2021 está aí e traz consigo a grande dúvida que sempre vem acompanhada com um novo ano: mudar ou não mudar a Python IDE? Eis a questão!
Devo continuar usando a mesma interface ou me permitir experimentar alguma novidade ou tendência?
Pensando em responder essa questão, escrevi este artigo com os 10 melhores IDEs e Editores de Código em Python para 2021 segundo a minha opinião.
O Python você já conhece. É o queridinho de grande parte dos desenvolvedores por conta de seus recursos simples, apesar de poderosos, que incluem principalmente a facilidade de entendimento e legibilidade do código.
Mas caso você ainda não seja familiarizado com a linguagem, tenho uma série de artigos que demonstram o poder de fogo do Python e podem ser de seu interesse, confira:
10 Livros de Python para ser um especialista
O que é IDE?
Um IDE é um pacote de software que consolida as ferramentas básicas necessárias para escrever e testar softwares.
Trocando em miúdos, um IDE, ou ambiente de desenvolvimento integrado, é um software que une ferramentas de desenvolvimento em uma única interface gráfica do usuário (GUI).
Um IDE geralmente utiliza:
Editor de código-fonte
Trata-se de um editor de texto que auxilia na criação de códigos por meio de funcionalidades como destaque da sintaxe com indicadores visuais e recursos de preenchimento automático.
Automação de compilação local
Função de automatizar tarefas simples e repetíveis durante a criação de uma compilação local. Exemplos:
Compilação de código-fonte em código binário;
Criação de pacotes de código binário;
Execução de testes automatizados.
Debugger
Programa com a finalidade de testar outros programas e apontar visualmente a posição do bug no código.
Por que usar um IDE
O principal benefício de um ambiente de desenvolvimento integrado é o aumento da produtividade do desenvolvedor.
Os IDEs aumentam a produtividade reduzindo o tempo de setup, aumentando a velocidade das tarefas de desenvolvimento, mantendo os desenvolvedores atualizados e padronizando o processo de desenvolvimento.
Configuração mais rápida: Sem uma interface IDE, os desenvolvedores precisariam gastar tempo configurando várias ferramentas de desenvolvimento. Com a integração de aplicativos de um IDE, você tem tudo em um só lugar, sem a necessidade de trocar constantemente de ferramentas.
Sem uma interface IDE, os desenvolvedores precisariam gastar tempo configurando várias ferramentas de desenvolvimento. Com a integração de aplicativos de um IDE, você tem tudo em um só lugar, sem a necessidade de trocar constantemente de ferramentas. Mais produtividade com as tarefas: O código pode ser analisado e a sintaxe verificada durante a edição, fornecendo feedback instantâneo quando erros de sintaxe são introduzidos.
O código pode ser analisado e a sintaxe verificada durante a edição, fornecendo feedback instantâneo quando erros de sintaxe são introduzidos. Aprendizagem contínua: Os tópicos de ajuda do IDE são constantemente atualizados, bem como novos exemplos, modelos de projeto, etc.
Os tópicos de ajuda do IDE são constantemente atualizados, bem como novos exemplos, modelos de projeto, etc. Padronização: A interface do IDE padroniza o processo de desenvolvimento, o que ajuda os desenvolvedores a trabalharem juntos com mais facilidade e ajuda os novatos a rampar e trabalhar mais rapidamente.
Alguns IDEs são de código aberto, enquanto outros são ofertas comerciais. Um IDE pode ser um aplicativo independente ou pode ser parte de um pacote maior de software.
Qual a diferença entre IDE e Editor de Código?
Editores de código, na teoria, são ferramentas dedicadas à criação e edição de códigos, já o IDE é um pacote com vários softwares diferentes que são combinados para criar um ambiente ideal para se programar.
Mas, na prática, a grande maioria dos editores de código possuem plugins e pacotes que podem transformá-los em poderosas IDEs.
Tudo é questão de preferência pessoal e no fim das contas, com o uso profissional, tudo acaba virando IDE.
Agora, vamos direto para o que interessa! As minhas Top 10 Python IDEs:
Jupyter
Jupyter é um amigão quando o assunto é Ciência de Dados. É fácil de usar, apresenta uma interface intuitiva e ideal para trabalhar com grandes conjuntos de dados para análise.
Por que usar?
Porque é mais que uma IDE, também serve como uma ferramenta de demonstrações. Você pode ver e editar facilmente seu código para criar apresentações atraentes.
De HTML aos vídeos de gatinhos tocando teclado, as integrações do Jupyter fazem a diferença principalmente para a apresentação de projetos ou uso com finalidades de instrução e educação.
Por exemplo, você pode usar bibliotecas de visualização de dados como Matplotlib e Seaborn e mostrar seus gráficos no mesmo documento em que seu código está. Ou ainda exportar seu trabalho final para PDF, por exemplo.
Quer saber mais? Você pode baixar o Jupyter seguindo este tutorial.
E se você é iniciante e a área de Ciência de Dados chama a sua atenção, segue uma dica bônus: O Paulo Vasconcellos, cientista de dados, preparou um tutorial bacana ensinando a baixar e instalar a Anaconda, uma suite de arquivos essenciais para Data Science incluindo o nosso amigo Jupyter.
VS Code
Segundo pesquisa da Stack Overflow, o Visual Studio Code é a IDE mais popular do mundo e não apenas para Python, confira na imagem:
Confira as melhores extensões para o Visual Studio Code em 2021.
Desenvolvida pela Microsoft, o VS Code fornece suporte ao Python também por meio da extensão Microsoft Python.
Por que usar VS Code ?
As principais vantagens da IDE é ser altamente customizável e com um rico conjunto de extensões que podem ser usadas para melhorar as funcionalidades padrão.
Outro benefício é trabalhar com o GIT diretamente do Visual Studio Code e isso pode fazer você ser mais produtivo ao longo do tempo.
Para download e instalação confira o tutorial oficial de uso do VS Code.
Pycharm
Se é uma IDE dedicada ao Python que você quer, Pycharm é o que você irá usar.
O Pycharm é usado especificamente para Python e foi desenvolvido para rodar nos principais sistemas operacionais do mercado.
Por que usar Pycharm?
Desenvolvido pela JetBrains, a ferramenta fornece análise de código, ferramenta de debugging, autocompletamento de códigos entre outras coisas que facilitam o desenvolvimento de suas linhas de código.
Com essa Python IDE, os desenvolvedores podem criar seus próprios processos como plugins, por exemplo, com a ajuda das APIs disponíveis na plataforma.
Você também pode trabalhar diretamente com vários bancos de dados a partir do própria IDE sem precisar sair dela.
Para saber mais, confira os tutoriais da plataforma no site oficial da ferramenta.
Com o PyCharm você pode desenvolver em Python. A versão Profissional dá suporte para desenvolvimento de aplicações web com Django, Flask e Pyramid. O Pycharm também suporta HTML, CSS, JavaScript e XML.
O suporte para outras linguagens também podem ser adicionadas baixando plugins.
Atom
Chegou a hora de ser clubista. Sim, isso mesmo! Esse é pura preferência pessoal, eu adoro o Atom!
Ele é um editor de código aberto muito popular, tem uma interface bem amigável e como se não fosse o suficiente ainda conta com suporte integrado ao GIT e está disponível para os principais sistemas operacionais.
Por que usar Atom?
É leve, sua interface é agradável, tem uma infinidade de extensões e plugins disponíveis para executar análises e codar em Python.
Recomendo esse tutorial sobre os principais plugins de Python para o Atom.
E aqui para fazer o download do editor de código Atom.
Wing Python IDE
O Wing é um pacotão de recursos! Sabe o combo da lanchonete que você compra quando está faminto e nele vem de tudo para matar a sua fome? É como isso, resolve o seu problema de forma prática e sem muita enrolação.
Por que usar Wing?
Apesar de ser uma coleção de funcionalidades, ele é extremamente leve e possui muitos recursos para turbinar a interpretação e debugging dos códigos.
Se o seu foco é o Python em si, é um dos mais quentes do mercado. Assim como a Pycharm, ela foi desenvolvida para ser 100% Python.
Ela não tem meio-termo, é feita para funcionar e rodar sem dores de cabeça. Ideal para encontrar problemas com a ajuda de análise profunda do código Python do Wing e manter o código limpo com refatoração inteligente e inspeção de qualidade de código.
E também funciona localmente, em um host remoto, VM ou contêiner. Faça o download da Wing Python IDE.
Thonny
Thonny é um IDE python para iniciantes desenvolvido pela Universidade de Tartu na Estônia, isso explica a grafia diferentona.
Foi projetado principalmente para tornar a vida mais fácil para novatos em Python, fornecendo-lhes um IDE simples e leve.
É como um kit para iniciantes em Python, tem tudo do básico que você precisa para começar bem.
Por que usar Thonny?
Utiliza poucos recursos de sua máquina e é particularmente adequado para desenvolvedores que estão dando os primeiros passos na linguagem, não espere lá muita coisa dele além disso.
Faça o download ou saiba mais sobre o Thonny Python IDE.
IDLE Python IDE
O Integrated Development and Learning Environment (IDLE) é um IDE lançado em dezembro de 1998 por Guido Van Rossum para o desenvolvimento Python.
Ele é um IDE simples e, portanto, adequado para iniciantes. Basicamente consiste em um editor de texto com várias janelas com destaque de sintaxe e depurador integrado com revisão e visibilidade da pilha de chamadas entre outros recursos básicos.
Por que usar IDLE?
Ele é 100% Python e pode ser usado para executar uma única instrução, também pode ser usado para criar, modificar e executar scripts Python.
Assim como o Thonny, seu foco é quem está começando. Trata-se de uma possível alternativa em relação a outra IDE.
Confira tudo sobre o IDLE Python IDE.
Pydev
O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado historicamente projetado para a linguagem Java. Mas com o plugin Pydev ele se transforma num poderoso IDE Python que também suporta Jython e IronPython.
Pydev usa técnicas de inferência avançadas para fornecer elementos como preenchimento de código e análise de código.
O IDE também oferece depurador, Django, um console interativo, destaque de sintaxe básica, cobertura de código e muitos recursos avançados para o dia a dia do desenvolvedor profissional em Python.
Por que usar Pydev?
Pydev é gratuito, com análise e completação de código e totalmente integrado ao universo Eclipse. Ideal para quem já utiliza o Eclipse e precisa atuar com Python.
Se você desconsiderar a interface do usuário do Pydev, que não é das melhores, o Pydev pode ser considerado o melhor IDE Python, tem tudo o que é preciso nele.
Saiba mais sobre o Pydev Python IDE.
Elpy
Antes, um aviso: Não é para iniciantes! Aliás, só deveria usar Elpy quem for muito “raiz” e seguir a filosofia de Richard Stallman de que o software deve ser totalmente gratuito e personalizável sem qualquer restrição na programação.
Em suma, o Elpy é uma extensão de Emacs para projetos Python.
Por que usar Elpy?
Emacs são muito ricos em funções e o Elpy bebe dessa fonte. Dentre seus diversos recursos, podemos citar como exemplos o destaque da sintaxe para diferenciar elementos do documento como palavras-chave e comentários, além do recuo automático para ter formatação consistente em um arquivo.
É apenas uma amostra de seu poder de fogo, porém esteja ciente que Emacs não é fácil de usar para iniciantes em programação, requer experiência e saber claramente sobre o que está codando.
É apenas uma amostra de seu poder de fogo, porém esteja ciente que não é fácil de usar para iniciantes em programação, requer experiência e saber claramente sobre o que está codando.
Saiba mais e faça o download do GNU Emacs.
Spyder Python IDE
Antes conhecido como Pydee, o Spyder foi criado por Pierre Raybaut em 2008. É multiplataforma e desde 2012, é a comunidade científica Python que mantém o Spyder ativo.
O Spyder tem recursos básicos, como destaque de sintaxe e preenchimento automático, e também integra muitas bibliotecas de uso científico, como Matplotlib, Numpy, IPython, Scipy.
É simples, prático e focado em Data Science. Além disso, é open-source, gratuito e fácil de instalar graças ao gerenciador de pacotes Python.
Por que usar Spyder?
O Spyder oferece uma combinação única de análise avançada, depuração, edição, execução interativa, inspeção detalhada e recursos de visualização de um pacote de software científico.
Esses componentes principais são o console interativo, o visualizador de documentação, o explorador de variáveis e as ferramentas de desenvolvimento.
Um dos melhores recursos é sua barra de ferramentas de ajuda, que permite pesquisar uma infinidade de informações relacionadas a bibliotecas/módulos. É muito bom para aprender e descobrir novidades.
Ele já vem preparado para o Anaconda, você só precisará baixá-lo. Saiba como instalar o Anaconda.
E aí, qual Python IDE você prefere?
É claro que existem vários outras Python IDEs que facilitam a codificação e análise de códigos em Python, mas eu preferi listar somente as 5 que mais me atraem numa stack envolvendo a linguagem.
Alguma de sua preferência ficou de fora? Conta aí!
E caso você procure por novas oportunidades em python, acesse a nossa página de vagas para desenvolvedores, crie um perfil grátis e demonstre interesse nas oportunidades do seu interesse. Assim, você aumenta a chance de contratação!
Copywriter na GeekHunter, busca novas experiências no universo do desenvolvimento de software por meio de histórias de valor.
Programação em Python: o que dá para fazer com Python?
Python é uma linguagem de programação diversificada. Basta escolher as ferramentas, bibliotecas certas e você pode se tornar um verdadeiro inovador. Começar a aprender qualquer linguagem de programação exige coragem, vontade, tempo e mais do que algumas bebidas energéticas. Portanto, você deve começar definindo metas e aprendendo para quê é utilizado a programação em Python.
Afinal, você quer estar animado com algo que está aprendendo, certo?
Este tutorial apresenta brevemente o aprendizado de máquina com Python, a criação de aplicativos para desktop, jogos e web e mineração de dados. Felizmente, essas informações inspiram você a aprender Python.
O que é o Python de um forma geral?
O Python é surpreendentemente fácil de ler. Como linguagem interpretada , ele não transforma o código para se tornar legível por computador. O Python também é uma linguagem de programação de alto nível e de uso geral. Os desenvolvedores o projetaram para se tornar um camaleão do mundo da programação.
Além disso, o Python visa produzir um código mais claro e mais lógico , não apenas para projetos de pequena escala, mas também para projetos maiores.
Você pode comparar o Python ao cubo de Rubik: ele tem muitos lados, para que você possa girar e brincar. A linguagem é capaz de implementar vários procedimentos de computador para produzir tecnologia que pode surpreendê-lo.
Alguns fatos interessantes, ilustrando o impacto real dessa linguagem e para que é utilizado a programação em Python:
O famoso BitTorrent começou como um programa Python.
A NSA (Agência de Segurança Nacional) aplica o Python para análise e criptografia de inteligência.
Os desenvolvedores escreveram o Youtube usando Python (entre outras linguagens).
O Google também não é estranho ao Python: a empresa baseou seu notório sistema de busca na web na linguagem Python.
Ensinando as Máquinas a aprender
O aprendizado de máquina é um conceito revolucionário. Melhora a personalização e previsões de tendências futuras . Na última década, a inteligência artificial transformou vários campos da indústria. Isso deu a chance de novas tecnologias inéditas surgirem do nada. Bem, não nada: do Python.
Criar software com inteligência artificial parece complicado. O aprendizado de máquina com Python ensina os computadores a aprender com padrões específicos e reconhecê-los, da mesma forma que as pessoas ensinam crianças. Além disso, a inteligência artificial em Python é capaz de fazer previsões, estimar respostas em potencial e muito mais!
O aprendizado de máquina é impulsionado pela criação de redes neurais , um dos conceitos que respondem a uma pergunta para o quê é utilizado a programação em Python. Em termos mais simples, a rede neural Python é um sistema que consiste em algoritmos baseados no cérebro humano. Com o Python, os desenvolvedores criam redes avançadas e as usam para fazer as máquinas aprenderem analisando exemplos .
Por que Python é a melhor linguagem de programação para Inteligência Artificial?
O ecossistema do Python suporta fortemente a criação de IA e ML. Existem muitos recursos e tutoriais . Eles fornecem detalhes sobre quais bibliotecas Python usar para inteligência artificial e deep learning.
Outra questão importante para o que o Python é usado é o gerenciamento de dados. O gerenciamento adequado de dados no estágio atual da evolução digital é crucial. Os seres humanos são limitados nessa busca, mas a inteligência artificial é capaz de processar grandes quantidades de dados complexos com alta eficiência e menores custos de produção.
Como a sintaxe do Python se assemelha ao inglês , é relativamente mais fácil aprender. Além disso, essa linguagem permite processar e manipular sistemas complexos.
Projetos anteriores bem-sucedidos de Inteligência Artificial em Python
A criação da IA com o Python já provou ser altamente bem-sucedida. O setor de viagens foi aprimorado quando o Skyscanner aplicou um algoritmo de aprendizado de máquina Python não supervisionado. Com baixo custo e alta eficiência, estimou o comportamento de novas rotas de avião e concluiu possíveis destinos para os viajantes.
Outro exemplo, provando que o Python é a melhor linguagem de programação para IA, é o seu envolvimento no avanço do setor de saúde . Os projetos de IA em Python estão revolucionando a previsão de doenças e a detecção de lesões, tornando menos difícil rastrear e manter a saúde dos pacientes.
Além disso, o Python ajuda a criar aplicativos relacionados à saúde. O AiCure é um dos aplicativos móveis disponíveis que garante que os pacientes tomem seus medicamentos conforme prescrito. Este exatamente um exemplo da forma como a programação em Python é utilizada: para aprimorar a tecnologia e nossas vidas.
Se você está apenas começando a ler sobre o aprendizado de máquina com Python, seria melhor começar a explorar as possibilidades com a biblioteca Keras. Ele fornece uma versão simplificada da criação de redes neurais Python. Depois disso, você deve começar a explorar TensorFlow, PyTorch, ou Theano.
Como fazer um bot com Python?
Bots são programas para executar tarefas específicas na Internet. Tais aplicativos executam ações repetitivas muito mais rapidamente que os humanos.
Por exemplo, o Twitter costuma ser alvo de bots, enviando mensagens iguais ou semelhantes cem vezes por dia. No entanto, os bots também podem ser úteis para assistência técnica ou qualquer outra ajuda , pois podem gerar respostas às informações dos usuários. Como resultado, o suporte ao cliente se torna mais produtivo.
Bots são um dos conceitos para o qual é utilizado a programação em Python. É uma das principais linguagens para criar bots.
Primeiro, vamos revisar os possíveis exemplos de bot de código aberto:
O python-rtmbot é uma estrutura popular de bot para a construção de Slack bots com a API RTM (Real-Time Messaging) sobre WebSockets.
O GitHub fornece recursos infinitos para a criação de bots, incluindo trechos de código e dicas úteis.
O Errbot é um chatbot para criação de bots para Slack, Discord, Hipchat. O principal objetivo do Errbot é permitir que as pessoas gerem seus programas manipulando o código fonte do Python fornecido.
Python Adora Desenvolvimento Web
Desenvolvimento Web é um conceito amplo. Inclui todas as atividades realizadas para produzir sites. A complexidade desse processo depende do tipo de produto desenvolvido.
A programação em Python é utilizada para desenvolvimento web? Sim, é uma ferramenta para o desenvolvimento de aplicativos web de back-end . Django , Flask e Falcon são os frameworks mais populares que os desenvolvedores usam para se inspirar e recuperar bits e partes de código para seus projetos na web.
Navegadores da Web não executam Python: eles executam JavaScript. Portanto, você pode usar o projeto pyjs para compilar Python para o JavaScript. No entanto, a maioria dos aplicativos Web contém JavaScript e Python: os navegadores executam JavaScript enquanto o Python é executado no lado do servidor.
Mineração de Dados e Python
A mineração de dados é um processo de análise de grandes bancos de dados para construir previsões de tendências . Esse processo é complexo. Os cientistas de dados investigam grandes quantidades de informações e baseiam certas suposições. A mineração de dados inclui análise de redes sociais, imagens de crimes, etc.
Outra forma que a programação em Python é usada é organizar e limpar dados. É considerada uma das melhores linguagens de programação para fazê-lo. Além disso, o aprendizado de máquina com Python simplifica a análise de dados com o uso de algoritmos.
O Python é notório por toda a gama de estruturas, fornecendo um grande número de trechos de código pré-escritos que permitem que os desenvolvedores aprimorem seus projetos. O mesmo se aplica à mineração de dados. Aqui está uma lista das estruturas mais populares para conduzir a análise de dados:
Numpy é a estrutura líder projetada para cálculos numéricos em Python.
SciPy é um módulo para ciências, matemática e engenharia.
O Scikit-Learn é uma estrutura de aprendizado de máquina Python para mineração produtiva de dados, permitindo executar os processos de regressão, clustering, seleção de modelo, pré-processamento e classificação.
O Dask é uma estrutura para paralelismo avançado para análise e dimensionamento de clusters de mil nós.
Programas de Desktop baseadas em GUI
A interface gráfica do usuário (GUI) também é usada para o Python. A GUI permite que as pessoas interajam com os computadores usando elementos visuais, como ícones ou imagens, em vez de comandos baseados em texto. Existem muitos módulos disponíveis para criar uma GUI com Python. Portanto,vamos fazer uma pequena lista dos mais usados:
Tkinter é uma interface Python embutida. Este kit de ferramentas da GUI é executado em todas as plataformas mais populares, como Microsoft, Linux e Mac OS X.
PyGTK é um kit de ferramentas gratuito que ajuda a criar interfaces gráficas.
O wxPython é um fichário para os kits de ferramentas da GUI de plataforma cruzada e o wxWidgets. Inicialmente, os desenvolvedores criaram o wxPython usando C++. No entanto, o Python substituiu o C++.
Kivy é uma biblioteca Python para gerar aplicativos móveis e softwares de aplicativos multitoque. É uma ótima opção para definir a interface do usuário e as interações.
Desenvolva jogos e gráficos 3D com a programação em Python
Em uma lista referente ao uso da programação Python, é importante mencionar que também é um candidato adequado ao desenvolvimento de jogos. Mais uma vez, existem algumas estruturas e ferramentas para criação de jogos e gráficos:
O PyGame é provavelmente a primeira escolha para muitos desenvolvedores que usam o Python. A excelente biblioteca fornece módulos para a produção de jogos e programas multimídia com todos os recursos. Além disso, os iniciantes devem considerar essa estrutura, pois os exemplos fornecidos ajudam a entender melhor o desenvolvimento de jogos. Não espere que ele explique todos os processos passo a passo, mas a biblioteca é um ponto de partida decente.
PyOpenGl é um wrapper para programação OpenGL. Ele contém muitos exemplos de como criar modelos 3D.
O Panda3D é uma estrutura de código aberto para renderização em 3D e desenvolvimento de jogos.
O Blender é uma ferramenta sofisticada para criar modelos gráficos 3D. As ferramentas aplicam um intérprete Python incorporado para gerar jogos em 3D.
Arcade é uma biblioteca Python para a introdução de jogos 2D no mundo.
Conclusões
Explicar para o quê a programação Python é usada nem sempre é fácil. Existem muitas camadas a serem destacadas para obter uma melhor visão dos recursos do Python. Depois de ler sobre os possíveis usos, recomendamos que você comece a aprender o básico.
Este tutorial responde a algumas perguntas essenciais, como o dilema entre escolher Java ou Python. Leia-o para obter algumas informações úteis e estar um passo mais perto de se tornar um programador Python!
Antes de nos despedimos, vamos revisar rapidamente os principais pontos e idéias deste tutorial:
Python é uma linguagem de programação flexível para ensinar as máquinas a analisar grandes quantidades de dados .
Python é uma das melhores linguagens de programação para criação de IA. Por causa de sua sintaxe simples , uma ampla variedade de estruturas com centenas de códigos-fonte e um sistema de usuário de suporte para iniciantes.
Os cientistas de dados devem praticar a análise de informações com o Python, pois isso simplifica o processo complicado de interpretar dados, detectar insights importantes e gerar previsões.
A criação de bots , desenvolvimento desktop , web e de jogos também é um dos exemplos do uso da programação em Python.
Aprender Python não deve ser considerado difícil: domine os conceitos básicos e comece a trabalhar. Esperamos que as histórias de sucesso dos usos da programação em Python tenham inspirado você a aprender. Comece a explorar diferentes estruturas para um fluxo de trabalho mais eficiente e produtivo!
Confira Top 10 IDE Python para Programar
No artigo de hoje, vamos ver o top 10 IDE Python para usar no dia a dia. Quer você seja novo no mundo da programação ou um desenvolvedor sênior com anos de experiência, você precisa de um IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado em tradução livre) ou de um editor de código para mostrar suas habilidades e talento de programação.
Um IDE é um software que consiste em ferramentas comuns de desenvolvedor em uma única GUI (interface gráfica de usuário) amigável. Um IDE consiste principalmente em um editor de código-fonte para escrever o código do software, automação de compilação local para criar uma compilação local do software, como compilar o código-fonte do computador. Por último, possui um depurador (debugger), um programa para testar outros programas. Um IDE pode ter muito mais recursos além desses e aqueles variam para cada IDE.
Cursos de Programação -> Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.
Curso Completo para conserto de Notebooks -> Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.
Curso para Desenvolvimento de Games -> Veja também: [+] Curso completo de Desenvolvimento de Games
Curso de Python para iniciantes -> Veja também: [+] Pacote Python Faixa preta para iniciantes.
Editores de código são softwares parecidos com um editor de texto com algumas funcionalidades adicionadas. Não é um IDE, pois um IDE possui muitas ferramentas de desenvolvimento. Dependendo da linguagem de programação, ele destaca palavras-chave especiais e dá algumas sugestões. Sublime Text, Atom, Visual Studio Code são alguns dos editores de código populares.
Requisitos para um bom IDE Python
Listaremos alguns dos principais recursos, requisitos e padrões exigidos por cada projeto em sua fase de construção e fases seguintes. Um projeto pode ter mais requisitos do que os mencionados abaixo, mas esses são os básicos e o IDE Python deve ter.
Salvar e recarregar o código-fonte
Um IDE Python ou editor deve salvar seu trabalho e reabrir tudo mais tarde, no mesmo estado em que estava quando você saiu, economizando tempo para o desenvolvimento.
Execução de dentro do ambiente
Deve ter um compilador embutido para executar seu código. Se você não o está executando no mesmo software, provavelmente é um editor de texto.
Suporte para depuração (debugging)
O depurador, na maioria dos IDE Python, fornece revisão em seu código e aplicação de pontos de interrupção (breakpoints) para a execução parcial do código.
Realce de sintaxe
Ser capaz de identificar palavras-chave, variáveis e símbolos rapidamente em seu código torna a leitura e compreensão do código muito mais fácil.
Formatação Automática de Código
Este é um recurso interessante; o código se indenta automaticamente conforme o desenvolvedor usa loops, funções ou qualquer outro código de bloco e isso é ainda mais importante em Python por ser parte da execução do código.
10 melhores IDE Python e editores de texto
Para ajudar a escolher o seu IDE Python, compilamos uma lista de alguns dos IDE mais populares com suporte à linguagem. Com base na funcionalidade, no número de usuários e no feedback positivo da experiência de cada usuário, aqui está a lista:
Pydev
Platformas: GNU/Linux/macOS/Windows/Solaris
Site Oficial:
Tipo: IDE
Eclipse é um IDE historicamente projetado para a linguagem Java. Ainda assim, graças a um sistema de plugins ou extensões, pode ser usado com outras linguagens de programação, incluindo C / C ++ e PHP. Pydev é um plugin que permite que o Eclipse seja usado como um IDE Python que também suporta Jython e IronPython. Pydev usa técnicas de inferência avançadas para fornecer elementos como preenchimento de código e análise de código. O IDE também fornece os seguintes recursos: depurador, Django, um console interativo, destaque de sintaxe básica, cobertura de código etc. É um dos melhores IDE para Python e editor Python também.
Pydev é gratuito, independente de plataforma e promove excelente integridade com o universo Eclipse. Graças aos esforços dos desenvolvedores e à evolução da tecnologia, o desenvolvimento Python se tornou quase comparável ao desenvolvimento Java no Eclipse, tornando a experiência muito mais impressionante e excepcional.
Vantagens:
Fácil de aprender e também inclui vários recursos (CPython, Jython, IronPython)
O plugin Pydev para codificar em Python no Eclipse
Analisa e completa código
Desvantagens:
Interface de usuário não traz tantos recursos
Pycharm
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: IDE
Pycharm é um IDE desenvolvido pela JetBrains. Destaca-se da concorrência por suas ferramentas de produtividade, como soluções rápidas de bugs. Disponível em três versões, a versão Community licenciada pela Apache, a versão educacional (Edu) e a versão profissional proprietária. As duas primeiras versões são open source e, portanto, gratuitas, enquanto a versão Professional é paga.
A versão Community é muito interessante porque tem recursos diferentes, como destaque de sintaxe, preenchimento automático e verificação de código em tempo real. A versão paga tem recursos mais avançados, como gerenciamento completo de banco de dados e uma infinidade de Frameworks mais importantes do que a versão da comunidade, como Django, Flask, Google App, Engine, Pyramid e web2py.
Vantagens:
Suporte ativo da comunidade de usuários
Verificação de código em tempo real e destaque de sintaxe
Executa edições e depura o código Python sem quaisquer requisitos externos
Desvantagens:
Tempo de carregamento lento
A configuração padrão pode exigir ajuste antes que os projetos existentes possam ser usados.
Sublime Text
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: Editor de texto
Concebido inicialmente como uma extensão do Vim, o Sublime Text é um editor de texto genérico codificado em C ++ e Python. Desde a versão 2.0, este software suporta 44 linguagens de programação principais, incluindo Python. Foi publicado pela primeira vez em 2007 e Jon Skinner o desenvolveu. Para criar este software, Jon Skinner adotou três princípios:
Interface discreta e mínima: devemos ser capazes de nos concentrar no texto e não em uma miríade de barras de ferramentas;
O texto não é escondido pelas janelas;
Use o máximo de espaço possível: a edição de arquivos em tela inteira, várias telas e lado a lado deve ser possível.
Depois de instalar o Sublime Text como um IDE Python, graças aos diferentes plugins e pacotes, você obtém um IDE Python poderoso e de alta qualidade que permite desenvolver facilmente. Ele incorpora a maioria dos recursos de um editor de texto Python básico, incluindo realce de sintaxe personalizável.
Vantagens:
Rápido com poucos bugs (grande vantagem)
Abre arquivos grandes
Suporta muitas linguagens de programação
Desvantagens:
Difícil de modificar, tudo passa por JSON.
Licença necessária
Aprender os atalhos
Visual Studio Code
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: IDE
Desenvolvido pela Microsoft para Windows Linux e SO, o VS Code é um editor de código extensível que não deve ser confundido com o Visual Studio. Na verdade, o VS Code é pequeno, mas completo, e o software é de código aberto sob licença do MIT; isso é o que caracteriza a diferença entre o Visual Studio e o VS Code.
A primeira versão do VS Code foi publicada em 29 de abril de 2015. O VS Code é comparável ao Atom em termos de funcionalidade. Na verdade, assim como o Atom, o VS Code é construído no Electron, o que significa que esses dois programas têm quase as mesmas vantagens e desvantagens.
VS Code é um projeto da Microsoft, com o maior número de colaboradores no GitHub. Essa iniciativa aumentou a notoriedade da Microsoft e a posicionou como uma das principais empresas de software comunitário. Você pode adicionar uma nova linguagem ao ambiente, como Python, neste caso. Basta baixar e instalar o plugin correspondente para adaptá-lo ao ambiente. Vs. O código é aprimorado com recursos como a integração de um poderoso mecanismo de preenchimento automático de código (IntelliSense), um console de depuração e um terminal para iniciar comandos de servidor.
O VS Code é muito bem projetado no geral e sua principal vantagem é que ele oferece uma arquitetura baseada em extensão. Como o IDE é leve, ele pode ser estendido adicionando componentes sucessivos conforme necessário.
Vantagens:
Mais de 4700 extensões
Um poderoso mecanismo de gerenciamento de código
Importação sob demanda de atalhos de teclado de outros editores Python, como Sublime Text ou Atom
Desvantagem:
Dificuldade em encontrar a extensão que melhor atende às suas necessidades devido aos milhares de extensões disponíveis
Vim
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: Editor de texto
O Vim é um editor de texto que permite a manipulação de arquivos de texto. Seu código-fonte foi publicado pela primeira vez em 1991 por Bram Moolenaar, seu principal desenvolvedor. Desde então, o software evoluiu e foi aprimorado por seu desenvolvedor e também pela contribuição da comunidade. O Vim difere da maioria dos outros editores de texto Python em seu modo modal de operação, observe que o Vim tem três modos básicos: modo de inserção, modo normal ou de comando e modo de linha de comando. O Vim é um software livre e é amplamente customizável adicionando extensões ou modificando seu arquivo de configuração, o que significa que você pode facilmente adaptá-lo para desenvolvimento em Python. Este software inclui uma infinidade de recursos, como multi-buffers que suportam edição simultânea de arquivos, indentação automática adaptada ao idioma e muitos outros.
Vantagens:
O software é rico em recursos e fornece uma boa experiência do usuário com suporte da comunidade
Reconhecimento e conversão de formatos de arquivo (UNIX, MS-DOS ou Mac)
Desvantagem:
Recursos inovadores insuficientes
GNU/Emacs
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: Editor de texto
Criado em 1976 por Richard Stallman, o Emacs (Editando MACroS rodando no TECO) é uma família de editores de texto com um extensível conjunto de recursos. Este software gratuito é muito popular entre a comunidade de desenvolvedores. Stallman insistiu no fato de que o software deve ser totalmente gratuito e personalizável sem qualquer restrição na programação. Depois de alguns anos, muitas versões do Emacs apareceram, incluindo GNU Emacs, iniciado pelo próprio Stallman em 1984 e XEmacs lançado em 1991. GNU Emacs usa uma linguagem de extensão poderosa chamada Emacs Lisp que suporta tarefas avançadas como escrever, compilar programas, navegar Internet, leitura de e-mail e fóruns de discussão.
Este software está disponível para download gratuito e em todas as plataformas. GNU Emacs usa vários scripts de customização para desenvolvimento em várias linguagens, incluindo Python, usando a extensão Elpy no Emacs para trabalhar com projetos Python. GNU Emacs é muito rico em recursos, dentre eles podemos citar o destaque da sintaxe para diferenciar elementos do documento como palavras-chave e comentários, indentação automática para ter formatação consistente em um arquivo etc.
Vantagens:
Software gratuito e totalmente personalizável
Inserção automática de elementos exigidos pela estrutura do documento, como espaços, novas linhas e colchetes
Suporte para cor de 24 bits para os terminais que têm este recurso
Desvantagem:
Não é fácil de usar para iniciantes em programação
Atom/Atom-IDE
Plataformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial: https://atom.io/
Tipo: IDE
O Atom inclui a maioria das funcionalidades de um IDE básico. Entre seus recursos estão o realce de sintaxe e o preenchimento automático. Os desenvolvedores do Atom estão trabalhando na integração das principais linguagens de programação, como Rust ou Go. O Atom está progredindo na melhoria de seu desempenho, e os desenvolvedores estão extremamente atentos às necessidades e opiniões da comunidade, se esforçando para tornar a experiência do usuário mais gratificante. Há melhorias no tempo de espera para abrir o software e pequenas melhorias no tempo necessário para cálculos importantes para reduzir a latência. Ainda assim, mais e mais progresso são esperados nos próximos meses. Atom é um dos melhores editores de texto Python.
Um dos motivos que contribuíram para o sucesso do Atom é sua interface totalmente personalizável. Tudo pode ser alterado, desde a interface até as funções básicas. Por outro lado, esta iniciativa bastante vantajosa também é um dos problemas na raiz da latência do programa. Mas, no geral, o Atom continua sendo um IDE Python muito prático e funcional, e estamos ansiosos para atualizações do programa.
Vantagens:
Interface totalmente personalizável
Bem documentado
Oferece quase tudo que o VS Code tem a oferecer
Desvantagens:
Consumo excessivo de RAM
Mais melhorias são necessárias na latência e otimização do sistema
Não é realmente adequado para lidar com grandes arquivos de código
IDLE
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: IDE
O Ambiente de Desenvolvimento e Aprendizagem Integrado é um IDE para desenvolvimento em Python lançado em dezembro de 1998 por Guido Van Rossum, criador da linguagem de programação. É um IDE Python simples e, portanto, adequado para iniciantes. Ele consiste em um editor de texto de várias janelas com destaque de sintaxe e depurador integrado com revisão, pontos de interrupção persistentes e visibilidade da pilha de chamadas.
Vantagens:
Ele pode ser usado para executar uma única instrução
Ele pode ser usado para criar, modificar e executar scripts Python
Ele oferece recursos como destaque de sintaxe, preenchimento automático e indentação inteligente
Ele tem um depurador com recursos de revisão e breakpoint
Desvantagens:
O IDLE não está disponível por padrão na distribuição Python para Linux
Requer de um gerenciador de pacotes para instalação
Spyder
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: IDE
Nomeado Pydee em suas primeiras versões, o Spyder foi criado por Pierre Raybaut em 2008. É multiplataforma e sob licença não copyleft (o software livre não copyleft é lançado por seu autor com permissão para redistribuí-lo e modificá-lo). Desde 2012, é a comunidade científica Python que mantém o Spyder.
O Spyder possui recursos básicos, como destaque de sintaxe e preenchimento automático, e também integra muitas bibliotecas de uso científico, como Matplotlib, Numpy, IPython, Scipy. É open-source e gratuito, e também a instalação é muito fácil graças ao gerenciador de pacotes Python.
Ele oferece uma combinação única de análise avançada, depuração, edição, execução interativa, inspeção detalhada e recursos de visualização de um pacote de software científico. Esses componentes principais são o console interativo, o visualizador de documentação, o explorador de variáveis e as ferramentas de desenvolvimento.
Vantagens:
Suporte da comunidade
Rico em recursos de ferramenta de desenvolvimento
Documentação completa
Desvantagens:
Dependências de execução
Dependências opcionais
Thonny
Platformas: Linux/macOS/Windows
Site Oficial:
Tipo: IDE
Thonny é um IDE Python desenvolvido pela Universidade de Tartu na Estônia, projetado principalmente para tornar a vida mais fácil para iniciantes em Python, fornecendo-lhes um IDE simples e leve. Ainda assim, com excelentes recursos, é um pouco parecido com o kit para iniciantes. Este software é, portanto, particularmente adequado para iniciantes que desejam iniciar a programação e o desenvolvimento em Python e, portanto, não é adequado para especialistas em desenvolvimento.
A interface do usuário é isolada de todos os recursos que podem distrair os iniciantes. É um curso pedagógico bem pensado para iniciantes que desejam desenvolver em Python de forma rápida, fácil e simples.
Vantagens:
IDE adaptado para aprendizagem de iniciantes
Interface de usuário básica e funcional
Não requer uma grande quantidade de memória para funcionar
Desvantagens:
Se você é um desenvolvedor experiente, este software certamente não é para você
Apenas funcionalidades básicas
Como escolher a sua IDE Python
Para iniciantes, existem muitos IDEs com recursos básicos que permitem que você descubra esse ambiente e se familiarize com cada recurso antes de passar para o próximo nível. Para desenvolvedores experientes, a escolha de seu IDE deve ser baseada no desempenho e nos recursos avançados de IDEs para grandes projetos. Pode ser que você leve em consideração os IDEs que são gratuitos e que você pode simplesmente baixar e começar a desenvolver, portanto separamos abaixo aqueles que se encaixam nessa categoria.
IDEs gratuitos:
PyDev
Visual Studio Code
Spyder
Thonny
IDEs gratuitos para MAC:
PyDev
Pycharm
Visual Studio Code
Spyder
Thonny
IDEs gratuitos para Windows:
PyDev
Pycharm
Visual Studio Code
Spyder
Thonny
(AMAZON) Iphones em promoção -> Veja também: [+] Iphones de diversos modelos com super desconto na Amazon.
(AMAZON) iPhone 11 Pro -> Veja também: [+] Compre seu iPhone 11 Pro com super desconto na Amazon.
(AMAZON) iPhone 11 Pro Max -> Veja também: [+] Compre seu iPhone 11 Pro Max com super desconto na Amazon.
Este é mais um texto da nossa série sobre Python e pode ser que você se interesse em ler os outros como: Herança de Classe, loops for em Python, condicionais em Python, Python Anaconda, como configurar um projeto Django Python.
Leave a comment