simples e fácil.
# 6 SkyIDE
O SkyIDE é um IDE e compilador para C ++, Java eoutras línguas também, mas aqui, falamos sobre C e C ++. O SkyIDE é o IDE e compilador mais popular para C e C ++. Como outro IDE, o SkyIDE também fornece um recurso para concluir automaticamente os comandos. O SkyIDE contribuiu muito para o desenvolvimento de um poderoso IDE e compiladores para C e C ++. Eles suportam Java e HTML, mas a preferência por C e C ++ é tão alta que um desenvolvedor de C e C ++ pode sentir isso quando trabalha nele.
# 7 Dev-C ++ por Bloodshed Software
O máximo do IDE e dos compiladores para C e C ++listados acima também dão suporte a outras linguagens de programação. Mas, como o nome em questão, o Dev-C ++ oferece suporte total ao C ++. O Dev-C ++ é um IDE e compilador que pode suportar C e C ++. Eles podem ser usados junto com o Cygwin ou qualquer outro compilador baseado em GCC. O software mais recente do Dev-C ++ versão 5 está atualmente no estágio Beta e possui a maioria dos recursos que as versões anteriores do Dev-C ++. O Dev-C ++ é suportado apenas no Windows, mas lançado sob a GNU General Public License.
# 8 CodeLite
A versão mais recente do CodeLite 4.1.O 5770 foi lançado há alguns dias, em 29 de agosto de 2012. O CodeLite é um compilador e ambiente integrado de desenvolvimento e ambiente exclusivo para C e C ++. Eles são de código aberto e, também, o CodeLite é suportado em várias plataformas como Windows, Ubuntu e Mac OS X.
# 9 MinGW
MinGW, que significa GNU minimalista para Windows. Ele fornece ambiente de desenvolvimento integrado baseado em GUI e compiladores para C, C ++, ADA e FORTRAN. MinGW é um IDE e compilador para C e C ++, que depende basicamente de arquivos DLL no sistema operacional Windows.
# 10 Ultimate ++
Ultimate ++ é um compilador e um IntegratedAmbiente de Desenvolvimento exclusivamente para C ++. Ele fornece uma interface gráfica do usuário para o desenvolvedor e possui um mecanismo básico poderoso para suportar a maior parte da sintaxe. É suportado em várias plataformas. O TheIDE pode trabalhar com alguns dos IDE e compiladores listados acima para C e C ++. Pode trabalhar com GCC, Visual C ++ e MinGW.
Compartilhe seus comentários aqui. Se você deseja compartilhar qualquer outro melhor ou seu IDE e compilador favoritos para C e C ++, pode compartilhar conosco nos comentários.
Linguagem C++: saiba tudo sobre essa tecnologia que permite uma programação orientada a objetos
Na tecnologia, existem inúmeras linguagens de programação disponíveis para uso. Algumas delas, no entanto, possuem uma vida útil maior por proporcionarem performance e recursos bastante interessantes. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a linguagem C++ e o porquê de seu uso ser uma vantagem ainda hoje. Acompanhe.
O que é e por que aprender a programar com linguagem C++?
C++ é uma linguagem de programação orientada a objetos, em código aberto (open source), usada tanto para comunicação em máquinas quanto para softwares acadêmicos e corporativos, jogos, edição de imagens, fotos e vídeos, entre outras opções.
Todas essas características fazem com que seja considerada como uma linguagem de alto e baixo nível, devido às bibliotecas e funções que possui. Com isso, todos os sistemas desenvolvidos a partir da C++ possuem um ótimo desempenho, são estáveis e bastante seguros.
O processo de aprendizado da linguagem é mais simples do que a média. Isso a torna atrativa para muitas pessoas, desde a década de 1980, quando foi criada por Bjarne Stroustrup.
Linguagem C++ e a programação orientada a objetos
O conceito de programação orientada a objetos tem como base a estruturação e a inserção de diferentes tipos de dados, além de suas relações. Esse processo resulta nos chamados objetos. Entenda melhor sobre o assunto, clicando aqui e conferindo o artigo que escrevemos.
Considerando esse contexto, a linguagem C++ utiliza bibliotecas de funções que ajudam no desenvolvimento e execução de ações e tarefas específicas relacionadas a esses objetos nos softwares.
Qual a diferença entre as linguagens C, C# e C++?
Por terem a grafia parecida, muita gente pode se questionar sobre quais são as diferenças entre essas três linguagens. Sendo assim, estruturamos tudo da seguinte forma:
Linguagem C
Das três, ela é a mais antiga. Foi criada em 1972 e é a base para outras linguagens de programação, como as outras companheiras de letra. É uma linguagem compilada, estrutural, de nível médio, alto desempenho e curva de aprendizado muito alta. Utilizada em aplicações e dispositivos que possuem pouca capacidade de memória e processamento.
Linguagem C++
É uma evolução do C, sendo apresentada, na época, como uma versão mais moderna da anterior. Com uma programação orientada a objetos, é considerada tanto uma linguagem de alto como de baixo nível, a fim de facilitar a vida dos desenvolvedores. Ela não usa o garbage collector para gerenciar memória e sua curva de aprendizado é baixa.
Linguagem C#
O C# possui muitas similaridades com o Java. É uma tecnologia da Microsoft, sendo também uma linguagem orientada a objetos, de alto desempenho, com diferentes bibliotecas, desenvolvida também a partir da linguagem C e sua curva de aprendizado é baixa. É o concorrente direto do C++.
O que significa o símbolo “++”?
Esta pode ser uma curiosidade presente em muitas pessoas. O símbolo “++” representa um acréscimo à linguagem C, a qual sua criação e desenvolvimento se baseiam.
O símbolo foi adotado na linguagem para mostrar que determinados recursos da linguagem C estariam presentes nela, mas que outros novos foram adicionados, tornando o C++ uma linguagem inovadora e uma das mais utilizadas ao longo do tempo.
Preciso dominar C para aprender C++?
É importante destacar que falamos de duas linguagens de programação independentes, ou seja, você pode estudar e desenvolver aplicações somente com uma delas. Com isso, podemos concluir que não é necessário estudar C antes de C++, mesmo uma sendo extensão da outra.
Outro ponto importante é que não existe uma linguagem melhor entre as duas opções. Dependendo do tipo de problema, existe uma solução mais adequada que cumpra com a necessidade pretendida. O C++ possui mais recursos do que o C, mas, por outro lado, sua implementação é mais complexa, pois consome mais memória. Vamos falar melhor sobre as vantagens e desvantagens no próximo tópico.
Quais as principais vantagens e desvantagens da linguagem C++?
Vantagens
Processamento rápido e eficiente.
Milhares de bibliotecas disponíveis
Utilizada para sistemas de alto desempenho.
Excelente escolha para sistemas de robótica, aeronáutica, mercado financeiro e videogames.
Linguagem de código aberto.
Curva de aprendizado baixa.
Desvantagens
Alto custo de implementação.
Gerenciamento manual da memória, o que traz chances de erros.
Código complexo para desenvolvimento de grandes projetos.
Garbage Collector manual, impactando no desempenho.
Por que aprender C++?
Mesmo depois de 40 anos da sua criação, a linguagem é aplicada em diferentes softwares da atualidade, com diversos materiais de estudo disponíveis para aprendizado das pessoas interessadas. Com isso, podemos dizer que vale a pena e, por se tratar de uma linguagem orientada a objetos e open source, é uma grande oportunidade para quem pretende se aprofundar sobre esse paradigma.
A linguagem é utilizada tanto para quem deseja iniciar na área da Programação, principalmente para dominar o conceito de orientação a objetos, quanto para desenvolvedores que querem aumentar os seus conhecimentos, adquirindo novas habilidades técnicas e ganhando mais notoriedade no mercado de trabalho.
Ser um desenvolvedor é uma opção de carreira interessante, promissora e vantajosa no mercado atual, não é mesmo? O avanço da tecnologia e a transformação digital estão aí para provar ainda mais essa tendência de jornada profissional.
É importante saber que realizar uma faculdade de tecnologia pode não ser uma das melhores opções atualmente, mas concluir um curso de especialização permite a certificação do aluno, provando sua base de conhecimentos aos entrevistadores no mercado de trabalho.
Na Digital House, você pode aprender programação do zero e construir uma base sólida de habilidades técnicas, como o domínio da linguagem C++. Conheça o Certified Tech Developer, um curso de Programação desenvolvido em parceria com o Mercado Livre e a Globant, onde o aluno adquire uma formação completa, com todos os conhecimentos necessários, seja na teoria, na prática e em todos os campos.
Não deixe de considerar também a opção do programa Desenvolvimento Web Full Stack. Um curso desenvolvido pela DH, voltado para a criação de websites ou sistemas web, tanto em front-end ou back-end, a partir de diferentes tipos de linguagens de programação. O aluno pode concluir o curso e ingressar no mercado de trabalho em apenas 5 meses!
Independentemente do curso escolhido, todas as aulas são online, 100% ao vivo e ministradas por professores especialistas que atuam em grandes empresas do mercado. Além disso, temos o Departamento de Carreiras, onde os alunos podem acessar e conferir diferentes conteúdos exclusivos sobre suas jornadas.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você e proporcionado conhecimentos. Aproveite para conferir outro artigo do nosso blog e descubra quantas linguagens de programação existem no mercado de tecnologia!
Leave a comment