Programação C++: Recursos e Aplicações - VidaBytes

Você já ouviu falar sobre a linguagem de Programação C ++? Ao longo deste artigo, explicaremos o que é e quais as funções que possui.

Programação C ++

C ++ é conhecido como um tipo de linguagem de programação compilada que faz parte da criação de software e, da mesma forma, de programas e aplicações.

Esta linguagem foi desenvolvida pelo cientista da computação Bjame Stroustrup em 1979. Sendo Bjame o desenvolvedor deste programa, apresentaremos uma das citações referentes a este tópico:

“Eu inventei o C ++, escrevi suas primeiras definições, e produzi a primeira implementação ... Escolhi e formulei os primeiros critérios de design para C ++, fiz também seus principais utilitários, e fui responsável por elaborar propostas extensas em C + + comitê de padrões "

Este cientista da Dinamarca também foi responsável pela redação dos textos introdutórios à programação em C ++, sendo o primeiro intitulado "The C ++ Programming Language", que possui quatro edições.

Antes de começar a explicar em detalhes para que serve C ++, devemos esclarecer: O que é uma linguagem de programação? Quando queremos dar ou dar ordens a programas de computador, é a linguagem de programação que serve de estrutura para isso.

Para que serve a linguagem de programação C ++?

Primeiro, se quisermos explicar por que C ++ funciona, temos que lembrar duas coisas importantes que nos ajudarão a entender com mais detalhes: O que é hardware e o que é software.

A parte física dentro dos dispositivos, que são discos rígidos, memórias RAM, microprocessadores, aparelhos de fax, monitores, entre outros, é o que se conhece como Hardware; Por outro lado, o software é o que corresponde à parte lógica, ele dá as instruções ao Hardware sobre o que fazer, quando fazer e como o fará.

Dentre os usos que podemos destacar do C ++, está o mais importante, que é a criação de softwares para computadores, smartphones, entre outros diferentes dispositivos, mas tem prioridade na realização de softwares profissionais para computadores.

A linguagem de programação C ++ intervém no design de videogames, isso se deve à sua velocidade. É também a linguagem mais utilizada na criação de diversos sistemas operacionais, como por exemplo: Unix, que é desenvolvido na linguagem C.

Quer saber mais sobre a linguagem de programação C ++? Aprenda desde o início, passo a passo, com o seguinte vídeo:

Recursos C ++

C ++ tem muitas coisas a mencionar dentro de si, porque ajuda muitos programas e softwares, mas para resumir as características da linguagem de programação C ++, temos que fazê-lo em partes, abaixo:

Ele tem uma das linguagens compiladas mais rápidas que existem.

Contém vários parâmetros de otimização.

Possui integração completa e direta com a linguagem assembly.

É uma linguagem dirigida a objetos.

Possui um grande número de compiladores entre plataformas e diferentes sistemas operacionais.

Entre todas as linguagens de programação, esta é uma das mais complexas.

Vantagens da linguagem C ++

A linguagem de programação C ++, como mencionamos anteriormente, é a utilizada para a criação de software, portanto, possui inúmeras vantagens, dentre as quais citaremos a seguir:

Velocidade ao ler idiomas

Sua principal característica é a velocidade, que é a que mais se destaca entre as linguagens compiladas, muito mais do que nas linguagens interpretadas.

Vamos explicar de uma forma mais simples: Existem dois tipos de linguagens de programação, que são as mencionadas acima, a linguagem compilada e a linguagem interpretada; No caso do C ++, é uma linguagem compilada, isso significa que ao finalizarmos um programa, no momento temos que sinalizar ao compilador que, valendo a pena a redundância, compilar o programa, teremos como resultado um arquivo executável que está em linguagem de máquina, que é uma linguagem facilmente lida por microprocessadores sem inconvenientes.

Por outro lado, as linguagens interpretadas (que são utilizadas por Java e Python) são as que originam os arquivos executáveis ​​em linguagem intermediária e somente quando a pessoa abrir o programa é que o programa irá gerar a linguagem de máquina em tempo real.

Versatilidade

Ao usar a linguagem de programação C ++, teremos versatilidade ideal sem muito esforço. Em outras palavras, quando usarmos Python para estudar programação, descobriremos que com duas ou três linhas, podemos fazer uma janela gráfica e se adicionarmos mais duas ou três linhas a ela, teremos um botão.

Isso é simples, mas digamos que um usuário nos contratou para fazer um software, eles querem um mais personalizado, esse trabalho vai ser mais complicado e a facilidade que tínhamos, não temos mais, porque se tivéssemos que fazer um janela que começa minimizada (isto significa que só começa com um ícone), teria que ter muito mais linhas de código, o que as bibliotecas gráficas não seriam capazes de fazer, por não terem o suficiente, isso dificultaria para temos que fazer entregas em um tempo limitado.

Por outro lado, C ++, desde o início usamos uma programação muito mais detalhada, até para fazer uma janela simples, isso significa que nos ajuda desde o início com sua versatilidade sem ter que impor muito trabalho, e até obtenha mais facilmente ao tentar um trabalho mais personalizado.

A liberdade de aprender outras línguas

Assim que tivermos a oportunidade de aprender a linguagem de programação C ++, será mais fácil adquirirmos o conhecimento para aprender outras linguagens de programação. Lembremos que como falamos antes, C ++ nos pede mais detalhes, cuidado e cuidado para não errar, ao contrário de outros programas de menor nível de qualidade, que são mais simples, ou seja, quando aprendemos esses tipos de linguagens Primeiro e depois, C ++, perceberemos que os algoritmos que usa são mais complexos.

Es recomendable que, si no se tiene conocimientos sobre los lenguajes de programación, podrías iniciar con el C++, aunque vale la pena destacar que, para esto, debes tener una gran iniciativa para aprender sobre la programación, de otra manera, podría ser más complicado de aprender.

Jobs

Recomenda-se que quando um programador inicia com linguagens de programação, ele deve saber para que finalidade ele requer, ou seja, é obrigatório conhecer a linguagem de programação C ++? A resposta para isso é: dependendo do trabalho.

No caso de ser apenas para prazer pessoal, é preferível focar nas linguagens de programação mais simples, como Python ou Java, bem como nas mais simples durante o aprendizado; Também pode ser útil se um dia você quiser trabalhar para empresas que não se especializam em fazer software, já que você pode ficar encarregado de manter os sistemas.

Caso contrário, se você deseja aprender programação para trabalhar em empresas que precisam de alguém para projetar software, é essencial que você tenha conhecimento sobre o que é a linguagem de programação C ++ e como ela é utilizada, isso lhe dará uma maior probabilidade de ser contratado. Embora seja recomendado que você não se limite a uma única linguagem de programação, você deve conhecer pelo menos três, pois isso aumentará as chances e dará a você uma imagem melhor perante empresas que exigem uma pessoa para ajudá-las a projetar um software.

Pense desta forma: você vai preferir alguém que saiba apenas um idioma ou tenha conhecimento de vários? Diremos a vocês que as empresas que fazem videogames têm preferência por programadores que conheçam C ++, da mesma forma, empresas que são responsáveis ​​por projetar antivírus, pois estes não costumam ser feitos em Python ou Java.

Linguagem moderna

A linguagem C ++ oferece a oportunidade de criar diferentes tipos de dados muito complexos, além de nos dar a possibilidade de ter relacionamentos entre eles. Além disso, como outros tipos de linguagens, permite implementar diferentes tipos de padrões de design de software.

Memória eficiente

Você tem total controle da memória que deseja usar, isso significa que terá uma maneira melhor e mais eficiente de usar a memória. Isso pode ser possível graças ao uso de ponteiros que ajudam a endereçar as entradas de memória, você só usará a quantidade de memória de que realmente precisa, resultando em menos desperdício de memória dentro do código.

Desvantagens do C ++

Assim como esta linguagem tem muitas vantagens, que muitos programadores têm apontado para sua eficiência, também tem certas desvantagens que, embora não sejam muitas, vale a pena destacar antes, entre as quais podemos citar as seguintes:

Deve haver um build por plataforma.

É uma linguagem de programação muito ampla, o que a torna muito complexa e difícil de aprender.

Possui muitas linhas de código.

Devido aos erros que possui, sua depuração é muito complicada.

Não possui interface gráfica, o que o torna muito menos intuitivo.

Se você deseja executar funções aninhadas, deve contar com extensões.

Você não terá nenhuma instrução quando precisar programar objetos (embora tenha um derivado que pode ajudá-lo).

Comparação de C ++ com outras linguagens de programação

Quando Bjame Stroustru começou a projetar C ++, a princípio era conhecido como "Classe secundária", isso porque permitia fazer paradigmas para orientação a objetos, ao contrário de C que não permitia. Entre as diferentes comparações que existem, podemos citar o seguinte:

Java

Este tem uma sintaxe semelhante ao C ++, na verdade, eles foram baseados nele para simplificar para os programadores quando tinham que mudar de um para o outro, mas ambos funcionam bem em máquinas, embora você deva estar ciente das dificuldades de eficiência. tem. No lado positivo, você não precisa compilar a linguagem para diferentes sistemas operacionais.

Ferrugem

É uma das linguagens mais modernas que existem atualmente. Como o C ++, com seu novo padrão (que é atualizado aproximadamente a cada três anos), ele consiste em coisas diferentes de programação funcional, embora não esteja no mesmo nível de Haskell, que é baseado nele.

Diferenças entre a linguagem C e a linguagem C ++

C ++ tem programação dirigida a objetos que C não tem, embora não possamos esquecer que C ++ é apenas uma extensão de C, o que os torna iguais, ou seja, se você é um programador e já sabe como para trabalhar com C, aprender a usar C ++ não será tão complicado, basta ter conhecimento da documentação para poder programar.

Diferenças entre a linguagem C ++ e a linguagem C #

Primeiramente, devemos esclarecer que o C # não é uma versão completamente mais avançada do C ++, na verdade, embora possuam muitas semelhanças, possui várias características que os diferenciam.

C # também é uma linguagem de programação usada pela Microsoft para seus softwares, bem como por empresas para o desenvolvimento de videogames. Embora seja considerada uma evolução do C ++, é diferente, pois, como mencionamos anteriormente, possui características que o diferenciam, tais como:

Facilita o manuseio

Anteriormente, as desvantagens que mencionamos da linguagem de programação C ++ é que ela pode se tornar muito complexa, enquanto C # torna o manuseio muito mais fácil, como: os ponteiros que estão em C e C ++, não são mais usados ​​em Em vez disso, C # usa outros métodos.

Gerenciamento de memória

Em C ++, o gerenciamento de memória tinha que ser feito manualmente, mas com C # a memória é gerenciada com um “Garbage Collector”, processo semelhante ao executado em Java. Isso significa que, em termos de memória, ela evoluiu para a do C ++, mas preservando os aspectos positivos que possuía.

Remoção de ponteiro

Muitos programadores reclamaram dos ponteiros que o C ++ possui, pois se perdia tempo gerenciando-os, fazendo com que muitas pessoas preferissem manusear Java, já que poderiam economizar muito mais horas.

Declarações antecipadas

C # não permite declarações de encaminhamento ou também conhecido como "Fowards", o que é bastante útil quando você deseja ter uma estrutura bem feita em um software. Isso não quer dizer que C ++ não tenha isso, mas que em C # é mais simples de entender.

Tratamento de exceções

Quando a aplicação tem um erro, geralmente fecha, o que não deveria acontecer, mas se você souber fazer exceções, mesmo que tenha erros, não fecha; Pode ser muito útil quando você precisa projetar um software muito complexo. O tratamento de exceções do C # pode ser muito semelhante ao Java, mas é mais avançado do que o C ++.

Videogames e aplicativos

C ++ é uma das linguagens mais utilizadas no desenvolvimento de videogames por ser eficiente e ótima, por outro lado, C # é a linguagem que se utiliza para a criação de aplicativos Windows, uma vez que não se esqueça de que ele pertence à Microsoft.

Com C ++ você pode fazer jogos de arcade como Space Invader apenas com personagens de console e com C # você pode fazer jogos 3D com Unity.

Compiladores C ++

GNU é um dos tipos de sistemas operacionais que o Unix possui e é um dos compiladores gratuitos que o C ++ possui.

Além disso, C ++ possui muitos outros compiladores, entre os quais podemos citar: o compilador Xcode, o compilador Intel C ++, o compilador CodeWarrior C ++, o compilador g ++ pertencente ao Cygwin e o compilador g ++ que é de MinGW; existem muitos outros compiladores mais comuns.

Processo para aprender linguagens C

É muito importante que antes de aprender a linguagem C ++ ou C #, você comece com a linguagem C, pois é considerada o esteio de muitas linguagens de programação. Depois de dominar a linguagem C, você poderá começar a aprender outros tipos de linguagem com muito mais facilidade e destreza, e será menos complexo de se adaptar; É como se costuma dizer: você deve aprender a andar antes de poder correr.

C ++ 11

Um dos padrões C ++ mais novos é o C ++ 11, anunciado em 12 de agosto de 2011 pelo presidente do comitê de padrões C ++. Ele contém diferentes funções de cálculo lambda, tem uma inicialização ótima e, como se isso não bastasse, sua biblioteca padrão está mais atualizada.

Esta nova versão foi o início de trazer outras versões mais atualizadas às necessidades, como C ++ 14 e posterior C ++ 17, que é a versão mais atual disponível. Já em 2020, a versão C ++ 20 está sendo padronizada e até uma versão mais avançada está sendo trabalhada, que é o C ++ 23.

A cada uma dessas novas versões do C ++, mais compiladores são adicionados ao longo dos anos, isso geralmente acontece dois ou três anos depois que a versão foi lançada.

Convidamos você a ler outro de nossos artigos: Computador para programar .

Leave a comment