Resumo básico da linguagem C para lógica de programação

Esse texto é para você que acabou de entrar na faculdade e está começando na matéria de lógica de programação, ou que é autodidata e está estudando o assunto. Este é um resumo básico da linguagem C e não contempla todos os seus aspectos, apenas o necessário para que você possa começar a escrever seus primeiros algoritmos.

A proposta aqui é ser um guia rápido, com código, significado, erros comuns e boas práticas, para que você perca menos tempo se preocupando com sintaxe (como “falar” em C por si só) e mais com a lógica e o raciocínio para resolver o problema.

Irei tratar de:

Contexto de linguagens de programação e do C Estrutura básica de um programa em C Tipos de dados Atribuição Escrevendo informações na tela Lendo dados fornecidos pelo usuário Sequências de escape Variáveis e constantes Aritmética, operador de auto-incremento e auto-decremento Estruturas de decisão Operadores lógicos e operadores relacionais Estruturas de repetição Vetores

Observações: não copie os códigos, escreva linha por linha para treinar. Se encontrar um erro não se desespere. Leia o erro, tente entendê-lo, depois copie e pesquise na internet, caso já não tenha encontrado a solução.

Contexto de linguagens de programação e do C

Assim como utilizamos uma linguagem para nos comunicar (linguagem natural), também utilizamos linguagens para “conversar” com o computador. Utilizando uma linguagem podemos dizer ao computador o que fazer, por isso chamamos de linguagem de programação.

Como no final das contas o computador só entende em binário, 1 e 0, ele precisa traduzir e/ou interpretar a linguagem que estamos usando. No caso da linguagem C, ele será compilada para que o computador possa nos entender.

A linguagem C foi criada em 1972 por Dennis Ritchie e é bastante influente até hoje. Para saber mais sobre ela dê uma lida na página do Wikipédia sobre a linguagem.

Estrutura básica de um programa em C

Depois de baixar o software indicado pelo(a) professor(a), crie uma estrutura básica de C assim:

#include int main () { } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

A diretiva #include está dizendo que queremos incluir algo pronto no programa e o é uma biblioteca padrão do C, que significa standard input/output (“entrada/saída padrão”). Uma biblioteca é como uma coleção de recursos prontos que podemos adicionar ao nosso código.

Erro comum: para fazer qualquer coisa básica no C você precisa colocar #include no início do seu programa, senão dará erro de compilação.

O int é um indicativo de inteiro (pode pensar em números mesmo), e o main quer dizer função principal. O main será executado primeiro depois que o programa for compilado.

O que estamos expressando nas linhas de 3 a 6 é que queremos iniciar o programa com a função principal e que essa função tem um retorno inteiro. Os () indicam que o main é uma função, e as {} indicam o corpo da função: é onde você, inicialmente, colocará seus códigos.

Erro comum: nunca se esqueça de fechar parênteses, colchetes e chaves nos programas, sempre fazendo os pares.

Sempre que for iniciar um exercício de lógica de programação aproveite e escreva logo essa estrutura básica, para não se esquecer.

Para fazer comentários no programa utilize // comentário e escreva numa linha, ou então utilize o bloco de comentário /* comentário */ .

Obs: é possível que seu professor utilize algo como int main(int argc, char *argv[]){} , mas essa estrutura vai mais a fundo na linguagem.

Tipos de dados

Para lidar com diferentes dados, como números ou letras, precisaremos utilizar diferentes tipos de dados. Basicamente você irá lidar com:

int : use para números inteiros, entre −32,767 e +32,767

: use para números inteiros, entre −32,767 e +32,767 float : use para números de ponto flutuante (com parte decimal), como 1555.456 (para o computador o ponto é a vírgula)

: use para números de ponto flutuante (com parte decimal), como 1555.456 (para o computador o ponto é a vírgula) double : use para números de ponto flutuante bem grandes (tem duas vezes mais “espaço” que o float )

: use para números de ponto flutuante bem grandes (tem duas vezes mais “espaço” que o ) char : use para caracteres, como “a”, “M”, etc

No geral esses são os tipos mais comuns, mas você pode consultar essa tabela de tipos mais completa da linguagem C.

Erro comum: se você declarar uma variável de um tipo e guardar, escrever ou ler um dado de outro tipo tem grande chances de dar erro de compilação.

Atribuição

O sinal de igual = é um sinal de atribuição. Isso quer dizer que estamos atribuindo algum dado a uma variável ou constante no nosso programa, ou seja, guardaremos um dado na memória.

Exemplo:

#include int main () { int numero = 10 ; } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Declaramos o tipo da nossa variável, demos o nome de número a ela e atribuímos o valor 10, que agora está guardado.

Se formos utilizar um char , por exemplo, declaros assim:

#include int main () { char sexo = 'M' ; } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Não é necessário atribuir um valor logo que declaramos a variável ou constante, você pode apenas inicializá-la, como em int idade; .

Escrevendo informações na tela

Para escrever informações na tela para o usuário faça assim:

#include int main () { printf ( "Olá, mundo" ); } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O printf é uma função que temos acesso por causa do . Ela indica que algo será apresentado na tela para o usuário, e para mostrar a frase nós utilizamos aspas duplas.

Erro comum: lembre-se sempre de fechar as aspas da frase.

O uso de ponto e vírgula ao final de cada instrução é extremamente importante na linguagem C.

Erro comum: se você se esquecer do ponto e vírgula ao final dará erro de compilação.

Para “printar” um int na tela faça o seguinte:

#include int main () { int numero = 10 ; printf ( "%d" , numero ); } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Veja como utilizamos o símbolo %d no printf para indicar que estamos printando um inteiro, fechamos as aspas duplas para representar o fim da frase, usamos uma vírgula e colocamos o nome da variável (iremos entender mais de variáveis depois). Cada tipo de dado, para ser printado ou lido, tem um indicador diferente. Veja:

int : use %d

: use float : use %f

: use double : use %lf

: use char : use %c

Erro comum: verifique se você usou o % ou se esqueceu de colocá-lo.

Se estiver printando um número de ponto flutuante e quiser definir o número de casas decimais, pode usar %.2f , por exemplo, para limitar para duas casas decimais.

Lendo dados fornecidos pelo usuário

Para ler dados do usuário que está interagindo com o seu programa, faça o seguinte:

#include int main () { int idade ; printf ( "Digite sua idade: " ); scanf ( "%d" , & idade ); printf ( "Você tem %d anos" , idade ); } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Inicializamos uma variável e a deixamos pronta para receber um dado do tipo inteiro, perguntamos a idade com o printf , utilizamos a função scanf para “escanear” o que o usuário digitar, que deve ser um %d , e guardamos na variável idade utilizando o & (“e” comercial ou ampersand).

Erro comum: se você se esquecer de colocar o & o dado não será lido e dará erro.

Obs: para guardar uma string (uma sequência de caracteres, como “Olá”) você pode utilizar um vetor de char com o número de elementos que precisa, como, por exemplo char ola[3] .

Sequências de escape

Em algum momento você verá que um print final está “colado” ao terminal, ou então precisará dar um espaço na margem, ou então tentará imprimir aspas duplas dentro de aspas duplas. Para resolver essas situações utilizamos o caracter de escape (backslash): .

Algumas situações comuns e como representá-las:

Para pular uma linha use

Para adicionar uma tabulação (tab) use t

Para mostra um backslash no print use \

Para usar aspas duplas dentro de aspas duplas use "

Escreva, compile e rode o código abaixo para ver o resultado:

#include int main () { int idade ; printf ( " t Olá! Bem-vindo.

" ); printf ( "Digite sua idade:

" ); scanf ( "%d" , & idade ); printf ( "Você tem " %d anos " de idade

" , idade ); } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Faça um teste: remova todos os t ,

e ” , salve o código, compile e rode novamente para ver a diferença.

Erro comum: verifique se você está usando a barra invertida mesmo ou se por engano usou a barra comum ( / ).

Variáveis e constantes

Como já falamos aqui, utilizamos variáveis para guardar um dado no nosso programa. Como o nome já diz, esses dados podem mudar. Para guardar um dado que não deve mudar no seu código utilize constantes.

Variáveis e constantes são guardadas na memória do nosso computador, podendo ser declaradas de imediato (atribuindo um dado) ou apenas inicializadas (sem valor pronto, aguardando serem utilizadas).

Exemplos de variáveis:

#include int main () { int idade ; float area_do_quadrado ; char sexo = 'M' ; double numero_double = 1222223 . 999999 ; } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Para declarar constantes, coloque-as logo após a declaração de bibliotecas e utilize a diretiva #define :

#include #define SEXO = 'M' #define PI = 3.14159265359 int main () { int idade ; float area_do_quadrado ; } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Erro comum: não coloque ponto e vírgula ao final da declaração das constantes e não coloque a diretiva dentro da função main .

Obs: utilize nomes descritivos para as variáveis e constantes. Não é pecado usar um i numa estrutura for , por exemplo, mas sempre que possível tente dar nomes autoexplicativos. O código fica mais fácil de ler, para os outros e também para você mesmo.

Aritmética, operador de auto-incremento e auto-decremento

Lidar com aritmética em C é bastante simples. Veja como representar as expressões: matemáticas:

#include int main () { int resultado ; // soma resultado = 10 + 5 ; printf ( "%d

" , resultado ); // subtração resultado = 10 - 5 ; printf ( "%d

" , resultado ); // multiplicação resultado = 10 * 5 ; printf ( "%d

" , resultado ); // divisão resultado = 10 / 5 ; printf ( "%d

" , resultado ); // resto da divisão resultado = 10 % 5 ; printf ( "%d

" , resultado ); } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O operador % numa expressão aritmética é o módulo da divisão, ou seja, é o resto da divisão.

Erro comum: assim como na matemática, na linguagem C temos precedência de operadores, então utilize parênteses para indicar que alguma expressão deve ser calculada antes.

Quando quiser incrementar ou decrementar uma variável de forma automática, faça o seguinte:

i++ : significa i = i + 1

: significa i-- : significa i = i - 1

Essas estruturas são muito úteis principalmente em estruturas de repetição. Repare que, como i é uma variável, ela pode ter seu valor atualizado.

Estruturas de decisão

Quando precisamos tomar uma decisão no nosso código utilizamos estruturas de decisão. Alguns exemplos do que isso significa:

Se x for igual a 10, incremente: aqui a estrutura que usamos é o if (se)

(se) Se x for igual a 10, incremente. Senão, decremente: aqui usamos if else (se… senão)

(se… senão) Escolha x caso 1, senão caso 2, senão caso 3: para essa ideia, usamos (escolha-caso)

Essas situações acima podem ser representadas assim:

#include int main () { int numero = 10 ; if ( numero == 10 ) { print ( "O número é igual a 10" ); } else { print ( "O número não é igual a 10" ); } } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O programa acima vai printar “O número é igual a 10”, pois a variável numero é igual a 10. Leia da seguinte forma: “se a variável numero for igual a 10, print que o número é igual a 10, senão, print que não é igual a 10”.

Observe que você pode utilizar somente if sem else , exemplo: “se isso, faça aquilo”. Mas não pode utilizar o else sem um if antes, até porque não faz sentido. Podemos aninhar quantos ifs e elses forem necessários para nossa lógica.

Temos também o else if , onde podemos adicionar mais uma opção para o caso de não cair no 1º if . Observe:

#include int main () { int numero = 12 ; if ( numero == 10 ) { numero ++ ; } else if ( numero == 12 ) { printf ( "Igual a 12.

" ); } else { printf ( "Não é igual a nenhuma das opções!

" ); } } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Como aqui o numero é igual a 12, irá cair no else if e irá printar “Igual a 12” na tela.

Por fim, temos a estrutura de decisão , onde pré-determinamos todas as opções que podem ocorrer:

#include int main () { int numero ; printf ( "Digite um numero de 1 a 3: " ); scanf ( "%d" , & numero ); switch ( numero ) { case 1 : printf ( "Digitou 1

" ); break ; case 2 : printf ( "Digitou 2

" ); break ; case 3 : printf ( "Digitou 3

" ); break ; default : printf ( "Número inválido!

" ); } } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Cairemos no default quando o número digitado não for 1, 2 ou 3.

Obs: preste atenção na indentação do seu código. Indentar é dar aquele espacinho entre a margem esquerda e o começo do código, de modo a deixar a estrutura mais legível. Para o C é muito comum usar 4 espaços (spaces), e basta dar um “Tab” para ajustar. Sempre que você estiver aninhando uma estrutura dentro de outra, por exemplo, é interessante utilizar um recuo.

Operadores lógicos e operadores relacionais

Para relacionar expressões usamos os seguinte operadores:

Maior que: >

Maior que ou igual a: >=

Menor que: <

Menor que ou igual a: <=

Igual: ==

Diferente !=

Pense como na matemática: você estará relacionando duas ou mais expressões.

Veja o exemplo:

#include int main () { int idade = 17 ; if ( idade > 18 ) { printf ( "Você é maior de idade.

" ); } else { printf ( "Você não é maior de idade.

" ); } } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Como 17 não é maior que 18, o else entra em ação e printa a mensagem adequada.

Já para fazer expressões lógicas (verdadeiro ou falso) em C temos alguns operadores:

E (and): use &&

OU (or): use ||

NÃO (not): use !

Exemplo:

#include int main () { int idade ; printf ( "Digite sua idade:

" ); scanf ( "%d" , & idade ); if ( idade < 18 && idade >= 16 ) { printf ( "Voto facultativo.

" ); } } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Repare que na expressão idade < 18 && idade >= 16 estamos relacionando para ver se a idade é menor que 18 E se também é maior ou igual a 16.

Para entender melhor as expressões lógicas, veja a tabela-verdade abaixo:

O && só retorna verdadeiro se ambas expressões forem verdadeiras, o || só precisa que uma seja verdadeira para retornar verdadeiro e o ! inverte a expressão (se for falsa, vira verdadeiro, se for verdadeiro, vira falso). Você pode ler um pouco mais sobre tabelas-verdade aqui.

Erro comum: para evitar confusão em quais expressões lógicas serão verificadas primeiro, adicione parênteses, por exemplo, (idade < 18 && idade >= 16) || (idade > 70) .

Estruturas de repetição

Quando precisamos repetir alguma lógica utilizamos as seguintes estruturas:

Enquanto houver a condição x, faça isso: aqui utilizamos um while

houver a condição x, faça isso: aqui utilizamos um Repita x até que y: é o caso do for

x que y: é o caso do Faça x, enquanto houver a condição y: utilizamos o

#include int main () { int numero ; while ( numero > 0 ) { printf ( "Digite um número: " ); scanf ( "%d" , & numero ); } } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O programa acima pede para você digitar um número, e enquanto esse número for positivo, ele continuará te perguntando e lendo os números que você digitar. Ou seja, só vai sair da estrutura while quando você digitar um número negativo.

#include int main () { int soma = 0 ; int contador ; for ( contador = 1 ; contador <= 5 ; contador ++ ) { soma = soma + contador ; } printf ( "Soma: %d

" , soma ); } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Nesse programa nós declaramos que a soma inicial é 0 e inicializamos a variável contador . No for , começamos com o contador em 1, e enquanto o contador for menor que ou igual a 5 ele irá atualizar o valor da soma, somando o que já tinha com o valor atual do contador. No final das contas teremos “Soma: 15” printado na tela, que é a soma de 1 + 2 + 3 + 4 + 5.

Repare que:

contador = 1 só é utilizado no começo verificamos se contador <= 5 , ou seja, se o valor atual do contador ainda satisfaz essa condição realizamos a ação de dentro do bloco do for , ou seja, dentro dos {} incrementamos 1 ao valor atual do contador verificamos se contador <= 5 realizamos a operação do bloco incrementamos 1…

E por aí vai, até que o contador não satisfaça mais a condição.

Agora vamos ao exemplo de :

#include int main () { int numero = 1 ; do { printf ( "Numero: %d

" , numero ); numero ++ ; } while ( numero <= 3 ); } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

No exemplo acima iremos printar o numero atual, incrementar 1 a variável numero e continuar fazendo isso enquanto ela seja menor ou igual a 3. A diferença do para o while é que no nós iremos entrar no bloco independente se a condição no while do final é verdadeira ou falsa. No while se a condição não for satisfeita inicialmente nem vamos entrar no bloco.

Erro comum: analise bem se você está utilizando a estrutura correta para resolver o problema.

Vetores

Usamos vetores para armazenar uma quantidade certa de dados do mesmo tipo. Declaramos assim:

#include int main () { int tabuada [ 10 ] = { 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 , 9 , 10 }; char sexo [ 2 ]; char iniciais = { "F" , "G" , "V" }; } Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

No código acima nós declaramos um vetor do tipo inteiro chamado tabuada , sendo que o [10] expressa a quantidade de elementos que temos no vetor, que são os números de 1 a 10. Se o vetor tivesse 5 elementos teríamos [5] .

Para identificar cada elemento do vetor usamos o seu índice, que começa a ser contado no 0. Exemplo: cada elemento {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10} do exemplo acima poderá ser acessado com tabuada[0] que corresponde ao 1, tabuada[1] que corresponde ao 2, tabuada[2] que corresponde ao 3 e por aí vai.

Erro comum: lembre-se de verificar se você está olhando o número correto a partir do seu índice, ou se está contando erroneamente a partir do 1 ao invés de 0.

Por hora é isso. Acompanhe as aulas ou tutoriais que esteja fazendo e acompanhe com esse artigo para se lembrar da sintaxe. Para aprofundar seu conhecimento na linguagem C recomendo fortemente o livro Linguagem C: Completa e descomplicada, do professor André Backes.

Fontes:

Photo by CDC on Unsplash

C data types

Truth table Wikipedia

Esse texto não tem intenção de esgotar o tema. Acrescente nos comentários, e também aponte erros quando os identificar.

Linguagem de programação: o que é e qual linguaguem aprender

As linguagens de programação foram criadas para solucionar qualquer tipo de problema na área tecnológica computacional.

Acompanhando todas as tendências da tecnologia, elas estão sempre em constante evolução, buscando oferecer as mais modernas ferramentas para as mais complexas tarefas.

Cada linguagem possui suas particularidades e, no conteúdo de hoje, conheceremos algumas delas e suas principais aplicações.

Vamos lá?

O que é linguagem de programação?

É por onde o hardware (máquina) e o programador se comunicam.

É uma linguagem formal que funciona por meio de uma série de instruções, símbolos, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas.

A linguagem de programação permite que um programador crie programas a partir de um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos.

Esse conjunto faz o controle do comportamento físico e lógico de uma máquina. Existem diversas linguagens, pois também existem diversas formas de transmitir um mesmo comando para alcançar um mesmo objetivo.

Por meio da linguagem de programação, é possível definir uma série de especificidades.

Entre elas, quais ações o software deve executar, de acordo com cada circunstância variável, quais dados ele deve operar e como esses dados devem ser transmitidos e armazenados.

Quais são os tipos de linguagem de programação?

Conheça, na lista abaixo, os principais tipos de linguagens de programação:

Paradigma de programação

Um paradigma de programação é uma metodologia que proporciona ao programador visualizar a estrutura e execução do programa.

Paradigma Procedural ou Imperativo

Conceito de programação que envolve as linguagens mais ensinadas, como C, C+, Java e Pascal. Define softwares como uma sequência de comandos para serem executados.

Paradigma Orientado a Objetos

A OOP é o paradigma de programação mais popular. É baseado no uso de componentes individuais, os objetos, que fazem parte da composição do software. Reúne linguagens como PHP, Java, Ruby, C# e Python.

Alto Nível

As linguagens de programação também são classificadas em níveis, alto ou baixo.

De modo geral, as linguagens de Alto Nível são aquelas que mais se aproximam à linguagem humana e, por isso, são as que mais facilitam a vida do programador.

Elas chegam à máquina por meio do tradutor ou do compilador.

Tradutor

Como o nome indica, o tradutor interpreta os programas escritos em uma linguagem de programação, traduzindo para a linguagem de máquina do computador. A execução ocorre à medida que são traduzidos.

Compilador

O compilador é um sistema que tem como objetivo traduzir um sistema em linguagem de alto nível para outro de linguagem simbólica.

Ele deve conseguir desempenhar as etapas de análise (analisar o código fonte) e síntese (sintetizar a linguagem).

Baixo nível

A linguagem de baixo nível é mais próxima da linguagem de máquina. Essas linguagens têm o objetivo de se comunicar com o computador mais rapidamente, de uma forma mais otimizada.

Linguagem de máquina

É o primórdio das linguagens. É uma sequência de bits, ou dígitos, que é quase impossível de ser entendida pelo ser humano.

A linguagem de máquina é formada por códigos binários (0 e 1). É também chamada de linguagem de primeira geração.

Linguagem Assembly

A linguagem Assembly é mais próxima da usada por seres humanos, e, portanto, mais compreensível pelos programadores.

É importante entender essa linguagem, pois cada família de processadores possui sua própria linguagem assembly.

Para que serve a linguagem de programação?

A função das linguagens de programação é conectar a comunicação entre humanos e computadores.

Elas são conjuntos de instruções padronizadas, que servem para o computador entender os comandos.

Quais são as principais linguagens de programação?

Com essa diversidade de linguagens de programação, destacamos abaixo as principais, conheça a importância de cada uma:

Java

Java é uma linguagem muito conhecida, desenvolvida na década de 1990. É orientada a objetos.

Essa linguagem permite desenvolver softwares que podem ser executados e distribuídos em diferentes plataformas (MAC, Linux, Windows etc.), sem que haja a necessidade de modificá-los ou de focar na arquitetura da máquina.

JavaScript

JavaScript pode ser confundida com Java, mas lembre-se: essas são linguagens totalmente diferentes uma da outra.

JavaScript é uma linguagem de programação criada para navegadores, e é a programação Web mais popular do mercado.

Python

Python é uma linguagem de programação utilizada para fins diversos. Classificada como uma linguagem de altíssimo nível, suporta diferentes paradigmas de programação e conta com grandes recursos.

O destaque fica por conta da legibilidade do código e da sintaxe moderna. É uma das principais linguagens de programação.

Linguagem C

Criada em 1972, a linguagem C é derivada das suas antecessoras ALGOL 68 e BCPL. Foi criada por conta da necessidade de escrever programas de forma mais fácil que a linguagem Assembly.

A Linguagem C simplifica o processo de desenvolvimento por ser estruturada e pela sua portabilidade Com recursos de baixo nível, permite a incorporação de códigos Assembly.

Linguagem C++

A linguagem C++ é baseada em C, e foi criada na década de 80. Ela tornou-se uma linguagem muito potente, com capacidade de resolução de problemas altamente complexos.

Ainda muito utilizada nos dias de hoje, é aplicada nas mais variadas frentes, como editores de imagem ou de texto e jogos. É multiparadigma, tem boa performance e portabilidade.

Linguagem C#

A linguagem C# (“c sharp”) foi desenvolvida pela Microsoft e lançada em 2002. Um dos recursos da plataforma .NET, esta linguagem foi criada com o objetivo de aprimorar a comunicação entre diferentes tecnologias utilizadas pela empresa.

É uma linguagem orientada a objetos. A sintaxe foi baseada em C++, Java e Object Pascal.

PHP

PHP é uma linguagem de programação de livre distribuição, que oferece boa performance, portabilidade, e suporte tanto à programação estruturada, quanto à orientação a objetos.

É uma linguagem de código aberto, liberado para que a comunidade de programadores tenha condições de trabalhar na sua evolução e consultar problemas já resolvidos.

É utilizada em todo o mundo para criação de sistemas web dinâmicos.

SQL

A Linguagem de Consulta Estruturada - SQL ou Structured Query Language - é um dos recursos mais conhecidos do mundo.

É a linguagem padrão para trabalhar com bancos de dados. Suas principais características tiveram como inspiração a álgebra relacional.

Alguns dos principais sistemas que utilizam SQL são: Oracle, PostgreSQL, Firebird, MySQL, entre outros.

Ruby

A linguagem Ruby foi criada em 1995. É uma linguagem de programação orientada a objetos e de sintaxe simples.

A proposta do seu criador era criar uma linguagem legível, fácil e agradável. Tem código aberto, que é mantido por uma ativa comunidade de desenvolvedores de todo o mundo.

Assembly

Assembly é uma linguagem de programação de baixo nível, criada por volta dos anos 50, quando os computadores ainda funcionavam com válvulas.

É conhecida como linguagem de montagem ou código de máquina, e permite trabalhar diretamente com as instruções do processador.

Perl

Perl é uma linguagem de programação de alto nível. É uma multiplataforma, com código aberto, e de fácil aprendizado. Utilizada para jogos, aplicações web, processamento de textos, programação de redes e assim em diante.

Esta linguagem conta com recursos que facilitam a manipulação de textos, o que se torna ideal para o desenvolvimento rápido de scripts e para realização de diversas tarefas.

Google Go

A Google Go foi lançada em 2009, como solução para atender a diversas necessidades do próprio Google.

De alta performance, é multiplataforma e objetiva ótimos desempenhos tanto da compilação quanto de processamento da aplicação. Tem suporte para Linux, Windows, MacOS e outros.

Swift

Swift é uma linguagem de programação criada pela Apple e voltada ao desenvolvimento de aplicativos para as plataformas da marca, como Mac OS, iOS, Apple Watch e Apple TV.

Essa linguagem tem código aberto e busca proporcionar liberdade para os programadores. Possui sintaxe simples e possibilidade de incorporar códigos em Objective-C.

Visual Basic

Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela Microsoft, como parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio.

Foi um dos primeiros sistemas que trouxeram a praticidade de escrever programas para o sistema operacional Windows.

Linguagem R

R é uma linguagem de programação destinada à computação estatística, baseada na linguagem S. De código aberto, é uma linguagem constantemente aprimorada.

É bastante utilizada por cientistas, estatísticos e cientistas de dados. É multiplataforma, com suporte para sistemas operacionais Linux, Windows e Mac.

Objective-C

Linguagem de programação orientada a objetos que pertence à Apple, a Objective-C é utilizada para o desenvolvimento de aplicações para a plataforma iOS, que engloba iPhone, iPad e iPod Touch.

Qual a linguagem de programação mais popular?

E então, dentro dessa extensa lista que você acaba de conhecer, qual é a linguagem de programação mais popular?

Primeiro, é preciso ter em mente que cada uma dessas linguagens tem aplicação específica para determinados objetivos. Ou seja, até as linguagens que são, à primeira vista, menos populares, são primordiais para determinados interesses.

No entanto, uma pesquisa publicada pela SlashData em 2020 mostrou que as linguagens JavaScript e Python lideram as preferências entre programadores.

Como aprender a programar

A essa altura, com tantas informações, você deve estar se perguntando: afinal, como aprender a programar? Quais são os primeiros passos?

Antes de mais nada, é preciso saber quais linguagens estão mais alinhadas ao que você pretende trilhar no seu caminho profissional. Com essa informação na cabeça, é hora de seguir os próximos passos:

Faça um curso aprofundado e completo;

Crie um projeto e pratique diariamente;

Fique sempre de olho nas novidades do mercado;

Acredite no seu potencial;

Estude junto com outras pessoas que estão aprendendo;

Busque dicas com quem já atua no mercado.

Sites para encontrar trabalhos remotos

Se você quer entender mais sobre como está o mercado, quais vagas estão mais aquecidas, qual é a remuneração de quem trabalha com as mais diversas linguagens de programação, segue a dica de sites com vagas remotas de programação:

vagas na área de marketing e tecnologia.

Freela.io: oportunidades freelancer para desenvolvedores de software.

Jobs GitHub: vagas para a área de desenvolvimento e tecnologia.

Gun.io: plataforma para desenvolvedores de software.

Gamedev.jobs: oportunidades para quem trabalha com desenvolvimento de games.

vagas remotas em desenvolvimento e programação.

um dos maiores sites de vagas remotas do Brasil.

Landing Jobs: vagas na área de tecnologia.

Arc.dev: ajuda desenvolvedores a encontrar trabalho remoto.

Conclusão

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O currículo do nosso curso de programação full stack abrange tecnologias front end nos 6 primeiros meses de curso e back end nos 6 meses finais. Os 12 meses são divididos em 4 módulos e seu dia a dia será de segunda a sexta-feira, desenvolvendo hard e soft skills.

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Qual é a Melhor Linguagem de Programação para Aprender em 2022?

Então você quer ser um desenvolvedor? Agora é um ótimo momento para aprender programação. Os salários são altos, a demanda de trabalho está crescendo e uma nova e excitante linguagem de codificação encabeça os rankings de popularidade a cada ano.

Veja como a Kinsta se compara com a concorrência. Selecione seu provedor WP Engine SiteGround GoDaddy Bluehost Flywheel HostGator Cloudways AWS Digital Ocean DreamHost Outro Comparador

Mas qual é a melhor linguagem de programação a ser aprendida? Se você é novo nisso, há muitas escolhas a escolher, o que dificulta saber por onde começar.

As linguagens de programação estão em contínua evolução – enquanto uma morre, ela é substituída pela nova coisa grande. Se você cronometrar bem, você pode ganhar muito dinheiro. Ou você pode ir com as linguagens experimentadas e testadas que resistiram ao teste do tempo.

Tudo isso é suficiente para fazer sua cabeça girar. Qual linguagem de programação é a melhor para aprender? Qual dá os salários mais altos? São mais fáceis de começar a aprender? Esta lista lhe guiará por tudo o que você precisa saber sobre a escolha da melhor linguagem de programação a ser aprendida.

Vamos explorar!

Quais são os diferentes tipos de linguagens de programação?

Cada linguagem de programação é diferente. Enquanto cada linguagem de programação tem sua sintaxe única, como é escrita, executada e compilada pode mudar tudo.

Muitos desenvolvedores preferem trabalhar com certos tipos de linguagens. Também é muito mais fácil migrar entre linguagens semelhantes, portanto, a primeira linguagem de programação que você aprende é importante.

Quais são então os diferentes tipos de linguagens de programação? Há uma diferença entre as linguagens de script e de programação? Vamos dar uma olhada.

As linguagens de programação podem ser praticamente tudo, mas muitas vezes são melhores para o desenvolvimento de software, pois podem ser usadas em várias plataformas e tendem a ser compiladas em vez de interpretadas. A maioria das linguagens de programação é destinada ao desenvolvimento de software, para desenvolver programas que você baixa e executa em seu dispositivo.

podem ser praticamente tudo, mas muitas vezes são melhores para o desenvolvimento de software, pois podem ser usadas em várias plataformas e tendem a ser compiladas em vez de interpretadas. A maioria das linguagens de programação é destinada ao desenvolvimento de software, para desenvolver programas que você baixa e executa em seu dispositivo. As linguagens de script são o oposto. Eles são freqüentemente interpretados, o que significa que seu código corre na hora, em vez de passar por um processo de compilação dentro de um programa. As linguagens de desenvolvimento web são frequentemente linguagens de scripting.

Eles são freqüentemente interpretados, o que significa que seu código corre na hora, em vez de passar por um processo de compilação dentro de um programa. As linguagens de desenvolvimento web são frequentemente linguagens de scripting. As linguagens de marcação não são precisamente linguagens de programação, mas são usadas para o desenvolvimento web. Estas são tags legíveis por humanos usadas para formatar um documento.

não são precisamente linguagens de programação, mas são usadas para o desenvolvimento web. Estas são tags legíveis por humanos usadas para formatar um documento. As linguagens de desenvolvimento web são especializadas para a criação de websites, seja no frontend ou backend.

são especializadas para a criação de websites, seja no frontend ou backend. As linguagens d o frontend (ou do lado do cliente) mudam um website no navegador do usuário. Por exemplo, clicar em algo no site e produzir uma animação resultaria da programação do frontend como CSS, HTML5, e JavaScript. Geralmente é uma combinação de todas as linguagens acima.

mudam um website no navegador do usuário. Por exemplo, clicar em algo no site e produzir uma animação resultaria da programação do frontend como CSS, HTML5, e JavaScript. Geralmente é uma combinação de todas as linguagens acima. As linguagens backend (ou do lado do servidor) mudam um site do servidor ou da camada de aplicativo. Por exemplo, enviar dados de formulário, ou mudar algo no banco de dados, é programação backend.

Você também deve observar que muitas pessoas apenas usam “linguagens de programação” para se referir a todas as linguagens de codificação como um todo. Uma linguagem de scripting é uma linguagem de programação especializada, mas nem todas as linguagens de programação são linguagens de scripting.

Nem todas as linguagens abaixo são linguagens de programação no sentido mais estrito, mas são todas usadas para codificação.

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