Muitas vezes nos deparamos com situações em que não conseguimos expressar a nossa ideia apenas com palavras e é nesse momento que podemos recorrer a programas que ajudam a reproduzir o que temos em mente.
O uso de softwares de design facilitou os processos de prototipagem, os quais passaram a ser executados de maneira digital, sendo assim mais preciso, rápido, econômico e seguro.
Além disso, o conhecimento de métodos para analisar o seu processo de fabricação pode ajudar na identificação de gargalos na sua produção.
Nesse artigo, iremos falar sobre as ferramentas e métodos que podem ajudar no desenvolvimento e design do produto que você deseja para a sua empresa.
Por que usar esse tipo de ferramentas no seu produto?
Redução de custos
Algo que já sabemos, mas vale a pena ressaltar é: prototipar virtualmente é capaz de reduzir muito o custo de produção.
Você pode prototipar o seu produto manualmente usando argila, madeira, massinha de modelar, entre outros; e ter uma noção de como o produto final vai ficar, mas com o uso de uma ferramenta digital adequada, você modela sua peça da maneira certa de como ela deveria ficar, sem contar que não ocupa nenhum espaço físico da sua empresa.
Quando há falhas ou erros no desenho, você pode verificar imediatamente no programa utilizado na modelagem. Além disso, pode corrigir sem demora o que não é possível quando o produto é feito manualmente.
Ao conhecer as ferramentas e métodos adequados para o desenvolvimento do seu produto, você intensifica significativamente os resultados da sua empresa.
Por último, o uso dessas ferramentas reduz seus resíduos – por ser tudo digital – e o meio ambiente agradece.
E se você tiver um projeto robusto?
Primeiramente, vale entender o que é um projeto robusto.
Um projeto robusto é aquele que não é sensível às variações da produção, o que permite um produto de qualidade, seguro e competitivo.
Para isso, podemos utilizar muitas ferramentas durante o desenvolvimento que minimizam a possibilidade de falhas durante o projeto ou durante a vida do produto.
Estas são algumas ferramentas capazes de fazer um projeto robusto:
QFD ;
DFMA;
FMEA;
Engenharia simultânea.
Projeto Robusto: Ferramentas
As ferramentas QFD, DFMA e FMEA foram escolhidas por serem as ferramentas técnicas mais disseminadas no processo de desenvolvimento de produto, sendo até mesmo recomendadas em normas de referência.
A engenharia simultânea se destaca devido ao fato de não se tratar de uma técnica, mas de uma “maneira de se pensar”.
QDF
O QDF (Quality Function Deployment ou, no português, desdobramento da função qualidade) é uma técnica desenvolvida por Shigeru Mizuno e Yoji Akao no controle de qualidade, o que implementa programas para satisfazer os stakeholders.
O método consiste em ouvir a voz do cliente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos.
DFMA
O DFMA (Design for Manufacturing and Assembly) é um método que ajuda a adequar o produto às características da produção e montagem, procurando melhorar a qualidade e reduzir o tempo de produção.
O método indica o fortalecimento do princípio Raciocínio Sistêmico da gestão do conhecimento.
Os princípios do DFMA são conhecimentos no estado explícito (formal e sistemático), mas que são frutos de experiência passada. Isso facilita a disseminação desse conhecimento entre os envolvidos no processo de desenvolvimento o produto.
O DFMA refere-se à compreensão dos processos, materiais e mão-de-obra nos sistemas de manufatura e montagem.
FMEA
A FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) é um método para detectar e eliminar problemas de forma sistemática. Esta ferramenta está focada no conhecimento dos membros, em relação aos problemas de qualidade e desempenho do produto.
A FMEA permite qualificar a importância dos problemas. A ferramenta permite reforçar o tratamento do erro. A busca por falhas pressupõe a existência de erros.
A aplicação dessa ferramenta é realizada de tal maneira que permite:
Padronizar procedimentos;
Fazer um registro histórico de análise de falhas;
Selecionar e priorizar projetos de melhoria.
A fase final do processo consiste em analisá-lo.
Se o cronograma de trabalho foi seguido;
Se o método de trabalho foi adequado;
Se buscou-se o consenso;
Se as conclusões podem ser encaminhadas às chefias competentes.
Engenharia Simultânea
A engenharia simultânea é um processo desenvolvido para enfatizar o atendimento das expectativas dos clientes. Inclui valores de trabalho em equipe (cooperação, confiança e compartilhamento).
Tem como base a sinergia entre seus agentes, geralmente pessoas de diversas áreas da empresa.
A Engenharia Simultânea tem mais relação com os princípios da gestão do conhecimento específico do problema. Tem como objetivo a aprendizagem em grupo e cultura do compartilhamento.
Quais softwares posso utilizar para modelagem?
Depois de conceber a ideia do seu produto, é hora de atribuir um design a ele.
Existem muitos programas de modelagem e uma grande vantagem da utilização deles é a possibilidade de exportar o seu molde no formato utilizado na impressão 3D, podendo criar o primeiro protótipo do seu produto.
Segue abaixo alguns exemplos de programas utilizados para esta finalidade.
Siemens NX
Área de trabalho do Siemens NX
O Siemens NX é um pacote cheio de recursos que atendem a maioria das necessidades da fabricação automotiva e aeroespacial. Além disso, conta com suporte para várias formas de modelagem 3D.
O software consegue solucionar quase todo o processo de produção, desde design até a fabricação.
É a ferramenta ideal para aqueles usuários que realmente precisam de um programa completo. Se esse não for o seu caso, evite-o, pois poderá ser uma dor de cabeça na hora de usá-lo.
SolidWorks
Área de trabalho do SolidWorks
O SolidWorks é um programa de modelagem 3D baseado no CAD (computer-aided-design).
O software foi desenvolvido para uma variedade de negócios, especificamente nas áreas aeroespacial, automotiva, construção naval, equipamentos industriais, arquitetura e inclusive no setor médico e de energia.
O SolidWorks já tem o seu lugar entre os melhores softwares industriais de modelagem 3D, tanto que, segundo o desenvolvedor, mais de 2 milhões de engenheiros e designers em mais de 165 mil empresas usam o SolidWorks desde 2013.
É o melhor software para profissionais da indústria de diversas áreas.
Inventor
Área de trabalho do Autodesk Inventor
O Autodesk Inventor é um programa de modelagem 3D desenvolvido pela Autodesk para criar protótipos sólidos mecânicos digitais.
Ele é usado para o desenho mecânico 3D, design visual, criação de ferramentas e simulação de produtos antes de serem construídos.
O Inventor é uma peça altamente avançada de software de modelagem 3D, mas assim como o SolidWorks, precisa de um treinamento e conhecimento avançado de engenharia.
É um software que serve para profissionais da indústria que necessitam de modelos 3D, visualização e simulação de capacidades.
Cabe mencionar que o Inventor é o único software mencionado que serve tanto para Windows como para Mac. O SolidWorks e o Siemens NX são de uso exclusivo do Windows.
Outros softwares
Além dos 3 mencionados anteriormente, existe uma infinidade de produtos que fazem modelação em 3D. O site da All3DP fez uma listagem com os programas que mais se destacam e são reconhecidos profissionalmente.
Esses softwares exigem uma licença cujo preço é bastante elevado, mas para você que não quer e nem tem motivos para despender uma grana alta, existem softwares gratuitos como o Blender, FreeCad, LibreCAD, Meshmixer e OpenSCAD.
A grande diferença destes últimos é que geralmente esses programas têm grandes limitações em comparação com os as versões pagas mencionadas.
Quero criar um molde 3D da minha ideia, mas não sei usar esses programas. E agora?
Se você está encaminhado na ideia do seu produto, mas não tem nem dinheiro para adquirir esses programas ou conhecimento de como utilizá-los ainda há solução para você.
Nós somos a TECMEC, Empresa Júnior de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília.
Temos uma equipe competente de consultores habilitados a utilizar esses softwares, sem contar com o conhecimento técnico em engenharia que é um diferencial na hora da modelagem.
Além disso, fazemos projetos de máquinas exclusivas de acordo com os pré-requisitos do seu empreendimento e respeitando as condições de contorno existentes.
Buscamos mudar a realidade da sua produção por meio de ideias criativas e soluções de baixo custo, mantendo a qualidade do produto final.
Tem interesse? Não perca mais tempo e agende agora uma visita técnica gratuita conosco a para avaliar o seu negócio!
Leave a comment