Os 9 melhores programas de design gráfico para Windows

O design gráfico é um trabalho complicado, por isso requer ferramentas complicadas. Atualmente, existem muitas opções de software, de programas conhecidos que existem há décadas a candidatos mais novos que tentam provar seu valor. Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher qual programa você passará horas dominando, especialmente para novos designers. Então, reunimos o melhor dos melhores para esta lista para tornar essa escolha um pouco mais fácil.

Algumas coisas para saber primeiro

Se você é novo no mundo do design gráfico, precisa conhecer algumas terminologias básicas antes de escolher um programa.

Imagens vetoriais: As imagens vetoriais são vitais no mundo do design, pois você pode redimensioná-las o quanto quiser sem perder a qualidade da imagem. Se você capturasse uma imagem rasterizada (uma típica imagem JPEG e PNG) e a redimensionasse, a qualidade seria perdida à medida que você aumentasse sua escala. Isso é especialmente ruim para logotipos e gráficos, pois eles geralmente são usados ​​em vários tamanhos. É por isso que os programas centrados no design são úteis, pois são especializados na edição de imagens vetoriais (embora alguns também apresentem recursos de edição de varredura).

As imagens vetoriais são vitais no mundo do design, pois você pode redimensioná-las o quanto quiser sem perder a qualidade da imagem. Se você capturasse uma imagem rasterizada (uma típica imagem JPEG e PNG) e a redimensionasse, a qualidade seria perdida à medida que você aumentasse sua escala. Isso é especialmente ruim para logotipos e gráficos, pois eles geralmente são usados ​​em vários tamanhos. É por isso que os programas centrados no design são úteis, pois são especializados na edição de imagens vetoriais (embora alguns também apresentem recursos de edição de varredura). Publicação na área de trabalho: Essa forma de design é usada ao criar publicações online ou impressas. Envolve reorganizar texto e imagens para serem claramente compreendidos e visualmente interessantes. Tudo, desde revistas e boletins por e-mail até o site em que você está, é um exemplo de editoração eletrônica, até certo ponto.

Essa forma de design é usada ao criar publicações online ou impressas. Envolve reorganizar texto e imagens para serem claramente compreendidos e visualmente interessantes. Tudo, desde revistas e boletins por e-mail até o site em que você está, é um exemplo de editoração eletrônica, até certo ponto. Pranchetas: Em um programa de design gráfico, uma prancheta é apenas o seu espaço de trabalho. É aqui que você realmente cria seus logotipos, gráficos e ilustrações.

Em um programa de design gráfico, uma prancheta é apenas o seu espaço de trabalho. É aqui que você realmente cria seus logotipos, gráficos e ilustrações. RGB e CYMK: Esses são os dois principais modelos de cores usados ​​no mundo do design gráfico, com RGB (vermelho, verde e azul) sendo melhor para design on-line e eletrônico, enquanto CYMK (ciano, amarelo, magenta e preto) é melhor para publicações impressas.

Agora que você conhece o básico, vamos falar sobre o desempenho desses programas.

O que procurar em um programa de design gráfico

Com tantas opções, não há necessidade de aceitar aplicativos inferiores. Aqui estão algumas coisas a considerar antes de escolher um programa.

Intuitivo: Os programas de design gráfico são peças complicadas de software e, como tal, pode ser difícil projetá-los intuitivamente. Os desenvolvedores ainda podem encontrar maneiras de fazê-lo funcionar, seja por meio de tutoriais ou dicas de ferramentas que explicam várias ferramentas e opções para novos usuários.

Os programas de design gráfico são peças complicadas de software e, como tal, pode ser difícil projetá-los intuitivamente. Os desenvolvedores ainda podem encontrar maneiras de fazê-lo funcionar, seja por meio de tutoriais ou dicas de ferramentas que explicam várias ferramentas e opções para novos usuários. Atuação: Os programas de design podem atrapalhar facilmente o desempenho do seu computador. Embora isso seja esperado até certo ponto, não desculpa os programas por serem pouco otimizados.

Os programas de design podem atrapalhar facilmente o desempenho do seu computador. Embora isso seja esperado até certo ponto, não desculpa os programas por serem pouco otimizados. Ferramentas básicas: Qualquer programa de design gráfico deve permitir que você faça o básico: criação de objetos (criação de formas e linhas), manipulação de objetos (movimentação, redimensionamento e distorção dessas formas), criação de texto e acesso a modelos de cores (como os RGB e CYMK mencionados anteriormente )

Qualquer programa de design gráfico deve permitir que você faça o básico: criação de objetos (criação de formas e linhas), manipulação de objetos (movimentação, redimensionamento e distorção dessas formas), criação de texto e acesso a modelos de cores (como os RGB e CYMK mencionados anteriormente ) Ferramentas avançadas: Os programas de design gráfico mais poderosos têm tantos recursos avançados que não podemos listá-los aqui. As operações booleanas (que, simplificando, permitem a criação de formas mais complexas), em particular, são muito úteis para criar gráficos exclusivos.

Os programas de design gráfico mais poderosos têm tantos recursos avançados que não podemos listá-los aqui. As operações booleanas (que, simplificando, permitem a criação de formas mais complexas), em particular, são muito úteis para criar gráficos exclusivos. Modelo de preços: Muitos programas adotaram modelos de pagamento baseados em assinatura em grandes pagamentos únicos. Independentemente de como você se sinta, ainda existem algumas opções em ambos os campos.

Por fim, mencionaremos rapidamente os programas de edição de fotos, pois eles também alguns recursos de design gráfico. Nós nos concentramos em programas centrados no design para esta lista, mas um bom editor de fotos ainda é uma ferramenta útil para um designer.

Com tudo isso fora do caminho, vamos começar a falar sobre o software real.

Casas de força conhecidas: Adobe Illustrator e InDesign

Você provavelmente já conhece a Adobe. A Adobe oferece alguns dos melhores programas de criação disponíveis atualmente e, sem surpresa, isso também se traduz em seus programas de design gráfico: Adobe Illustrator e Adobe InDesign.

O Illustrator é apenas um ótimo editor de imagens vetoriais. Possui um enorme conjunto de ferramentas com suporte para plug-ins de terceiros, e sua conexão com o restante dos produtos da Adobe pode ser vital para determinadas situações. Por exemplo, se você precisar retocar uma foto antes de colocá-la em um gráfico, poderá editá-la facilmente no Photoshop ou no Lightroom e depois lançá-la no Illustrator sem complicações.

O Illustrator é facilmente um dos programas de design gráfico mais poderosos do mundo. Para usuários profissionais e de ponta, é uma escolha fácil de recomendar, especialmente por sua alta taxa de adoção no setor. Ele abrange todos os conceitos básicos e apresenta uma ampla variedade de ferramentas avançadas, como criação de objetos em profundidade e ferramentas gráficas (ótimas para infográficos).

O Illustrator, como todos os produtos da Adobe, usa um modelo de pagamento de assinatura mensal. Você pode usar o Illustrator por US $ 20,99 por mês ou obtê-lo como parte da assinatura da Creative Cloud por US $ 52,99 por mês (que inclui todos os programas da Adobe).

Enquanto o Illustrator é para edição de vetores, o InDesign se concentra na editoração eletrônica. Cartazes, páginas de revistas e cartões de visita podem ser facilmente criados no InDesign – e isso apenas arranha a ponta do iceberg. Semelhante ao Illustrator, quando se trata dessa forma de design, o InDesign é uma das opções mais poderosas do mercado.

E, assim como o Illustrator, o InDesign também pode ser usado em conjunto com outros produtos da Adobe. Indiscutivelmente, é ainda mais útil aqui, pois você provavelmente usará imagens e trabalhos artísticos feitos em outros programas em seus layouts. Você também pode instalar plugins de terceiros aqui também.

O modelo de preço do InDesign é igual ao do Illustrator, US $ 20,99 por mês para ele individualmente e US $ 52,99 por mês para obtê-lo como parte do Adobe Creative Cloud Suite.

O Adobe Rival: Affinity Designer e editor

A Serif deixou bem claras suas intenções com a linha de software Affinity – esses programas são feitos para rivalizar com os da Adobe, e isso é fácil de ver com o Affinity Designer e o Affinity Publisher.

O Affinity Designer é um ótimo editor de gráficos vetoriais. Ele pode combinar facilmente com o Illustrator em termos de recursos e possui um design mais moderno que funciona como uma seda. Você tem acesso total à edição vetorial e raster e pode alternar entre eles com o clique de um botão. Você pode criar pranchetas ilimitadas, usar grades de posicionamento detalhadas para facilitar o centramento e o alinhamento e visualizar uma visualização ao vivo de como o gráfico ficará após a exportação.

O Designer também pode ser usado em conjunto com o Affinity Photo (alternativa do Serif para o Photoshop) e o Affinity Publisher (sobre o qual falaremos a seguir), para maior versatilidade.

Entre o amplo conjunto de recursos e o design mais moderno, o Affinity Designer é uma recomendação fácil para designers experientes e novinhos em folha. Ele ainda consegue chegar a um preço mais barato que o Illustrator, custando apenas um pagamento único de US $ 49,99.

O Affinity Publisher possui muitas das mesmas características do Designer, apenas para editoração eletrônica. Você obtém muitas das mesmas ferramentas poderosas do Adobe InDesign, além de uma interface de usuário mais moderna e suave. O Publisher também possui o recurso "Verificação de verificação ao vivo", que examinará seus layouts em busca de erros difíceis de notar (como imagens se sobrepondo) – isso definitivamente pode salvar sua pele algumas vezes.

Assim como o Designer, você também pode usar o Publisher em conjunto com o Affinity Designer e o Affinity Photo. E, como dissemos na seção InDesign, é extremamente útil ter uma maneira simples de editar gráficos e fotos antes de colocá-los em seus layouts.

O Affinity Publisher segue o mesmo modelo de preço do Designer, custando um pagamento único de US $ 49,99.

Gratuito e de código aberto: Inkscape

Todos os programas sobre os quais falamos até agora têm um preço bastante alto, o que faz sentido, pois são alguns dos programas mais poderosos do mercado. No entanto, o Inkscape não apenas consegue rivalizar com esses programas (mesmo que não os corresponda totalmente), mas também é totalmente gratuito.

Isso ocorre principalmente porque o Inkscape é de código aberto – o que significa que qualquer pessoa pode abrir o código-fonte e mexer com ele. Isso abre as portas para alterações e complementos de terceiros, o que significa que é fácil ajustar o Inkscape ao seu gosto. Com a variedade de design gráfico, é bom ter um programa que possa ser ajustado às suas necessidades.

Mesmo sem conteúdo de terceiros, o Inkscape ainda é um editor de vetores impressionantemente poderoso. Você pode executar todas as etapas básicas, como criação e manipulação de objetos, acessar modelos de cores RGB e CYMK e opções detalhadas de criação de texto. Ele também cobre alguns dos recursos mais avançados, como operações booleanas.

E, como dissemos, o Inkscape é totalmente gratuito.

Design on-line: Vectr

Os programas de design podem ser bastante intensivos no seu sistema, por isso é sempre bom ver opções baseadas na Web que podem aliviar o quanto o computador está processando. Isso faz parte do que torna o Vectr tão bom, mas não é apenas para aqueles com poder de computação limitado – o Vectr tem outro recurso importante que o torna uma ferramenta inestimável no kit de ferramentas de qualquer designer.

A melhor parte é que todo design em que você trabalha terá um URL exclusivo que pode ser acessado por qualquer pessoa para fazer alterações ou revisar. Isso torna o Vectr uma opção fantástica de colaboração para designers que trabalham juntos ou apenas para mostrar a um cliente. O Vectr, em sua essência, é um editor de gráficos vetoriais simplificado, fácil de aprender, mas poderoso – mas não tão poderoso quanto algumas das opções de progresso já listadas.

O Vectr é gratuito, mas você terá anúncios ao lado da tela. No entanto, haverá uma assinatura profissional no futuro para se livrar deles.

Uso Duplo: Gravit Designer

O Gravit Designer é outra opção baseada na Web, exceto que esta também pode ser usada offline. É um poderoso editor baseado em vetor disponível na Web ou como um programa baixado, conforme sua preferência. Você pode alternar entre as duas versões com armazenamento em nuvem, o que é ótimo para designers que trocam muito de dispositivo.

Fora isso, é apenas um bom pedaço de software. A interface do usuário é fácil de entender, abrange todos os recursos básicos que os designers precisam (além de alguns mais complicados, incluindo operações booleanas), e você tem acesso a uma grande biblioteca de fontes e modelos incluídos para seus projetos.

O Gravit é gratuito, mas faltam algumas opções quando se trata de cores e exportação. Para uma experiência Gravit completa, você desejará a versão pro, que custa US $ 99,00 por ano. Você pode descobrir mais sobre a versão pro no site da Gravit.

Uma suíte de design: Suíte de aplicativos gráficos CorelDraw

O CorelDraw é um conjunto de sete programas, todos focados no design, incluindo edição de vetores, editoração eletrônica e muito mais. Todos os sete programas podem ser usados ​​juntos para obter a funcionalidade máxima e é fácil colaborar em projetos com outros designers. (A colaboração é feita com o programa CorelDRAW.app incluído no pacote.) Você também pode criar visualizações fáceis de compartilhar do seu trabalho para os clientes – ele também inclui janelas de bate-papo para feedback.

O CorelDRAW é o maior atrativo deste pacote para designers, pois é um editor de vetores avançado que abrange gráficos, editoração eletrônica e apresenta uma interface do usuário personalizável. Além disso, há também o Corel PHOTO-PAINT (um poderoso editor de fotos), o Corel Font Manager (gerencia fontes baixadas e permite instalar novas fontes), CAPTURE (programa básico de captura de tela) e Aftershot 3 (que é um editor de imagens HDR e RAW )

O pacote CorelDraw está disponível pelo custo de assinatura de US $ 249,00 por ano ou um pagamento único de US $ 499,00 (embora você perca os recursos de colaboração na opção de pagamento único).

Polivalente: Xara Designer Pro X

Para finalizar nossa lista, seguiremos um programa que tenta fazer tudo: Xara Designer Pro X.

O Xara Designer Pro X cobre gráficos vetoriais, edição de fotos, web design e editoração eletrônica em um único programa. Considerando-se o desempenho desse programa, é uma ótima opção para designers que desejam ampliar suas habilidades ou para quem faz uma grande variedade de trabalhos.

O Xara Designer Pro X ainda consegue ter conjuntos de recursos sólidos para todas as formas de design que ele cobre. No lado dos gráficos vetoriais, você encontrará todas as ferramentas necessárias para dar vida às suas ideias. Para editoração eletrônica, você pode criar layouts e designs juntamente com outros recursos úteis, como o “Magic Color Match” (que corresponderá a cor do texto e das formas às imagens no design). Para web designers, o Xara Designer Pro X vem com modelos personalizáveis ​​e 2 GB de armazenamento na web para o seu site (além de um domínio incluído de sua escolha).

O Xara Designer Pro X está disponível por um pagamento único de US $ 299,00.

Leave a comment