AutoCAD passo a passo: projetos e recursos avançados em 2D

O software permite a criação de desenhos, sendo possível a modelagem de peças mecânicas, plantas estruturais, desenho de equipamentos eletrônicos, e muitos outros projetos que demandam um alto grau de complexidade.

Tudo o que é fabricado ou construído, antes precisa ser desenhado e, grande parte dos desenhos é desenvolvido no AutoCAD. Esse programa é um software do tipo CAD – sigla em inglês para Desenho Auxiliado por Computador – e é utilizado principalmente para a criação de desenhos técnicos e desenvolvimento de projetos.

O AutoCAD foi criado e comercializado pela Autodesk Inc. desde 1982, e desde então, tem sido um divisor de águas para os profissionais das diversas engenharias, arquitetura, informática e outros ramos da indústria.

Aprender a fazer desenhos técnicos à mão é importante para a formação de um bom profissional. No entanto, os trabalhos têm sido cada vez mais pautados pela agilidade e precisão, tornando o conhecimento de algumas tecnologias, como o AutoCAD, indispensáveis. O software permite a criação de desenhos, sendo possível a modelagem de peças mecânicas, plantas estruturais, desenho de equipamentos eletrônicos, e muitos outros projetos que demandam um alto grau de complexidade.

Por ser um programa universal, o AutoCAD possui compatibilidade com diversos outros softwares. Em comparação com desenhos manuais, o software tem mais precisão e as chances de haver erros no projeto diminuem, consideravelmente. Além disso, utilizando o AutoCAD é possível ao padrão do mercado, apresentando projetos claros e objetivos. Além disso, proporciona economia de tempo e trabalho eficaz.

Profissionalização

Dentro da engenharia, desenhos técnicos são importantes para o desenvolvimento de projetos físicos – construção civil, produtos, e equipamentos industriais. O AutoCAD vem se tornando uma ferramenta indispensável para muitos profissionais, entre eles os que atuam na Engenharia de Produção, por exemplo. Para os Engenheiros de Produção que trabalham no desenvolvimeno de produto, é de extrema importância a manipulação de um software de desenho técnico. Esse profissional promove produtos desde sua concepção conceitual, pois é ele quem trabalha com a ideia e a modelagem.

Tendo como foco o rendimento organizacional da empresa, com o uso do AutoCAD, será possível apresentar projetos precisos de maneira eficiente, alavancando a carreira.

Aos que desejam se juntar ao ramo de Engenharia de Produção, o conhecimento em AutoCAD tem início na universidade. Os primeiros contatos dos alunos da graduação com o desenho técnico são reservados para o papel, lápis, compasso e esquadro. Entretanto, é inegável que a existência de softwares potencializam a produção, tornando o uso fundamental e obrigatório aos alunos.

Sistema de Ensino R5

O mercado de trabalho não para e está sempre aberto a pessoas atualizadas e experientes. Um profissional que acompanha esse ritmo e pensa em expandir suas habilidades sem dúvidas estará em posição de destaque.

O sistema de Ensino R5 disponibiliza dois cursos que se encaixam bem nesse perfil. De maneira prática, a plataforma garante a utilização do software AutoCAD 2D – duas dimensões, por meio dos cursos AutoCAD passo a passo: Projetando em 2D e AutoCAD passo a passo: Recursos Avançados em 2D.

O curso proporciona aprendizagem completa, como utilizar as configurações básicas, os comandos e elaboração de projetos, desenhos técnicos e representações gráficas. Com a conclusão, o aluno estará apto a trabalhar com AutoCAD, destacando-se no mercado de trabalho. Se você busca qualificação profissional para entrada imediata no mercado de trabalho ou pretender aperfeiçoar-se para melhorar as habilidades profissionais, este curso é ideal. Clique aqui e saiba mais.

O que é o Autocad e para que serve

Lançado em 1982 pela Autodesk, Inc., o AutoCad é um programa de software de Desenho Assistido por Computador (DAC) ou CAD (do inglês: computer aided design) em 2D e 3D (3 dimensões), utilizado para a criação de projectos para edifícios, pontes e outros projectos de engenharia.

Nos anos 80, o AutoCad funcionava principalmente utilizando polígonos, círculos, linhas, arcos e texto para criar objectos personalizados.

Já a partir dos anos 90, este software passou a utilizar recursos mais aprofundados para personalizar esses objectos, construídos com uma interface avançada de programação usando C ++.

A partir de 2007, o programa passou a ter ferramentas 3D muito mais avançadas, que permitem uma maior flexibilidade e exploração, com alta qualidade e com maior rapidez.

O AutoCad é utilizado principalmente por desenhadores, embora os engenheiros, topógrafos, designers de interiores e arquitectos também usem este software.

O que fazem os profissionais através do AutoCad:

Os engenheiros mecânicos preparam projectos de máquinas e dispositivos mecânicos.

Os arquitectos elaboram projectos para edifícios residenciais e comerciais.

Os engenheiros civis elaboram projectos de construção de estradas, pontes, sistemas de esgotos, entre outros.

Os engenheiros elétricos trabalham com electricistas e preparam diagramas de instalações eléctricas.

Os engenheiros electrónicos também preparam esquemas eléctricos para uso no fabrico, montagem e reparação de aparelhos electrónicos.

Os engenheiros aeronáuticos criam modelos utilizados no fabrico de aeronaves e outros aparelhos afins.

Depois, um dos recursos bastante utilizados no AutoCad é o efeito de ver os objectos em 3 dimensões (altura, largura e profundidade). É possível virar um automóvel, por exemplo, e ver a parte de baixo, abrir as portas, ver o motor e obter uma riqueza de detalhes numa questão de segundos.

As impressoras 3D são um complemento utilizado para criar modelos ou produtos directamente dos projectos feitos no AutoCad.

O que mais pode fazer com o AutoCad:

Limpeza de bitmap, edição e manipulação, conversão de vectores e processamento de imagem.

Produzir animações cinematográficas de qualidade nos modelos criados enquanto modifica as configurações visuais e de iluminação em tempo real.

Aproveitar os seus desenhos à mão e usá-los para criar esboços de projeto em AutoCad.

Coordenar os seus arquivos, guardando-os numa nuvem/base de armazenamento do Autodesk 360. Assim, pode manter os seus arquivos sincronizados e as definições personalizadas directamente no AutoCad.

Colaboração em tempo real:

O AutoCad permite converter modelos em interpretações 3D, que podem ser compartilhadas e publicadas na web ou em dispositivos móveis.

A partilha de arquivos e a possibilidade de trabalhar nos desenhos, em conjunto com outras pessoas fisicamente distantes, mas em tempo real, é um dos recursos poderosos do AutoCad WS. Para partilhar um desenho basta utilizar o botão “share”.

Alguns dos dados são protegidos, e, em muitos casos, é possível partilhar um desenho sem o risco de ser modificado.

Notas finais:

Muitas das formas de interagir com o AutoCad foram, com o tempo, actualizadas e o programa ficou mais intuitivo.

Por ser uma aplicação gráfica e bastante completa, quanto melhor forem os recursos do computador (placa de vídeo, cpu, monitor, memória RAM), melhor será a performance do AutoCad.

Como vê, o AutoCad dá-lhe o poder de criar projectos em quase todas as formas que possa imaginar. É onde pode moldar objectos extremamente complexos e modificar superfícies. Há uma infinidade de utilidades no AutoCad. Portanto, se pretende utilizar este software, pense na área em que pretende trabalhar e, sobretudo, se possui conhecimentos técnicos acerca dela.

O Autocad é um software verdadeiramente complexo e que só deve ser utilizado por profissionais, por isso, caso tenha um projecto que requeira a utilização do mesmo envie-nos um pedido. Na Zaask encontrará o profissional certo para o seu projecto.

Vantagens de usar o AutoCAD

Por mais que você nunca tenha utilizado, em algum momento da sua vida você já ouviu falar em AutoCAD. Esse software é um dos mais conhecidos quando o assunto é produzir gráficos 2D e 3D e se você ainda não o usa, reunimos 5 bons motivos para utilizá-lo.

5 vantagens de se usar o AutoCAD

1# Compatibilidade

Já pensou em dedicar horas e mais horas produzindo um desenho e depois não conseguir enviá-lo para outro aplicativo? Com o AutoCAD isso não acontece. O programa é universal e tem compatibilidade com diversos outros softwares e o padrão dessa ferramenta é uma das mais procuradas no mercado.

2# Ferramentas gráficas

Desenhar, modelar, remodelar, ver as dimensões. Tudo isso é possível com o AutoCAD. Somando-se a isso, o software é o mais completo no mercado quando o assunto é volume e desenhos geométricos de maior complexidade.

3# Plataforma de edição

Talvez o maior diferencial do AutoCAD para softwares semelhantes seja o AutSlip. Essa linguagem própria e única do CAD permite a transformação de aplicativos específicos para cada área de atuação do designer: engenharia, arquitetura, topografia entre outras.

4# Acesso remoto

Você não precisa ficar carregando seu notebook pra cima e pra baixo para editar um projeto. Basta salvá-lo em um servidor remoto, para ter acesso a ele na faculdade, no trabalho pela internet.

5# Qualidade dos gráficos

Quem trabalha com desenhos bem sabe que a qualidade dos gráficos faz toda diferença na elaboração do projeto. Nesse quesito o AutoCAD é muito bem servido. Seja em 2D ou 3D os desenhos nesse software são eficientes e realistas, dando uma visão próxima do real de como ficaria o produto.

Referência no mercado

O AutoCAD é o padrão da indústria do setor. É a base para a criação de projetos na área das engenharias, da arquitetura, design. Não são só os mais de 30 anos no mercado que consolidaram o software como o preferido. Nenhum outro programa consegue produzir desenhos mais precisos.

Isso reflete também na oferta por cursos para manuseio e aperfeiçoamento nessa ferramenta. No universo online não faltam fóruns de ajuda e discussão sobre como otimizar o uso do software para ter projetos com o melhores resultados.

Versões

Desde seu lançamento em 1982 o AutoCAD já teve 19 releases. O mais recente chegou ao mercado em julho passado (versão 19.2) e pode ser acessado nos sistemas Windows e Mac.

Leave a comment