7 programas gratuitos para substituir o AutoCAD

Imagem: ChuanYang Chen on Unsplash

Por isso, compilamos na lista a seguir 7 programas gratuitos que podem substituir em partes ou até mesmo completamente o AutoCAD, trazendo recursos, ferramentas e soluções muito semelhantes às do software pago. Confira as alternativas!

Embora o AutoCAD tenha ganhado um modelo de pagamento por assinatura nos últimos anos, o que suaviza bastante o gasto inicial com o produto, os gastos mensais acumulados com o programa não são para qualquer bolso.

É para responder a esta pergunta que a equipe do TecMasters foi atrás das melhores alternativas gratuitas de programas de desenho auxiliado por computador (CAD).

Quem trabalha nos setores de arquitetura , engenharia e design industrial sabe que – ao lado da Matemática – o AutoCAD é uma das suas principais ferramentas de trabalho. Mas e quem está começando na área ou não pode pagar pelo programa da Autodesk , como fica?

1) FreeCAD

Como o próprio nome indica, o FreeCAD é possivelmente a principal alternativa gratuita ao AutoCAD. Trata-se de um modelador 3D paramétrico de código aberto que permite criar, editar e customizar projetos de objetos e máquinas com bastante facilidade.

Permite esboçar formas 2D e utilizá-las como base para outros objetos

Extração de modelos 3D para criação de desenhos de alta qualidade

Compatibilidade com vários formatos: STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e outros

Possui, entre outros recursos, um módulo de simulação de robôs

Faça o download do FreeCAD neste link.

2) SketchUp

Embora os planos mais robustos do SketchUp exijam um pagamento periódico, sua versão gratuita ainda oferece muitos recursos para quem quer experimentar esse tipo de software. Mais voltado para o design e a modelagem de objetos e móveis – e não tanto para as máquinas –, o SketchUp funciona diretamente no seu navegador de internet.

Permite o trabalho cooperativo em projetos

Oferece 10 GB de armazenamento em nuvem

Dá acesso a modelos 3D criados por fabricantes de produtos reais

Importa arquivos do tipo SKP, JPG, PNG e exporte em SKP, PNG, STL

Acesse a versão gratuita do SketchUp a partir deste link (exige registro).

3) LibreCAD

O LibreCAD é um projeto criado e gerenciado por um pequeno grupo de desenvolvedores e oferece gratuitamente a engenheiros, arquitetos e designers uma aplicação CAD exclusivamente 2D.

Oferece camadas, blocos , polilinhas, elipses, tangentes e outras ferramentas avançadas

Pesa menos de 30 MB e é extremamente rápido

Salva arquivos DXF, mas tem suporte a SVG, JPG, PNG, PDF e outros formatos

Faça o download do LibreCAD neste link.

4) OpenSCAD

O OpenSCAD é um software focado na criação de objetos CAD 3D sólidos. Assim, ele pode ser o aplicativo que você está procurando quando planeja criar modelos 3D de peças de máquinas ou objetos com designs complexos.

Permite a extrusão de modelos a partir de projetos 2D

Ferramentas de construção de geometria sólida (CSG)

Suporte a arquivos DXF, STL e OFF

Faça o download do OpenSCAD neste link.

5) BRL-CAD

O BRL-CAD é um poderoso programa de modelagem de sólidos utilizado pelos engenheiros do exército norte-americano. Com ferramentas para criação, edição e simulação de objetos, seu projeto está em atividade há mais de 30 anos e ele se tornou um software de código aberto em 2004.

Sistema de modelagem e edição de geometria avançados

Recursos de ray tracing para renderização e análise geométrica

Ferramentas de benchmark integradas

Uma infinidade de bibliotecas que aprimoram e ampliam o uso do programa

Faça o download do BRL-CAD neste link.

6) pCon.planner

Mais voltado para os arquitetos, o pCon.planner é uma aplicação profissional, mas simples de usar, para o design de interiores e configuração gráfica de produtos. Possui diversos recursos não só para a modelagem de objetos e ambientes, mas também para apresentação do projeto finalizado.

Planificação de espaços, configuração de produtos e apresentação numa única solução

Criação de renders, imagens animadas e foto panorâmicas realistas

Acesso a milhões de modelos 3D através do e da galeria 3D

Trabalha nativamente no formato DWG, mas suporta DXF, DWT, SAT, SAB, 3DS, FBX e SKP

Faça o download do pCon.planner neste link.

7) QCAD

Como outros programas gratuitos desta lista, o QCAD é uma alternativa grátis ao AutoCAD que trabalha com projetos CAD 2D. Com ele, você pode criar desenhos técnicos como plantas de edifícios, design de interiores, peças mecânicas ou esquemas e diagramas.

Dezenas de ferramentas para construção e modificação de objetos

Biblioteca com mais de 4.800 componentes CAD

Interface de scripting ECMAScript (JavaScript)

Trabalho com os formatos DXF e DWG

Faça o download do QCAD neste link.

As vantagens do AutoCAD vs. desenhos manuais

As vantagens do AutoCAD vs. desenhos manuais

Ao fazer desenhos técnicos, existe a opção de fazer o trabalho manualmente ou usar programas como o AutoCAD. Embora algumas pessoas prefiram desenhar manualmente, o AutoCAD oferece algumas vantagens que não podem ser alcançadas com lápis e papel. Se você estiver pensando em economizar e deixar de usar o AutoCAD, geralmente vale a pena fazer o investimento.

Acesso

Uma das vantagens do uso do AutoCAD em relação ao uso de técnicas manuais de desenho é que os projetos podem ser acessados de qualquer lugar. Com o software, o desenho pode ser salvo em um servidor remoto e depois acessado de qualquer computador ou aparelho com internet. Isso pode te poupar de carregar seus materiais. Se esquecer o desenho, você pode simplesmente baixá-lo com um computador.

Visualizações 3D

Outra vantagem do AutoCAD é a habilidade de ver os desenhos em 3D. Embora desenhos tridimensionais possam ser feitos no papel, eles geralmente não parecem tão realistas quanto no AutoCAD. Usando o programa, os projetos podem ganhar vida e ajudar os clientes a visualizarem o produto. O processo de visualização se torna mais eficiente e os desenhos são mais realistas.

Economia de tempo

Usar a tecnologia do AutoCAD pode ajudar a economizar bastante tempo em relação ao desenho manual. Ao usar técnicas manuais, cada linha deve ser desenhada fisicamente e sua posição conferida. Com o programa, é preciso simplesmente apontar e clicar. Isso permite que os projetos sejam feitos mais rapidamente, para que haja tempo para outras coisas.

Padrão de mercado

Outro motivo para se usar a tecnologia do AutoCAD é o padrão da indústria. O programa é usado por muitos profissionais na área do design. Se for preciso enviar um projeto para alguém, existe a certeza de que a pessoa poderá acessá-lo. Com desenhos manuais, pode não ser possível enviar desenhos e informações mais facilmente. Com outros programas de design, outras pessoas podem não conseguir acessá-los.

AutoCAD para arquitetos: confira as dicas

O AutoCAD é um software utilizado por arquitetos e engenheiros em seus projetos. Ao longo de 40 anos de trajetória, houveram muitas atualizações que contribuíram para a sua consolidação no mercado, visto que esse é um dos programas mais utilizados para elaboração de desenhos técnicos por profissionais da construção civil.

Para conhecer mais sobre o AutoCAD e como ter acesso ao software, acompanhe nosso artigo. Você lerá os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

A história do Autocad

O lançamento do AutoCAD, pela empresa Autodesk, surgiu para popularizar os softwares de CAD. Até 1982, ano em que foi lançado, os anteriores eram de difícil manuseio e só funcionam em computadores com maiores processamento - máquinas de grande porte e com preços elevados.

Foi a partir daí que um programa CAD foi capaz de criar desenhos técnicos abrangendo diversas áreas como arquitetura, engenharia e design. Tendo em vista, essa nova era, outras empresas foram se interessando em produzir extensões para o AutoCAD. A AutoDesk, então, se empenhou em investir nessas empresas em prol do programa.

Hoje em dia, diversas áreas ainda utilizam o software, tal como as engenharias mecânica, de infraestrutura e de geoprocessamento, além, é claro, da civil.

O que é Autocad?

O AutoCAD é um software do tipo CAD (Computer Aided Design ou Desenho auxiliado por computador), que pode ser utilizado para desenhos técnicos em duas dimensões (2D), como também, para modelos tridimensionais (3D). A utilização desse software abrange várias áreas, como citamos anteriormente, e é muito difundida na área de arquitetura.

Com o programa, é possível elaborar projetos técnicos como, por exemplo, desenhos de plantas baixas, fachadas, cortes e desenhos isométricos. Além da elaboração de projetos complementares de elétrica e hidráulica.

Como o AutoCAD tem um ambiente com recursos e ferramentas voltados para arquitetos, o software possui diversas possibilidades, com uma vasta biblioteca para arquitetura. O programa é compatível com a maioria dos softwares disponíveis no mercado, sendo possível importar e exportar arquivos com facilidade. Inclusive, há compatibilidade com o sistema operacional Microsoft Windows e Mac OS.

Existem diferentes versões, entre elas: o AutoCAD, o AutoCAD LT e o AutoCAD para estudantes.

O software permite tanto a elaboração de desenhos simples quanto desenhos mais complexos. E além de utilizar as ferramentas disponíveis na interface do programa, é possível começar a desenhar através de comandos pelo teclado. Geralmente, é habitual que as pessoas utilizem o programa em inglês. Isso não é uma regra, você pode usá-lo em português, se quiser.

Antes de baixar o Autocad e começar a sair desenhando, é importante que você entenda sobre os principais formatos de arquivo:

DWG (DRAWING): é a extensão padrão do AutoCAD, mais utilizados por arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento de projetos 2D. É capaz de desenhar, anotar, medir e até mesmo renderizar.

é a extensão padrão do AutoCAD, mais utilizados por arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento de projetos 2D. É capaz de desenhar, anotar, medir e até mesmo renderizar. DWT (DRAWING TEMPLATE): são os arquivos de modelo, ou seja, ao iniciar um projeto no AutoCAD e abrir com esse formato pré-configurado, algumas configurações já estarão salvas, como tipos de cotas, tamanho de texto, unidades de medidas, etc.

são os arquivos de modelo, ou seja, ao iniciar um projeto no AutoCAD e abrir com esse formato pré-configurado, algumas configurações já estarão salvas, como tipos de cotas, tamanho de texto, unidades de medidas, etc. DXF (DRAWING INTERCHANGE FORMAT): é o formato compatível com muitos programas. Por exemplo, a criação de modelagem 3D no SketchUp para arquitetura, comumente feita pelos arquitetos, é elaborada a partir das plantas baixas migradas do AutoCAD. Com o formato .dxf, é possível fazer essa interoperabilidade.

é o formato compatível com muitos programas. Por exemplo, a criação de modelagem 3D no SketchUp para arquitetura, comumente feita pelos arquitetos, é elaborada a partir das plantas baixas migradas do AutoCAD. Com o formato .dxf, é possível fazer essa interoperabilidade. DWF (DESIGN WEB FORMAT): é apropriada para transmissão via Web e redes, nele há compressão do arquivo, ocupando 50% menos espaço que a extensão padrão.

é apropriada para transmissão via Web e redes, nele há compressão do arquivo, ocupando 50% menos espaço que a extensão padrão. BAK (BACKUP FILE): no momento em que você salva um .dwg, automaticamente é criado um arquivo backup, sendo esse uma cópia de segurança, que evita perda de trabalho repentina. Basta renomeá-lo como extensão .dwg para retomar o trabalho no AutoCAD.

Agora que sabemos um pouco mais sobre o programa, separamos algumas dicas nos tópicos seguintes.

Como baixar o Autocad?

Para baixar o AutoCAD, é necessário escolher uma versão e adquirir a licença no site da Autodesk Account. Você pode fazer um teste antes, válido por 30 dias. Depois disso, é só escolher o idioma e fazer o download do produto, em seguida faça a instalação e comece a projetar.

Agora se você é estudante, a Autodesk disponibiliza a versão estudantil de forma gratuita, basta entrar no site, escolher a versão e baixar. Os passos seguintes são: ler o aviso sobre os requisitos do sistema, escolher o tipo de usuário e seu idioma, preencher suas informações pessoais para criar uma conta ou acessar uma existente, ler o aviso de avaliação e clicar em iniciar o download.

Depois disso, é só instalar o AutoCAD e começar a usar a versão teste.

Como usar o AutoCAD?

No AutoCAD, além de criar desenhos, é possível inserir textos, tabelas, adicionar cotas e organizar como se deseja imprimir tudo isso. Mostramos abaixo, a interface do programa para que você possa dar os primeiros passos. Acompanhe:

Inicie o programa e em seguida clique em “start drawing” para começar um desenho.

Citamos anteriormente, que muitos profissionais utilizam o software com a linguagem em inglês, isso porque tornou-se universal utilizar o idioma na “Linha de Comandos”. Por exemplo, se você quiser desenhar uma linha, digite "line'' + enter. Ou se você quiser desenhar um círculo, digite "circle'' + enter, e assim por diante.

Os “Ícones de Atalhos” e o “Menu de Barras” também ajudarão você a visualizar e utilizar os comandos de construção, visualização e modificação de um desenho.

O AutoCAD tem dois ambientes de desenho: o “Model Space” (Espaço de modelação) onde é possível criar o desenho em escala real e o “Paper Space” (Espaço de impressão) onde é criado o layout para apresentação de desenho.

#Dica: o AutoCAD é uma ferramenta de trabalho com inúmeras possibilidades, caso você ainda não saiba utilizá-lo, procure cursos de capacitação que irão acrescentar seu currículo e sua formação. Lembre-se, que na internet, também há uma série de materiais e tutoriais gratuitos. Acompanhe a Vobi para receber outras dicas de como utilizar o programa, pois estamos sempre buscando te manter atualizado.

Quais os requisitos de hardware para baixar o AutoCAD?

Você certamente já teve problemas com arquivos que constantemente travam, não é mesmo? Isso porque, conforme o projeto vai sendo desenvolvido e novas informações adicionadas, os gráficos tendem a ficarem mais pesados.

Por isso, é importante ficar atento às configurações do seu computador, a fim de evitar problemas com travamentos ou incompatibilidades com as atualizações. Fique atento as condições mínimas de hardware, para baixar o AutoCAD 2022, listadas abaixo:

Processador básico: 2.5 a 2.9GHz;

Memória: 8GB;

Espaço livre em disco: 10GB;

Placa de vídeo: GPU 1GB com 29GB/s.

Mas calma, não se desespere se as configurações da sua máquina forem menores que essas. Você pode baixar versões anteriores a atual, como o AutoCAD 2020 e AutoCAD 2019. Também não significa que você deva comprar um novo notebook para se adequar às configurações, não é uma indicação. Contudo, se você quiser comprar um novo, o mais importante é fazer uma ampla pesquisa das configurações e dos produtos.

O que são blocos para AutoCAD e onde consegui-los?

Uma das vantagens de usar o AutoCAD, é que existe uma gama de blocos disponibilizados, os quais otimizam o fluxo de trabalho da vida cotidiana. Mas afinal, o que são blocos para AutoCAD e onde encontrá-los?

Blocos são desenhos em 2D ou 3D, que agrupados atuam como um único objeto. Assim, você pode utilizá-los várias vezes em diferentes projetos. Sendo possível criá-los, obtê-los nas ferramentas do AutoCAD ou baixá-los via internet.

Dessa forma, não é preciso ficar desenhando novamente equipamentos que comumente são utilizados. Tendo como exemplo, a realização de projetos residenciais onde se é necessário a repetição de desenhos, como fogões, geladeiras, janelas, carros, televisões, entre outros.

Por isso, separamos alguns sites que disponibilizam blocos para AutoCAD de forma gratuita, que te ajudarão a não perder tempo na busca, são eles:

Há uma variedade de blocos disponibilizados pelo site, tanto 2D e 3D. A curadoria é feita pela equipe responsável, como por marcas parceiras e visitantes do site que enviam os arquivos para AutoCAD. O CADblocos é mantido atualizado, sendo feita a verificação de funcionamentos dos links.

A plataforma se divide em categorias, como blocos 3D, acessórios, banheiros, blocos PNE, cozinhas, diversos, equipamento urbanos, esquadrias, fabricantes, hachuras, hidrossanitários, instalações elétricas, mobiliário, pessoas, rotinas LISP, vegetações, veículos. Assim, você evita gastar muito do seu tempo em pesquisas na internet.

O site com os arquivos .dwg, oferece várias opções de mobiliários, objetos de decoração, utensílios e opções de layout para plantas baixas. Como também, várias opções para cortes e fachadas - pessoas, animais, carros, árvores, entre outros.

A plataforma conta com um acervo de blocos para AutoCAD em .dwg, tanto em planta como em vista. Pessoas, vegetação, veículos, mobiliários, esquadrias, equipamentos, lumínico, escadas, etc.

Por fim, mas não menos importante, a Vobi. Apesar de não ser uma plataforma voltada para blocos para AutoCAD, nós da Vobi estamos sempre buscando facilitar a rotina dos arquitetos e designers de interiores e isso inclui pensar em todas as etapas do projeto. Pensando nisso, nós temos disponíveis gratuitamente para download conteúdos como:

Leave a comment