Se você gosta de investigar o mercado de tecnologia, convido você a aprender um pouco mais neste artigo do que o Software de programação, suas características e todos os seus detalhes.
Software de programação
Software é um componente do computador que não pode ser tocado, porém é o que faz o sistema funcionar, ou seja, é considerado o componente capaz de realizar ou executar qualquer tarefa dentro de qualquer sistema computacional.
Também podemos nos referir ao fato de que o software se encarrega de converter todas as instruções e levá-las ao processador, placa gráfica ou ao componente que executa as instruções que queremos alcançar através do resultado esperado, ou seja, o software é encarregado de traduzir os dados processados pelo hardware para serem vistos na tela de forma simples.
Existem três grupos de software denominados: software de sistema, software de programação e software aplicativo, atualmente esses grupos podem ser classificados em grupos de software livre ou software proprietário ou licenciado.
Origem do software de programação
Embora seja verdade que os primeiros registros datam da década de 1940, não é menos verdade que os softwares de programação tiveram suas origens há mais de mil anos, segundo pesquisas realizadas, os computadores não existiam; Eles armazenavam dados em uma máquina para depois serem interpretados no tempo, razão pela qual o software começou a ser falado no final do século XNUMX, quando foram observados os primeiros avanços no assunto.
Tornou-se complicado trabalhar dessa forma e por necessidade surgiram as primeiras linguagens de programação de alto nível, semelhantes a muitas das usadas hoje, embora é claro que não oferecessem ao usuário as mesmas possibilidades dos softwares modernos, pois apenas eles eram capazes de rodar em hardware específico, o que obviamente os tornava muito limitados em termos de idiomas e resultados esperados.
Posteriormente, algumas das linguagens que antes eram usadas serviram de base para as linguagens de programação usadas hoje.
Conceito de programação
É o processo usado para conceber e ordenar as ações necessárias para realizar um projeto, preparar determinadas máquinas ou dispositivos para que comecem a funcionar no momento e da maneira desejada ou desenvolver programas para uso em computadores.
Atualmente, a programação faz parte da criação e aplicação dos meios informáticos, que se define como o próprio processo, através do qual uma pessoa desenvolve um programa de uma ferramenta que lhe permite escrever o código e outra capaz de o traduzir. como a linguagem das máquinas.
Que pode ser descriptografado por um microprocessador. A etapa final é chamada de compilação, e é um procedimento necessário para que o código possa ser executado pela plataforma para a qual foi criado, que pode ser um computador, ou seja, um celular.
Existe também uma forma de traduzir o código, chamada Interpretação, que consiste em analisar linha por linha, até que informações suficientes sejam traduzidas, para poder realizar uma tarefa. Deve-se notar que as linguagens de programação são divididas em dois grupos; aqueles que podem ser compilados não podem ser interpretados ou vice-versa. Todo o processo abrange várias etapas e requer a participação de diferentes especialistas.
Partindo da base de um projeto específico, é necessário ter uma ideia clara e objetiva que justifique o esforço e sacrifício envolvidos no desenvolvimento do projeto.
Dentro da dinâmica de elaboração, o início tende a ser muito tedioso e demorado, pois há perspectivas de se obter um produto perfeito, e no processo de aplicação de critérios técnicos, o resultado final pode ser um desastre, um fracasso total.
Uma vez concebida a ideia, deve-se estabelecer o design, que nada mais é do que formalizar todos os critérios discutidos durante a busca inicial. Cada equipe trabalha à sua maneira, aplicando critérios de equipe e estabelecendo suas próprias diretrizes de estrutura, isso tem como consequência que o resultado da criação estrutural não seja rígido.
O próximo passo seria o início da experimentação através da programação, o meio de facilitar. Designers têm contato direto e interativo com sua ideia.
Como o software é criado?
A criação do software pode ser complexa, dependendo do objetivo a ser alcançado. Em outras palavras, é o conjunto de etapas que devem ser seguidas do ponto de vista da programação para alcançar a solução de um problema de obtenção de um produto.
Agora, tendo uma compreensão clara do termo software e como ele é criado, vamos começar a navegar o que é software de programação, definição, origem, características e outros aspectos importantes deste tópico.
Quando se fala em software de programação, não podemos esquecer que para programar é preciso lidar com um linguagem de programação, que se encarrega de expressar, projetar no computador o que queremos alcançar ou alcançar ao formar o programa ou objetivo a ser alcançado a ser processado internamente no hardware.
Linguagem é uma linguagem que só pode ser utilizada em computadores, normalmente utilizada na criação de programas, e é composta por um conjunto de símbolos e regras que permitem conceituar a estrutura e o significado de elementos e expressões.
Adicionalmente, as linguagens de programação são aquelas que permitem controlar o comportamento físico e lógico de uma máquina, de forma a oferecer soluções para diversos problemas que comumente surgem internamente dentro do computador.
Entre os tipos mais comuns de linguagens de programação encontramos:
Visual Basic
. NET
C + +
C#
Java
Objective-C
Javascript
Pascal
outros
tipos de software
Há uma variedade de software de programação, sobre os quais falaremos abaixo.
software de aplicativo
São aqueles programas que nada têm a ver com o funcionamento do computador; Ao contrário, são projetados e comercializados para serem instalados no computador como ferramenta de trabalho e assim facilitar tarefas, por exemplo: processadores de texto, planilhas, gráficos, programas de apresentação, entre outros; Também é usado para buscar informações, por exemplo: livros e enciclopédias digitais, navegador de internet, etc.; ou como elemento de distração ou lazer, como é o caso de videogames, vídeos, reportagens, reprodutores de áudio, entre outros.
A instalação deste tipo de programas é feita pelo próprio usuário, porém, não está descartada a possibilidade de muitos desses programas virem com os equipamentos (pré-instalados) por acordos entre as montadoras e as empresas de comercialização.
Software de programação
São aqueles programas que auxiliam na criação e desenvolvimento de uma aplicação, através do conhecimento lógico e de programação, para isso utilizam uma linguagem própria orientada para desenvolver novos sistemas, ou seja, são aquelas ferramentas que são desenvolvidas para cumprir uma determinada função, mas que são posteriormente melhorados ou otimizados por pessoas especializadas neste tipo de atividade, razão pela qual é necessário um software de programação, que nada mais é do que os programas que nos ajudam na criação e desenvolvimento de alguma aplicação.
Este tipo de programas serve-nos especificamente para desenvolver novos sistemas tendo em conta a sua codificação. Programas concebidos como editores de texto são um exemplo desse tipo de software, pois são utilizados para escrever programas, para posteriormente serem compilados e verificados se apresentam irregularidades ou geram algum tipo de problema que impeça o desenvolvimento de um programa específico. linguagem de programação determinada para este fim.
Atualmente existe uma variedade de softwares que possuem ferramentas de programação, baseadas em linguagens de programação, conhecidas no mercado como Ambientes de Desenvolvimento Integrado e que são muito úteis para os usuários.
Software de sistema
São aqueles programas pré-instalados no computador que servem de base e que permitem a interação com os sistemas operacionais que nele residem, a fim de suportar outros programas e ter um melhor e maior controle do hardware.
É considerado o mais importante do Software, pois nele converge um conjunto de programas e aplicativos cuja finalidade é conectar todos os aplicativos com os recursos de hardware que o dispositivo possui, ou seja, é através dele que se dá acesso e se tem controle . nos periféricos, na memória RAM, no disco rígido, caso contrário o computador não poderia funcionar corretamente.
Em suma, o software do sistema se encarrega de canalizar os recursos físicos de forma a coordenar as tarefas com base na memória do computador, bem como exercer o controle com o sistema, de modo que é ele quem conecta as aplicações com o recursos oferecidos pelo hardware, que o dispositivo possui.
4. Software Livre
Como o próprio nome indica este software, refere-se a Freedom. Este tipo de programa caracteriza-se por trabalhar com base num dispositivo digital. As pessoas que desenvolvem este tipo de programas visam oferecê-los sem obter nenhuma renda, pelo contrário, podem ser copiados, usados, modificados desde que esses terceiros possam usá-los sem obter benefícios.
5. Software proprietário
São programas onde o usuário tem limitações ao utilizá-lo, modificá-lo ou redistribuí-lo, sendo considerado software de domínio privado. Esses tipos de programas ou ferramentas são os mais comuns e conhecidos no que diz respeito aos sistemas operacionais mais importantes do mercado; Um exemplo disso é o Microsoft Office, que é a suíte de escritório mais conhecida e barata do mercado. Outros navegadores populares são o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, que são gratuitos para o usuário.
O que é Software de Programação?
Softwares de programação são programas e ferramentas que são usados para criar outros programas e aplicativos, ou seja, são usados para criar outros softwares.
São programas que auxiliam na criação e desenvolvimento de aplicativos, através do conhecimento em relação às linguagens de programação existentes.
Tendo um conhecimento claro sobre o que é Software, vamos nos aprofundar nos tipos de software, e sua aplicação, do ponto de vista das tecnologias e sua transformação digital, conhecimento fundamental para entender como e por que os sistemas computacionais funcionam e como o fazem.
Atualmente existem muitos tipos de software sobre os quais falaremos de forma simples e ilustraremos com alguns exemplos.
Classificação de software de programação
Este software pode ser classificado em vários tipos, que são detalhados a seguir:
editores de texto : são aqueles programas que atuam como processadores, são responsáveis por criar e modificar arquivos digitais que são compostos apenas de textos, para serem armazenados sem maior complexidade. O objetivo do editor de texto é que ele seja usado para escrever e depois ver o conteúdo do arquivo. É importante ressaltar que não devemos confundi-lo com o programa Word. Exemplo: Bloco de notas do Windows.
: são aqueles programas que atuam como processadores, são responsáveis por criar e modificar arquivos digitais que são compostos apenas de textos, para serem armazenados sem maior complexidade. O objetivo do editor de texto é que ele seja usado para escrever e depois ver o conteúdo do arquivo. É importante ressaltar que não devemos confundi-lo com o programa Word. Exemplo: Bloco de notas do Windows. Compiladores: É considerada uma ferramenta que permite a tradução de códigos de software, de forma que possam ser interpretados pelo computador e garantir o seu ótimo funcionamento.
É considerada uma ferramenta que permite a tradução de códigos de software, de forma que possam ser interpretados pelo computador e garantir o seu ótimo funcionamento. intérprete : é o programa que nos permite analisar e executar outros programas, em uma linguagem de programação. É flexível e funciona lentamente. Este Software é capaz de analisar e executar outros programas. Os intérpretes traduzem apenas a parte necessária , declaração por declaração e não armazene o resultado desta tradução.
: é o programa que nos permite analisar e executar outros programas, em uma linguagem de programação. É flexível e funciona lentamente. Este Software é capaz de analisar e executar outros programas. Os intérpretes traduzem apenas a parte necessária declaração por declaração e não armazene o resultado desta tradução. vinculadores : eles são responsáveis por criar links entre diferentes objetos presentes na fase de compilação, coletar todas as informações de todos os recursos necessários, descartar os que não são necessários e juntar-se ao código específico para posteriormente produzir um único arquivo ou arquivo que possa ser executado.
: eles são responsáveis por criar links entre diferentes objetos presentes na fase de compilação, coletar todas as informações de todos os recursos necessários, descartar os que não são necessários e juntar-se ao código específico para posteriormente produzir um único arquivo ou arquivo que possa ser executado. lavadores : ou depuradores, são aqueles que permitem testar e eliminar possíveis erros nos programas. O objetivo é detectar e eliminar erros no programa.
: ou depuradores, são aqueles que permitem testar e eliminar possíveis erros nos programas. O objetivo é detectar e eliminar erros no programa. Ambiente de desenvolvimento integrado: (EDI ou IDE), é uma ferramenta que se define como tudo em um, pois oferece ao desenvolvedor ou programador muitas alternativas no desenvolvimento de software, pois além de oferecer qualidade, é fácil e rápido de depurá-lo. Vários tipos de software de programação são integrados aqui, como um editor de texto, um compilador e um depurador.
Depois de analisar os diferentes tipos de software de programação, encontramos diferentes programas ou aplicativos, projetados para cumprir tarefas específicas dentro do processo de desenvolvimento de alguma rotina, como é o caso dos compiladores, que têm a tarefa particular de traduzir a linguagem de programação que estamos usando uma linguagem de máquina, para que o hardware possa interpretá-la.
Em geral, os Ambientes de Desenvolvimento Integrado são os que permitem o desenvolvimento de software de programação. É aqui que as ferramentas se concentram no desenvolvimento de uma única linguagem de programação, o que torna o programa amigável em relação aos usados por outros, de forma a otimizar a produtividade ao criar, modificar, compilar, implementar e depurar o software a partir de um Lugar específico. Um exemplo disso é o Xcode ou Delphi, que são linguagens fechadas e específicas ou não permitem ajustes.
Ambientes de Desenvolvimento Integrado em muitos casos são projetados para rodar apenas um tipo de linguagem de programação por vez, porém existem alguns que são exceção e resistem a outras linguagens de programação, como Assembler, Java, JavaScript, PHP, Python, etc. Pascal ou Objetivo-C.
Além disso, possuem editor de código fonte, ferramentas de construção automática, ou seja, assistentes e templates, compiladores e/ou interpretadores, além dos chamados depuradores. Hoje, a maioria dos IDEs modernos são gráficos com interfaces de alto nível, como GUIs.
É importante ressaltar que os Ambientes Integrados de Desenvolvimento têm sido muito úteis para o desenvolvimento de diversos softwares que usamos diariamente em nosso ambiente de trabalho, especificamente estamos falando de automação de escritório da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, Publisher, entre outros ). outros), reprodutores de vídeo e áudio, ferramentas de edição como Adobe Photoshop e muitas outras que atualmente foram criadas sob esse tipo de plataforma para nos fornecer ferramentas de qualidade e obter o melhor uso dos equipamentos e melhor desempenho. Atividades.
Você gosta do mercado de tecnologia? Convido você a se educar mais com este artigo interessante Tecnologia moderna
Exemplos de software de programação
Oferecemos-lhe também os vários exemplos de software de programação.
Microsoft Visual Studio
É uma ferramenta multiplataforma que possui compatibilidade com um grande número de linguagens, incluindo PHP, Java, Python, C++, Ruby, entre outras. Ele é projetado principalmente para desenvolvimento web, com suporte para Django e ASP.NET. É um dos melhores IDE para criar software de qualquer tipo.
WinDev
É um EDI bastante acessível e é usado principalmente ao fazer aplicativos rápidos, especialmente com foco em dados. Dá ao usuário diferentes modelos gráficos para escolher e é altamente interativo. Possui suporte para Java, C# e .NET e ainda oferece a opção de criação de programas para plataformas como Linux e Mac.
NetBeans
É determinado como um dos ambientes de desenvolvimento integrado mais utilizados no mundo, servindo também como um programa de software livre. É usado principalmente para programar em Java, além disso, diferentes módulos podem ser usados para estender suas funções.
GeneXus
É um poderoso software de desenvolvimento que é usado no setor empresarial, e permite criar aplicativos para ambientes Windows, aplicativos móveis e também páginas da web. É muito útil para desenvolvedores web, pois é composto por diferentes tipos de bancos de dados como: MySQL, PostgreSQL, Oracle, Microsoft SQL Server, etc.
Notepad + +
Nesse caso, o editor de texto e o código fonte são os mais usados no mundo, por ser gratuito e extremamente leve, além de ter suporte para mais de 50 linguagens de programação e ainda nos dar a opção de adicionar nossas próprias línguas. É voltado para Windows, através de ferramentas como Snap é possível que funcione em muitos aplicativos Linux.
Minecraft
É um videogame criado em Java e é amplamente aceito. É um jogo no qual o jogador pode desenvolver livremente sua criatividade para criar qualquer tipo de construção, explorar, lutar e aprimorar seus personagens; permite a integração com outros jogadores através de vários modos online. Atualmente é propriedade da Microsoft.
Pense livremente
São o conjunto de programas de escritório criados em Java e compatíveis com outras plataformas como: Android, Windows, Linux e Mac OS. São ferramentas que atuam e são conhecidas como o processador de texto Write, a planilha chamada Calc, o software de apresentação chamado Show, o editor HTML, além de um editor de blog chamado Note.
Oracle Developer Studio:
É um IDE baseado no NetBeans. É orientado para ambientes como Solaris, RHEL e distribuições Linux. É orientado sob programação em linguagens como Fortran, C e C++.
Doce Lar 3D:
É um programa de desenvolvimento NetBeans, voltado especificamente para profissionais de arquitetura e design gráfico, pois permite criar plantas 2D de uma casa ou apartamentos, salas ou salões e ver os resultados em um ambiente tridimensional. Este tipo de programa tem a vantagem de rodar em diferentes ambientes como: Linux, Mac e Windows.
Chrome:
Atualmente e em todo o mundo é um navegador da web do Google reconhecido e popular. É uma ferramenta que pode realizar análises avançadas e depuração de C++. É feito a partir do projeto Chromium.
Nestes tempos modernos, os exemplos indicados acima são os mais conhecidos e utilizados, como ferramentas de software de programação atuais, porém não podemos deixar de citar outros exemplos, que ao longo dos anos foram utilizados como processadores ou desenvolvedores de programas e que permanecem na tecnologia mercado. Muitos deles são os seguintes:
Cobol : É uma linguagem de programação projetada para uso comercial .
: É uma linguagem de programação projetada para uso comercial ASP :Foi o primeiro mecanismo de script usado no servidor da Microsoft para páginas da web.
:Foi o primeiro mecanismo de script usado no servidor da Microsoft para páginas da web. Pascal : É uma linguagem de programação exigente usada como processador em grandes computadores.
: É uma linguagem de programação exigente usada como processador em grandes computadores. RPG : Este tipo de linguagem de programação é usado para desenvolver aplicativos de negócios.
: Este tipo de linguagem de programação é usado para desenvolver aplicativos de negócios. Java: É um conjunto de especificações e aplicativos computacionais destinados ao desenvolvimento de software voltado para o ambiente multiplataforma. .
É um conjunto de especificações e aplicativos computacionais destinados ao desenvolvimento de software voltado para o ambiente multiplataforma. Blocos : Linguagem de programação que permite a criação de blocos, dentro dos quais podemos incluir blocos aninhados e, por sua vez, estes dentro de outros blocos. Este tipo de programação é conhecido como programação em blocos estruturados.
Vantagens do software de programação
Algumas das vantagens oferecidas pelo software de programação no campo das Tecnologias são:
A instalação dos programas é realizada de forma personalizada.
A execução das atividades no sistema é realizada localmente, o que afeta a velocidade no processamento das informações.
Eles são estáveis e fortes para aplicativos existentes na Web.
Eles freqüentemente usam sistemas operacionais que incluem computadores, bem como requisitos de software.
Acesso para desenvolver o pensamento abstrato e matemático para resolver problemas complexos.
Estimula a autonomia na aprendizagem e um maior nível de desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Fortalece o desenvolvimento de habilidades de trabalho colaborativo, buscando soluções de equipe inovadoras.
Agrupa o uso de diferentes “inteligências em projetos compartilhados: linguísticos, matemáticos, artísticos, espaciais, musicais, interpessoais e interpessoais.
Desperta o interesse de meninas e meninos por matemática e disciplinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em geral, o que amplia de forma mais equitativa as oportunidades de trabalho de todos os alunos nessas áreas.
No entanto, os Ambientes de Desenvolvimento Integrados oferecem vantagens que falam por si, como:
Ele nos permite fazer uso do código de depuração.
Você tem a opção rápida de encontrar arquivos com variáveis e funções declaradas.
Validações de código podem ser realizadas, ou seja, verificar se não há erros em nossa sintaxe.
Plugins ou extensões são integrados para completar e melhorar suas funções.
Permite aplicar em projetos inteiros a partir de uma única sessão.
Com todas essas melhorias à mão em comparação com um editor de texto comum, fica bem claro que usar um EDI gera muitos benefícios ao programar
Desvantagens do software de programação
Não é recomendado aplicá-lo apenas em projetos de longo prazo, pelo contrário, devem ser utilizados no curto prazo.
As comissões e custos são muito altos caso os programas não funcionem ou apresentem falhas em alguma rotina
Eles não são flexíveis, portanto, é necessário ajustá-los aos princípios do XP
Pode não ser considerado no momento de sua aplicação como um desenvolvimento tradicional mais rotineiro.
Sequência de software de programação
A sequência especifica o desenvolvimento do software, desde sua fase inicial até a fase final, incluindo seu estado funcional. A ideia é determinar as diferentes fases intermédias necessárias para validar o desenvolvimento da aplicação, com o objetivo de garantir que o software cumpre os requisitos para a aplicação e verificação dos procedimentos de desenvolvimento. Para tais fins, é garantido que os métodos utilizados são adequados.
Estas têm origem no facto de ser muito dispendioso corrigir erros que são detectados tardiamente na própria fase de implementação ou programação, durante a fase funcional. Essa sequência estrutural, que para muitos é conhecida como ciclo de vida do software de programação, permite que os erros sejam detectados o mais rápido possível e, portanto, os desenvolvedores podem se concentrar na qualidade do software em termos de implementação e nos custos que isso acarreta.
O processo sequencial pode ser estruturado da seguinte forma:
Definição de objetivos: determinar o resultado do projeto e seu papel na estratégia global.
Análise dos requisitos e sua viabilidade: coletar, examinar e formular os requisitos do cliente e revisar quaisquer restrições que possam ser aplicadas.
Projeto geral: requisitos gerais da estrutura do aplicativo.
Design em detalhes: conceituação precisa de cada subconjunto do aplicativo.
Programação (programação e implementação): é a implementação em uma linguagem de programação para projetar as funções definidas durante a fase de projeto.
Teste de Unidade – Avaliação precisa de cada subconjunto no aplicativo para garantir que eles foram implementados de acordo com as especificações.
Integração: para garantir que os diferentes módulos e applets sejam integrados com o aplicativo. Este é o objetivo do teste de integração que deve ser cuidadosamente documentado.
Teste de validação, que é responsável por garantir que o software atenda às especificações originais.
Documentação: Corresponde ao manual do usuário contendo todas as informações necessárias para os usuários do software no qual são detalhadas as funções de cada um dos processos para o desenvolvimento de futuras adaptações, ampliações e correções.
Manutenção: para todos os procedimentos corretivos e pequenas atualizações de software que são contínuas.
É importante destacar que a ordem, presença e sincronização de cada um desses procedimentos na sequência estrutural do software de programação dependem do tipo de modelo acordado entre o cliente e a equipe de desenvolvedores. Um exemplo é software grátis cuja sequência estrutural é muito dinâmica, pois muitos programadores trabalham simultaneamente desenvolvendo suas aplicações.
Leave a comment