O Adobe Illustrator é uma excelente ferramenta para edição de vetores, ideal para produzir layouts com os mais diversos objetivos e complexidades. Impressão, web design e criação de logotipos são apenas algumas das possibilidades que um designer tem ao usar o Illustrator.
Entretanto, como a maioria dos aplicativos da Adobe, ele tem um custo razoavelmente alto e uma curva de aprendizagem que pode acabar desencorajando parte dos iniciantes. Por isso, listamos aqui alguns dos principais aplicativos e softwares para quem quer começar a mexer com gráficos vetoriais de maneira descomplicada e por um custo bem menor ou completamente free.
1. Inkscape
Plataformas: Windows, Linux e Mac
Faixa de preço: grátis
Um dos melhores softwares gratuitos como alternativa ao Illustrator é o Inkscape, voltado para aqueles que precisam criar gráficos vetoriais, mas ainda não estão prontos para investir num software do pacote Adobe.
Apresentando uma interface de usuário limpa, intuitiva, mas repleta de recursos avançados (como misturas alpha, clonagem de objetos e um preciso rastreamento bitmap) o Inkscape é uma alternativa completamente livre e altamente recomendada para iniciantes.
Trabalhando principalmente com o formato aberto SVG, o Inkscape tem benefícios exclusivos que a suíte da Adobe não consegue entregar: funciona no Linux e é totalmente gratuito para baixar, utilizar e distribuir. Além disso, ocupa menos espaço em seu computador e é consideravelmente mais rápido.
Por oferecer suporte a diferentes modos de cores é uma alternativa viável para execução de trabalhos comerciais, sejam eles de web design ou destinados a meios impressos. Além disso, oferece recursos de importação nativa para arquivos do Illustrator.
2. SVG Edit
Plataformas: online
Faixa de preço: grátis
Para trabalhar com arquivos SVG, temos algumas alternativas online que sequer exigem a instalação de um programa em seu computador. Editores como o SVG Edit funcionam direto no browser e tem arquitetura construída inteiramente em HTML5, CSS3 e JavaScript.
Por se tratar de um software de código aberto, além de editar gráficos, é possível fazer o download do seu código fonte e alterá-lo como quiser, criando sua própria ferramenta de edição vetorial.
A velocidade é um dos grandes destaques desses software, que opera com um desempenho superior ao de ferramentas instaladas localmente, usando a capacidade de processamento da nuvem para lidar com a edição de gráficos.
3. Serif DrawPlus
Plataformas: Windows
Faixa de preço: grátis na versão básica, ou $24.99 na versão premium
O DrawPlus é um aplicativo extremamente intuitivo e poderoso para edição de gráficos vetoriais. Em sua versão gratuita, integra uma série de ferramentas que espelham as principais funcionalidades do Illustrator.
Apesar de não parecer um software destinado a profissionais devido a sua simplicidade, o DrawPlus é um software amigável com funções para lidar, inclusive, com desenhos 3D. Possui uma coleção de pincéis e modelos pré-definidos que facilitam a vida dos novos usuários, o que é um grande diferencial.
Além de trabalhar com modos de cores RGB, a aplicação tem perfis CMYK e faz a leitura de cores Pantone, possibilitando o desenvolvimento de layouts impressos. O DrawPlus ainda oferece uma versão paga, com mais ferramentas e recursos, pelo custo de $24.99.
4. Karbon 14
Plataformas: Windows, Linux e Mac
Faixa de preço: grátis
Karbon 14 é outro aplicativo de desenho vetorial com uma interface simplificada, altamente personalizável e extensível. Seja para quem está começando a trabalhar com vetores agora ou usuários profissionais, o software gratuito tem ferramentas específicas para tarefas como desenho, pintura a dedo, manipulação de imagem e edição de ícones, tipografias e logotipos.
O pacote Calligra, do qual ele faz parte, inclui também um aplicativo de edição de imagens similar ao Photoshop.
5. Gravit
Plataformas: online
Faixa de preço: grátis
Que tal uma ferramenta de desenho vetorial completamente online, pronta para fazer basicamente o que o Illustrator faz em suas principais funções? Com o Gravit, basta criar uma conta e começar a usar! Além de criar formas, o aplicativo tem um pathfinder e ferramentas de alinhamento muito parecidas com as que você encontra no software da Adobe.
É possível trabalhar com camadas, adicionar textos e imagens aos seus projetos e desenhar livremente. Além disso, na hora de criar um novo documento, os usuários têm a opção de escolher formatos dentre muitas predefinições úteis, como tamanhos de impressão padrão e modelos para capa de Facebook e Twitter.
Quando terminar de criar suas imagens, você pode salvar em JPG, PNG ou o formato vetorial livre SVG para continuar editando depois. Todas as imagens podem ser também armazenadas online, para que você não perca seu trabalho.
6. Sketch
Plataformas: Mac
Faixa de preço: $99.00
Esse editor de vetores para Mac é uma alternativa bem acabada e de fácil usabilidade para usuários que buscam ferramentas poderosas de edição por um preço inferior ao da Creative Cloud. Incluindo um rico conjunto de opções web (foco do Sketch), permite, até mesmo, copiar estilos em CSS diretamente para a área de transferência e reproduzi-los em seus arquivos.
Com suporte a múltiplos artboards e repetição de efeitos, como sombras, preenchimentos e gradientes, além do corte automático de elementos para web, o Sketch é focado no desenvolvimento de layoutspara meios digitais.
7. Youidraw
Plataformas: online
Faixa de preço: grátis
Youidraw é um poderoso editor de vetores online que não exige cadastro ou nenhum tipo de download para funcionar. Desenvolvido na nuvem, é perfeito para amadores e profissionais e tem ferramentas de desenho similares ao Illustrator com perfeição.
Na criação de logos ou pintura digital, usar Youidraw permite que você trabalhe com camadas e utilize sua biblioteca de estilos e templates para agilizar o desenvolvimento de novos layouts. Possui uma série de efeitos de fácil aplicação e bibliotecas de vetor pré-selecionadas. O aplicativo também inclui a ferramenta pathfinder e integra-se perfeitamente com suas contas no Google Drive ou Dropbox.
Exporte layouts em SVG e obtenha um preview automático dos seus desenhos graças a uma intuitiva área de trabalho construída em HTML5.
Não é preciso investir muito dinheiro para obter ferramentas de desenho vetorial que façam papéis quase tão funcionais quanto à que integra a suíte da Adobe.
Animado para começar sua carreira de designer e aprender a lidar com gráficos vetoriais? Conheça também os cursos da nossa Formação Design Gráfico.
Softwares Gratuitos Para Quem Está Começando ⋆ Revo Space
Quando começamos a trabalhar com arte digital sempre nos deparamos com a grande questão: que software usar?
Às vezes ainda não temos certeza se aquilo vai ficar apenas como uma diversão ou se vai se tornar um trabalho profissional, se vamos nos acostumar melhor com o programa X ou Y, ou simplesmente os custos dos melhores programas da área não cabem no nosso orçamento naquele momento!
Tanto para artistas 2D, quanto para os do 3D, o investimento em softwares de arte pode ser alto e, para quem está começando agora, pode ser uma grande insegurança.
Por isso, esta é uma lista com diversos softwares gratuitos para você, que está entrando no mundo da arte digital agora, experimentar tanto programas de ilustração e pintura digital quanto modelagem 3D!
SCULPTRIS
O Sculptris é um software para modelagem 3D que foi lançado em 2009 e foi desenvolvido pela Pixologic, que também desenvolveu o ZBrush.
Esse programa simula a modelagem tradicional em Clay, por isso tem um foco em modelagem de formas mais orgânicas.
Veja este vídeo do canal DarkEdgeTV com um processo de modelagem no Sculptris:
MEDIBANG PAINT
O Medibang paint é um software para pintura e desenho digital, porém com ferramentas exclusivas voltadas para a edição de histórias em quadrinhos!
Nesse vídeo do canal Sayrenka você pode acompanhar o processo de pintura digital no Medibang:
BLENDER
Um dos softwares gratuitos mais famosos, o Blender é um programa de modelagem 3D profissional e livre. Você pode saber mais sobre ele na nossa matéria aqui no site: Blender: Conheça o Software Livre Para Modelagem 3D.
Veja também o processo de modelagem completo em Blender no vídeo do artista polonês Michal Hokiroya:
KRITA
Assim como o Blender, o Krita é um software livre, mas para ilustração e pintura digital, que permite que os usuários tenham liberdade para alterar a programação, criando novas possibilidades e disponibilizá-las para outros e está disponível para download em Linux, Windows e macOS.
Esse programa já foi uma das nossas dicas de estudo, que você pode conferir aqui: Krita, um software gratuito para ilustradores.
A artista Sara Tepes, em seu canal do YouTube, disponibiliza diversos tutoriais e speedpaints no Krita, como este:
GRAFX2
O Grafx2 é mais um software livre, desenvolvido em 1996 e é compatível com uma grande quantidade de sistemas operacionais. Este programa é ideal para aqueles que fazem arte digital com mouse e não com mesas digitalizadoras e tablets, sendo muito popular entre os artistas da Pixel Art e artes para games.
Você pode acompanhar o processo dessa pixel art em time-lapse do canal ProwlerGFX:
KEYSHOT
A KeyShot é um programa concorrente ao Blender, que permite ao usuário renderizar e animar seus modelos 3D e é um programa mais complexo que o Blender.
Você pode conferir mais informações sobre o KeyShot em seu site, e um pouco de como funciona a modelagem nele neste vídeo do canal Maquete Eletrônica:
GIMP
Semelhante ao Krita, o Gimp é um programa de ilustração e pintura digital de código aberto, disponível para Windows, Linux e macOS.
Você pode conferir o processo completo dessa ilustração no Gimp do canal Computer Tutorials:
ALCHEMY
O software Alchemy foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar ao usuário jeitos diferentes de pintura e desenho digital e é mais um dos softwares de código aberto, compatível com processadores Windows, Linux e macOS.
Como o próprio nome sugere, é um programa que permite ao usuário fazer diversos tipos de experimentações visuais únicas entre os programas de arte 2D. Confira no vídeo:
DAZ STUDIO
Desenvolvido pela DAZ 3D, o DAZ Studio é um software gratuito para modelagem 3D e que tem compatibilidade de exportar e importar outros arquivos 3D de outros programas de modelagem e com diversas figuras iniciais para serem usadas e editadas pelos usuários.
O próprio canal do YouTube da DAZ 3D publica vídeos de modelagem completas e dicas sobre o programa:
FIREALPACA
O Firealpaca é um programa para ilustração digital, mas, diferente dos demais, não é uma boa opção para edição de imagens já existentes. Apesar dessa desvantagem, o software tem ferramentas mais versáteis para a construção de perspectiva.
Confira o vídeo do canal Katarie, com um speedpaint feito no Firealpaca:
CLARA.IO
O Clara.io é um software para modelagem, renderização e animação de modelos 3D e seu principal diferencial é ser, na verdade, um programa online, o que pode ser uma vantagem, dependendo do modo como se trabalha.
Confira a parte 1 desse tutorial feito do Clara.io:
AUTODESK SKETCHBOOK
Começou como um aplicativo famoso e grátis para dispositivos móveis e, recentemente, foi lançada sua versão para computadores e já está se tornando um dos softwares gratuitos mais queridos do público, o Autodesk Sketchbook é um programa bastante simples de se usar, mas sem ditar a qualidade e quantidade de ferramentas que estão a disposição dos usuários.
Nesse vídeo, você pode conferir um pouco de como funciona a versão para computadores do software:
BÔNUS!
Esses dois softwares, infelizmente, não são 100% gratuitos mas tem suas versões de teste, e você pode experimentar uma versão mais simples dos programas antes de investir na compra da versão completa:
PAINT TOOL SAI
um programa bastante usado e famoso entre a ilustração digital no mundo todo, o Paint Tool Sai tem grandes semelhanças com o Photoshop, mas seus ferramentas são mais voltada para a criação de imagens e ilustrações livres.
A artista ucraniana, Viria, publica em seu canal do YouTube o processo de algumas de suas ilustrações digitais, confira:
SKETCHUP
O Sketchup também é um famoso programa de modelagem 3D, com um foco para modelos arquitetônicos, o que faz com que ele seja um dos mais usados nessa área. Esse software possui sua versão Pro, para uso profissional, e sua versão Make, para uso pessoal e não comercial. Além da arquitetura, é um dos programas mais usados para o design de móveis, produtor, peças mecânicas, engenharia, e desenho técnico em geral.
Neste vídeo, você pode conferir um pouco mais de como funciona o Sketchup:
Dá para ver que existem diversas opções para, você, que está começando e ainda não sabe que software digital usar ou se vale a pena investir em um programa pago logo de cara!
Além desses, existem diversos outros programas que você pode buscar mais sobre nessa listinha feita pela usuária do Twitter Aika Intong e na matéria do site ALL3DP, que apresenta 30 softwares para modelagem 3D.
7 incríveis programas gratuitos para artistas
Anúncios
Depois do sucesso do post anterior sobre programas gratuitos para designers e desenhistas, eu decidi trazer hoje estes 7 incríveis programas gratuitos para artistas. Tenho certeza que você vai se animar e muito com eles, seja não só por eles saírem pelo “0800” como principalmente pela qualidade! Vamos lá a estas belezinhas!
Obs.: Clique nos nomes dos programas para acessar a página de download.
Krita é um poderoso programa de código aberto para pintura digital, no estilo Photoshop/Gimp, amplamente utilizado por artistas para a criação de artes conceituais.
Esse é um software de pintura digital para a criação de quadrinhos, disponível inclusive para Mac, e o bacana é que ele inclui tudo o que você precisa para ilustrar ou fazer quadrinhos.
O desenvolvedor Digital Video e a editora Dwango, anunciaram um acordo no início desse ano, visando publicar e desenvolver uma plataforma de código aberto baseada em Toonz, o software de animação utilizado há bastante tempo pelo Studio Ghibli; eis então que surgiu o OpenToonz. Ah! O site está em japonês, mas é possível alterar o idioma para o inglês.
Este é mais um software de código aberto, voltado para animação e desenho, disponível para Mac OS X, Windows e Linux. Ele permite criar animação 2D usando tanto imagens em bitmap ou vetor. O interessante é que ele importa arquivos FLV, trabalha com recursos de camadas e aceita adicionar som à animação.
[yframe
Synfig é semelhante ao Pencil 2D, porém com recursos ainda mais avançados, o que podemos considerar como nível profissional, se bem explorado é claro. Na animação acima dá para se ter uma noção da sua capacidade.
Modele, anime e renderize em 3D; tudo online! Sim, não é necessário instalar o programa no seu computador, muito menos instalar plugins no browser. De sobra você poderá ainda utilizar o serviço de graça e poder compartilhar o trabalho realizado com seus amigos.
Já faz alguns anos que a Autodesk já disponibilizava a versão estudantil de alguns de seus produtos, mas em 2014 passou a liberar versões sem a costumeira marca d’água, para fins educacionais, um benefício que você poderá aproveitar por até 3 anos. Basta fazer o cadastro no site e inserir o site da sua faculdade, sem necessidade de comprovar matrícula.
AutoCAD
Revit
Maya
3DS Max
Inventor
Gostou? Em breve publico novos posts semelhantes. Um abraço!
Leave a comment