Apesar do termo software ser usado com muita frequência hoje em dia, algumas pessoas ainda não estão totalmente familiarizadas com o seu conceito e aplicação.
Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre o que é software, quais os tipos e para que eles servem. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
O que é software?
Software consiste em programas que coordenam todo o funcionamento dos computadores. Trata-se de uma série de comandos ou instruções agrupadas, capazes de criar ações que possibilitam o funcionamento dessas máquinas.
Há uma sequência lógica que determina cada uma dessas ações. E as sequências também se agrupam para que o programa, propriamente dito, possa ser formado. A união de todos os comandos é o que dá origem ao programa, mais conhecido como software.
O software, então, pode ser entendido como um conjunto de informações agrupadas, que podem ser facilmente lidas pelo computador. É toda a parte lógica da máquina, que fornece as instruções necessárias ao hardware. Este, por sua vez, consiste na parte física do computador, como a memória, a CPU e os seus dispositivos de entrada e saída.
Os softwares possuem várias funções diferentes. Sendo que cada função é atribuída a um tipo específico de software. Dentre essas funções, podemos destacar a produção e criação de textos, imagens, vídeos, acesso à internet, criação de sistemas, cálculos, jogos e outros.
Quais os tipos de software e para que eles servem?
Existem vários tipos de software. Confira abaixo cada um deles e para que servem:
Software de sistema: normalmente, esse tipo de software é dividido em programas utilitários e sistemas operacionais.
Os programas utilitários, em geral, são programas de menor porte e que possuem algumas funções mais específicas, como as cópias de segurança, por exemplo.
Enquanto que os sistemas operacionais desempenham um papel bem mais importante, pois permitem que enviemos ao computador o comando do que ele deve fazer.
Software aplicativo: pertencem a esse tipo de software todos os programas usados para executar algumas tarefas mais específicas. Como exemplo, podemos citar o Word, um processador de texto, que é usado na produção de textos variados, para a confecção de etiquetas, formulários e muito mais. Todo o pacote office é um exemplo de software de aplicativo. Os navegadores ou browsers, que usamos para navegar na internet, como o Google Chrome e o Windows Internet Explorer, são outros exemplos, bem como editores e reprodutores de música, vídeos e imagens, jogos, protetores de tela, e muito mais…
Software de tutorial: normalmente, esses softwares são usados para ensinar ou para informar as pessoas sobre algum assunto. São muito utilizados em treinamentos.
normalmente, esses softwares são usados para ensinar ou para informar as pessoas sobre algum assunto. São muito utilizados em treinamentos. Software de programação: esses softwares são usados na criação de outros programas e sistemas, que desempenham funções mais genéricas. O uso de software de programação permite a criação de sistemas de controle de estoque/compra/venda, sistemas contábeis e outros sistemas.
Outros tipos de software
Softwares de exercitação: bem parecido com o software de tutorial, o software de exercitação oferece uma interatividade bem maior por meio das questões e respostas.
bem parecido com o software de tutorial, o software de exercitação oferece uma interatividade bem maior por meio das questões e respostas. Software como serviço: a sigla Saas é usada para designar Software as a serviço que, traduzindo, quer dizer Software como serviço. Trata-se de um modelo de distribuição de programas, que não é vendido e nem instalado de forma local. Só o serviço que esse software oferece que é liberado, e licenciado para uso por meio da internet.
a sigla Saas é usada para designar Software as a serviço que, traduzindo, quer dizer Software como serviço. Trata-se de um modelo de distribuição de programas, que não é vendido e nem instalado de forma local. Só o serviço que esse software oferece que é liberado, e licenciado para uso por meio da internet. Software de jogos: trata-se de programas que, geralmente, associam-se ao entretenimento. Contam com vários recursos interativos, que variam muito e podem ser encontrados de todos os tipos, como simulações reais de corrida, estratégias e outros tantos jogos.
trata-se de programas que, geralmente, associam-se ao entretenimento. Contam com vários recursos interativos, que variam muito e podem ser encontrados de todos os tipos, como simulações reais de corrida, estratégias e outros tantos jogos. Software de Investigação: incluem-se nesse grupo, os diversos tipos de software, que são usados na localização de informações sobre assuntos variados. Podemos citar como exemplo as enciclopédias.
incluem-se nesse grupo, os diversos tipos de software, que são usados na localização de informações sobre assuntos variados. Podemos citar como exemplo as enciclopédias. Softwares abertos: esse tipo de software permite que o usuário possa produzir conteúdos com toda a liberdade, como é o caso, por exemplo, de banco de dados e softwares de apresentação.
Os softwares abertos são muito interessantes, não só para quem está iniciando no mundo da programação, mas também para quem já é um conhecedor do assunto. Por meio desses softwares, é possível compartilhar informações que beneficiam à muitas outras pessoas.
Software de simulação: esse tipo costuma ser usado com frequência para simular questões da vida real. Alguns dos mais famosos são simuladores de voos, por exemplo. É comum as pessoas associarem os softwares de simulação somente a jogos. No entanto, eles são muito usados em treinamentos, para várias situações do cotidiano das pessoas.
Todos esses tipos de software estão, o tempo todo, passando por atualizações e evoluindo diariamente. E novos programas também estão sendo criados a todo momento.
Vantagens dos softwares
Cada tipo de software tem as suas funções específicas, cada um desempenha um papel muito importante em nosso dia a dia. A principal vantagem de um software é a otimização de tempo que ele nos proporciona, seja qual for a sua aplicação.
Podemos realizar cálculos simples ou completos mais facilmente, realizar uma tarefa administrativa de forma bem mais eficiente, criar diversos sistemas para o desempenho das tarefas (como os sistemas de controle de estoque, por exemplo), apresentações, e muito mais.
Quando se trata do ambiente empresarial, por exemplo, os ganhos obtidos com o uso de softwares são notórios. Sem falar no aumento da produtividade, que é algo muito importante para uma empresa.
Licença
A maior parte dos softwares são publicados com uma licença de software, que é responsável por definir ou restringir a forma de uso do programa em questão. São definidas as modificações, a quantidade de licenças, dentre outros. Confira abaixo alguns exemplos de licenças:
Licença Apache;
Licença de software;
Freeware;
GNU General Public License;
Licença de software livre;
Demo;
Licença comercial;
Software livre;
Trial;
Licença BSD;
É a licença que irá garantir ao criador ou ao distribuidor do software, o direito autoral. A licença consiste em um conjunto de regras que são pré-definidas pelo criador ou distribuidor do software, definindo o que é permitido ou não no uso daquele programa específico.
Acesse o nosso site e conheça diversos softwares que irão otimizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade.
Leave a comment