Melhor Software Livre para Designers e Desenvolvedores para 2022

Ao se preparar para o próximo ano, é uma boa ideia preencher as lacunas em sua coleção de softwares, especialmente quando há tantos softwares bons que você pode acessar on-line gratuitamente.

Cuidado, no entanto - nem todas as coisas "gratuitas" são realmente gratuitas. Em primeiro lugar, é claro, você deve evitar versões falsificadas do payware, porque isso pode causar problemas em mais de uma maneira. Outra coisa a observar é que alguns softwares gratuitos são suportados por anúncios, enquanto outros softwares podem ter comportamentos indesejáveis, como acompanhar o que você faz on-line.

Neste guia, nos concentramos exclusivamente em títulos que são 100 por cento gratuitos, fáceis de encontrar, úteis, impulsionadores de produtividade e desprovidos de qualquer conteúdo “extra” malicioso ou irritante. Talvez você não precise de todos esses aplicativos, mas essa lista incluirá alguns títulos que ajudarão você a trabalhar melhor de alguma forma.

1. Apps portáteis

Para usuários do Microsoft Windows, esse é um excelente software. É um lançador de aplicativos de plataforma que permite usar aplicativos portáteis em vez de instalar software no seu PC. É excelente porque isso significa:

Menos chance de corrupção do registro e inchaço do registro

Menos vetores de vírus para entrar no seu sistema

Aplicativos que você pode levar com você e usar em qualquer máquina Windows

Nenhum espaço desperdiçado no seu HDD ou SSD. Tudo pode ser instalado em um pen drive

Aplicativos podem ser atualizados quando uma nova versão se torna disponível

Todos os seus aplicativos portáteis são agrupados em uma lista categorizada

Portable Apps é um pequeno aplicativo em si e é muito fácil de usar. Você pode baixá-lo diretamente para uma unidade USB e ter todos os seus aplicativos sempre com você em qualquer lugar e configurado da maneira que preferir.

As aplicações 100 estão disponíveis para download instantâneo através da interface, e você também pode criar facilmente seus próprios aplicativos portáteis. Os designers também apreciarão o recurso que permite adicionar todas as suas fontes à plataforma, o que também significa que você pode desinstalá-las do seu PC para economizar ainda mais espaço.

No geral, o que torna o conceito de aplicativos portáteis tão bom, além do fator óbvio de portabilidade, é que ele é muito mais organizado e organizado do que o sistema tradicional de instalação de software.

Você pode obtê-lo de aqui e é 100 por cento livre para baixar e usar em qualquer lugar que você quiser, tanto quanto você quer, e você também pode compartilhá-lo com quem quiser. Não é necessário para o Linux, já que todos os aplicativos Linux são portáteis por padrão e ainda não estão disponíveis para Mac.

2. Liquidificador

Para um aplicativo gratuito, o Blender é enorme em recursos. A maioria dos usuários vai colocá-lo para trabalhar para o que foi originalmente projetado, que é a modelagem 3D. No entanto, há outra coisa importante que você pode fazer com o Blender. Ele fornece um sistema de edição de vídeo não-linear com todos os recursos que suporta todos os tipos de recursos normalmente encontrados em software de edição de vídeo autônomo caro.

É bom o suficiente para ter sido usado para fazer filmes de longa metragem por grandes estúdios. O principal concorrente no espaço gratuito de edição de vídeo é o DaVinci Resolve, da Black Magic Design, mas que possui requisitos de hardware muito mais exigentes, é construído com código proprietário e tem mais restrições sobre o que você pode fazer.

O Blender facilita a realização de toda a modelagem 3D, animação 3D e 2D, edição de vídeo e muito mais. É grátis, de código aberto, fácil de usar, portátil (no Linux e Windows) e funciona como um encanto. Do lado negativo, há uma curva de aprendizado íngreme, mas você conseguirá isso com quase todos os softwares profissionais de modelagem 3D. A grande diferença aqui é o preço de $ 0, a enorme comunidade de suporte e total liberdade para instalá-lo da maneira que você quiser.

Você pode obter sua cópia do oficial Site do Blender ou baixá-lo através de aplicativos portáteis. O Blender também está incluído na maioria das distribuições Linux. Há uma versão do OSX também.

3. GIMP

O GIMP é quase um substituto para o PhotoShop e é certamente muito mais acessível em $ 0. As duas aplicações são freqüentemente comparadas lado a lado, mas isso não é realmente justo para nenhum dos dois, já que eles são projetados para diferentes propósitos.

O PhotoShop destina-se principalmente ao uso no espaço de cores CMYK, embora você possa envolvê-lo em salvar imagens em RGB. O GIMP, por outro lado, é projetado para o espaço de cores RGB desde o início, e precisa de muito empurrão para que ele coopere com o salvamento de qualquer coisa em um perfil de cores CMYK.

Diferente à parte, a única desvantagem real do GIMP é que atualmente não fornece suporte nativo para a criação de primitivos. Você pode fazer isso, mas nem de longe tão facilmente quanto pode ser feito no PhotoShop. Então, novamente, há muitas coisas que parecem ser muito mais fáceis de alcançar no GIMP.

Decidir qual desses dois gigantes melhor atenderá às suas necessidades não é uma escolha fácil. Para facilitar, os maiores fatores a considerar são curva de aprendizado, suporte e custo. Esse último fator é fácil de avaliar porque o GIMP é gratuito e o PhotoShop exige uma assinatura mensal.

Quando se trata de curva de aprendizado, o PhotoShop pode estar à frente porque a maioria dos tutoriais on-line de edição de fotos é escrita com os usuários do PhotoShop em mente. Entenda que a maioria dos plug-ins do PhotoShop funcionará no GIMP, mas não é certo que muitos plug-ins do GIMP funcionem no PhotoShop. Assim, um tutorial voltado para os usuários do PhotoShop ainda pode ser relevante para os usuários do GIMP (com alguns ajustes), mas um tutorial do GIMP muitas vezes não será útil para os usuários do PhotoShop.

Finalmente, há a questão do apoio. Como assinantes pagantes, os usuários do PhotoShop podem esperar obter suporte instantâneo para todos os tipos de problemas.

O suporte ao GIMP é realmente diferente. Como é grátis, não há linha telefônica dedicada que você possa chamar para obter ajuda com cada pequeno problema que você enfrenta. Você precisará depender do que é chamado de “suporte à comunidade”, que basicamente significa usar fóruns para buscar respostas para suas perguntas.

O GIMP está disponível como um aplicativo da Web, para download no site oficial Site do GIMPe através de aplicativos portáteis. Ele é incluído por padrão em quase todas as distribuições Linux e está sempre disponível em todos os repositórios do Linux. Para o OSX, você precisa baixar um instalador e copiar o lançador na sua pasta Aplicativos.

4. Inkscape

InkScape é um concorrente para Adobe Illustrator e outros programas similares de desenho vetorial. Ainda não chegou perto do nível do Illustrator, mas é muito mais barato em $ 0 e a curva de aprendizado é muito menos acentuada. O InkScape pode criar gráficos SVG compatíveis com o navegador, incluindo animações.

A animação SVG pode ser usada para ensino, efeitos especiais, jogos e simplesmente para criar imagens mais impressionantes em sites (pequena área de cobertura e quase infinitamente dimensionável). Um exemplo frequentemente citado do que pode ser feito com animação e interatividade SVG é a Projeto Emulador MCDU. Isso demonstra que sistemas complexos podem ser construídos simplesmente com SVG e não são necessários plug-ins ou players especiais.

O Inkscape continua atrás do Illustrator, mas a lacuna está se fechando à medida que a comunidade de desenvolvimento do Inkscape continua a se expandir. Podemos até mesmo ver o Inkscape assumir a liderança, especialmente porque é um aplicativo tão fácil de começar e não custa nada. Ele está disponível como um aplicativo instalado em todas as plataformas e como um aplicativo portátil no Windows e no Linux.

Inkscape está disponível no oficial Site do Inkscape e também através de aplicativos portáteis. Está incluído em todas as principais distribuições do Linux e será encontrado nos repositórios de outros. Um instalador pode ser baixado para o OSX.

5. Dia

Desenhar gráficos e diagramas técnicos é facilitado com o Dia. É muito fácil de usar e possui todas as ferramentas necessárias para criar rapidamente diagramas técnicos complexos. Existem formas básicas de desenho no canto superior esquerdo da caixa de ferramentas. O centro da caixa de ferramentas é onde todos os itens especiais estão localizados para o tipo de diagrama selecionado no qual você está trabalhando atualmente. A lista de tipos inclui:

formas variadas

símbolos de fluxograma

Diagramas UML

circuitos elétricos / eletrônicos

Diagramas BPMN

símbolos químicos e de engenharia

Cicso computador e diagramas de rede

diagramas de engenharia civil

diagramas de cibernética

diagramas de design de banco de dados

diagramas entidade-relacionamento (ER)

diagramas de estrutura de função (FS)

Símbolos de Grane e Sarson

Diagramas GRAFCET

gráficos de quebra-cabeças

diagramas de escada

gráficos de iluminação

gráficos lógicos

elementos de mapa isométrico

Diagramas MSE

símbolos de rede comuns

cartas pneumáticas / hidráulicas

Gráficos SADT / IDEF0

gráfico de linguagem de especificação e descrição (SDL)

Símbolos Sybase

Para criar qualquer tipo de diagrama, basta colocar elementos na área de desenho e, em seguida, usar conectores para juntá-los. Você pode obter sua cópia do oficial Site do Diaou faça o download de aplicativos portáteis. O software também está disponível para o OSX.

6. Pencil2D

O Pencil2D substitui o Inkscape quando você precisa de animações 2D mais longas e complexas. Ele preenche um papel semelhante ao do Adobe Flash, mas é consideravelmente melhor para criar filmes de animação 2D com comprimento de recurso.

Ele contém todas as ferramentas que você precisa para criar desenhos animados animados de qualidade profissional. Emparelhado com um tablet gráfico decente, ou até mesmo imagens desenhadas à mão digitalizadas, você pode trazer suas imagens para a vida com Pencil2D.

Você pode descobrir mais sobre isso no oficial Site Pencil2D, e você pode baixá-lo a partir desse site (para todas as plataformas) ou do site Portable Apps se você for um usuário do Windows.

7. Greenfish Icon Editor Pro

Este é um editor de ícones e um extrator de ícones. Ele só funciona no Windows (mas pode rodar no Linux com o WINE ou o POL). É capaz de extrair e criar ícones do Windows e ícones do Mac.

Existem várias maneiras diferentes de criar e editar ícones, mas essa ferramenta simples facilita todo o processo. Dependendo da sua habilidade em operá-lo, o software é capaz de produzir ícones com nitidez e vibração que são raros no software de edição de ícones.

A melhor maneira de obter este software é através de aplicativos portáteis. O site oficial do software ficou inativo por um longo tempo.

Observações finais

Você não precisa gastar uma fortuna para ter acesso ao software que lhe dará resultados verdadeiramente profissionais. No final, sua habilidade como usuário é muito mais importante do que as ferramentas de software que você usa para o trabalho. O que pode ser dito é que o uso das ferramentas certas para o trabalho sempre facilitará o uso de ferramentas erradas.

Tradicionalmente, as pessoas sustentam que o software livre nunca pode ser tão bom quanto o software pago, mas a qualidade do software livre está melhorando o tempo todo e, como elas são gratuitas, você pode experimentá-las sem risco financeiro. Então, por que não experimentar algumas dessas aplicações de software livre? Você pode se surpreender com a qualidade e, potencialmente, economizar algum dinheiro se conseguir atender a todas as suas necessidades.

imagem de cabeçalho cortesia de Ilona Rybak

Leave a comment