Você já deve ter ouvido falar em software jurídico e como eles podem ser uma ótima ferramenta para automatizar algumas funções no seu escritório, além de otimizar o seu tempo e dinheiro.
E hoje em dia, temos diversas plataformas que oferecem serviços inovadores e muitos deles com preços acessíveis, dando ainda mais possibilidades de crescimento ao seu escritório.
Desse modo, vamos te explicar o que é um software jurídico, falar sobre a importância da implementação de um para o seu escritório e ainda trazer algumas plataformas para você se familiarizar.
O que é um Software Jurídico?
Primeiramente, um software jurídico é uma ferramenta que tem como objetivo otimizar e organizar algumas atividades do cotidiano de um escritório de advocacia. A ideia é que ele automatize algumas tarefas como a organização de papelada e contratos, por exemplo.
Independentemente se você é um autônomo ou se possui um grande escritório jurídico, esses sistemas podem ser um grande facilitador na hora de separar os documentos dos clientes ou até mesmo fazer uma consulta rápida sobre algum dado.
Na prática, um software jurídico vai te oferecer algumas vantagens para trabalhar de maneira mais otimizada a gestão do seu escritório de advocacia em vários aspectos, tal como:
Acompanhamento de processos judiciais;
Acompanhamento de processos administrativos;
Controle de honorários;
Consulta de processos e documentos;
Gerenciamento de agenda do advogado;
Gestão de contratos;
Gestão de assinaturas;
Acompanhamento de relatórios;
Dentre outras funções.
Após apontar algumas funções, ficou claro como um software jurídico pode ser importante na vida corrida de um advogado. Com o objetivo de otimizar algumas tarefas, deixando mais tempo livre para buscar por oportunidades de contratos ou para participar de audiências, por exemplo.
Como Saber se preciso de um Software Jurídico?
Em muitos casos os advogados não conseguem perceber que estão com o tempo muito curto, por se acostumarem com a rotina corrida e por isso, não param para pensar se existe alguma maneira de diminuir a burocracia de determinados processos.
Dessa forma, levantamos alguns pontos que podem servir como um sinal da necessidade da implementação de um software jurídico em seu escritório de advocacia. Dentre eles, podemos citar:
Falta de controle das tarefas da equipe;
Falta de controle do andamento dos processos;
Perda de documentos;
Falta de controle da agenda de reuniões;
Perda de tempo ao buscar por informações;
Problemas para arquivar processos.
Todos esses são problemas que muitas vezes se fazem comuns em escritórios de advocacia e todos podem ser sanados com apenas uma ferramenta, o software jurídico.
Abaixo, vamos citar 5 das plataformas mais reconhecidas do mercado por oferecer esses mecanismos e ainda falar um pouco sobre como funciona cada uma delas. Desse modo será possível identificar oportunidades para aplicar no seu empreendimento jurídico.
Dica 1: Astrea (Aurum)
O Astrea é um software jurídico da Aurum que tem como objetivo principal ajudar os advogados na gestão dos processos de início ao fim. Seja para um escritório de advocacia ou para um advogado autônomo.
Sendo assim, o serviço oferece ferramentas, como por exemplo:
Automação de publicações : O sistema te envia artigos selecionados e direcionados. Você recebe de maneira segmentada as publicações direto do Diário Oficial e ainda pode programar os envios.
Controle de prazo processuais: De forma organizada e integrada, o objetivo dessa ferramenta é controlar os seus prazos como um todo. Basta delegar as atividades previamente e seguir sua rotina enquanto é avisado sobre as demandas.
Atendimento otimizado: Apenas com as informações básicas você consegue cadastrar os clientes e anexar arquivos e documentos referentes. Além disso, o cliente tem acesso a todas as informações quando precisar.
Dica 2: Saj Adv
O Saj Adv tem como foco a gestão integrada dos escritórios de advocacia, para que seja mais prático fazer a administração do empreendimento.
Ele possui algumas vantagens bem relevantes como aumento de: até 30% na lucratividade, 70% na garantia dos prazos e mais de 70% na satisfação dos clientes.
Algumas das ferramentas oferecidas pelo mecanismo são:
Inteligência artificial;
Preenchimento automático de documentos;
Captura de processos pelo número da OAB;
Segurança dos dados;
Controle de acessos dos perfis ou grupos;
Área do cliente.
Com o Saj Adv, é possível manter sempre organizados seus processos, intimações, documentos, tarefas e prazos, com o objetivo de gerir e administrar seu escritório com maior praticidade.
Ele oferece maior agilidade nos procedimentos internos da empresa como pagamentos, recebimentos e permissões de acesso. Tudo isso através de um sistema moderno, com integração dos sistemas e inteligência artificial.
Dica 3: ProJuris
ProJuris é mais uma plataforma de software jurídico que tem seus esforços voltados para escritórios jurídicos e tem como seu maior objetivo fazer com que esses empreendimentos cresçam.
Com um sistema tecnológico super avançado, eles trabalham para que seja possível automatizar todos os seus processos no meio digital e fazer com que você tenha acesso a tudo de onde estiver, da maneira mais objetiva possível.
Dentre ferramentas de gestão e administração de processos ou agenda de reuniões, o ProJuris possui alguns diferenciais que podem ser muito úteis na rotina do seu dia-a-dia, como por exemplo:
Controle de produção: Com o Módulo de Tarefas é possível identificar quais profissionais estão mais atarefados, quais são suas demandas e ainda mensurar quais deles estão entregando com mais qualidade;
Atendimento de humanos para humanos: Apesar de automatizar a maioria das tarefas, eles entendem a necessidade de ter uma pessoa para tratar dos problemas de outros, por isso os atendimentos são feitos por humanos.
Seu escritório na palma da mão: Com o aplicativo do ProJuris, é possível levar o seu escritório para onde for. Facilitando o acesso a agenda, compromissos, documentos e até dados dos clientes.
Dica 4: EasyJur
O EasyJur tem como missão oferecer uma realidade onde os advogados possam focar suas energias no trabalho mental e intelectual no exercício do direito, deixando de lado a parte burocrática da profissão.
Com objetivo de aumentar a conexão entre advogado e cliente, eles utilizam tecnologias baseadas na metodologia ágil, que também é utilizada em grandes empresas como Google e Facebook.
Desse modo, eles se consideram mais que um software jurídico, por conseguir utilizar a inteligência jurídica para melhorar as performances e reduzir custos mensais dos escritórios de advocacia.
Podemos citar alguns diferenciais da plataforma, como por exemplo:
Controle de comissões;
Emissão de boletos;
Emissão de notas fiscais;
Controle de reembolsos;
Digital Wallet com Pix;
Assinatura eletrônica de documentos.
Dica 5: Jusbrasil
A Jusbrasil é uma empresa que tem como objetivo unir clientes, advogados e órgãos jurídicos em um só local. Desse modo, ela se torna um facilitador, trazendo soluções com técnicas inovadoras.
Assim, ela trabalha com um espaço voltado para o cidadão, onde ele pode encontrar informações completas sobre seus direitos e deveres. Seja através de artigos, notícias ou de seus portais, tal como jurisprudência ou diário oficial.
Além disso, uma ferramenta de grande destaque da plataforma é o Diretório de Advogados Jusbrasil. Através dela, é possível buscar por profissionais adequados para cada necessidade, seja na área do direito civil, trabalhista e demais áreas.
Assim a plataforma se mostra um software diferente dos demais, onde você consegue captar novos clientes por meio de uma plataforma a nível nacional, onde a demanda é constante, por oferecer benefícios para os advogados e também para possíveis clientes.
Conclusão
Finalmente, foi possível ter uma visão geral sobre os softwares jurídicos e identificar diversas vantagens em cada um deles. E com a evolução constante do meio digital, é difícil negar que se atentar às novas possibilidades é o melhor caminho para o crescimento.
Seja para encontrar novos clientes, consolidar o seu escritório no mercado ou mesmo para gerir de maneira otimizada o seu escritório. De todo modo, uma dessas plataformas pode ser essencial para o bom andamento dos negócios.
Esteja sempre atento às novidades do mercado e aberto para novas experiências, a vasta concorrência exige que você mostre um diferencial para conseguir se destacar no mercado jurídico.
Leave a comment